Direto de Sobradinho

Centro de informática é instalado na colônia de Sobradinho

Já está em funcionamento na sede da Colônia de Pescadores de Sobradinho -BA, o tão sonhado Centro de Informática composto por 11 computadores conectados a internet. Essa conquista é fruto de um esforço e de uma persistência que já durava um bom tempo e que nasceu dos ideais do saudoso Valdício Rodrigues os quais foram mantidos pelo seu sucessor Adolfo Pinheiro (Adolfinho), dois grandes ex- presidentes que deixam importantes marcas na história da Colônia.

O Centro tem a princípio, a função de qualificar na área de informática, jovens e adolescentes filhos de pescadores e pescadoras que terão acesso gratuito aos ensinamentos básicos de informática, internet, aplicativos e linguagens digitais indispensáveis atualmente no mundo globalizado onde todas as áreas do conhecimento funcionam por meio dos sistemas digitais.

O Centro de Informática que deve ter o nome de Vereador Valdício Rodrigues poderá servir também como uma central de informações e consulta para os sócios que ainda não tem acesso à internet e que às vezes pode resolver alguma pendência utilizando a rede mundial de computadores, é mais um serviço que a Colônia pode estar prestando para o beneficio dos seus sócios e sócias que fazem o engrandecimento da entidade.


por Raimundo Fábio


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

O  prefeito  de  Sobradinho-BA  Genilson  Silva  esteve   reunido   na   manhã   desta  terça- feira,  (13)   com  a  finadade   de   negociar   junto   aos   professores    prestadores    os  salários  atrasados.  Os  professores    paralizaram   as   suas   atividades   por  falta  de  pagamento. Mas  segundo   informações   da    assessoria    do   prefeito   está   semana    os  profissionais  da   educação   receberão   os   seus   vencimentos   e  a  situação   será  contornada.   

Blogdochicoferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Justiça determina reintegração e posse a chesf, de terreno doado irregularmente pelo prefeito Genilson Silva

Face ao turbilhão de denúncia contra a administração Genilson Silva (PT), estampadas na imprensa, neste momento policia e o oficial de justiça Sandro Nery, estão fazendo cumprir mandado de reintegração e posse a Chesf, Companhia Hidreletrica do São Francisco, de terreno ocupado de forma irregular na ultima sexta feira na terra da Barragem.

A prefeitura municipal de Sobradinho, está sendo acusada, de estar doando irregularmente terrenoss em uma área próxima ao Contorno da Integração, e em outras áreas desocupados da cidade, gerando uma crise social e incentivando a ocupação ilegal e de forma irresponsável.

Na ocasião foi prestado um B.O (Boletim de Ocorrência), contra a Prefeitura, pelo Gerente Regional de Operação de Sobradinho, EDSON GONÇALVES DA SILVA, no mesmo a prefeitura e acusada de “invasão” segundo ele se tratam de terrenos irregulares, e sem nenhuma documentação legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Entre os dias 06 a 09 de novembro o Mutirão da Cidadania estará no município de Sobradinho (BA) com o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR (lembrando que toda documentação é gratuita) é necessária a mobilização de trabalhadoras para que possamos emitir o maior numero de documentos possíveis. A região do Salitre e Maniçoba, no município de Juazeiro, também estarão recebendo o mutirão.

O programa é específico para mulheres trabalhadoras rurais (com 30% para homens) e para isso, iremos atuar nas comunidades de Maniçoba e Salitre, já que a sede do município ja possuir um SAC fixo. As documentações que serão emitidas são: RG, Carteira de Trabalho e CPF, para tanto é necessário os seguintes documentos:
RG: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), foto 3/4 (estamos com um fotógrafo na equipe, sendo que o mesmo cobra 2,00 por foto).
CPF: qualquer idade – certidão de nascimento ou casamento, 
Carteira de Trabalho: CPF (original e cópia), RG (original e cópia) e foto 3/4

LOCALIDADES E DATAS DOS MUTIRÕES:

Em SOBRADINHO, o mutirão vai acontecer na Escola Municipal Maria Nilza (ao lado da Secretaria de Ação Social) entre os dias 06 e 09 de novembro. O convite, portanto, se estende para as trabalhadoras do Assentamento Vale da Conquista e todas as comunidades rurais do município de Sobradinho.
Nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), o vai acontecer em MANIÇOBA a ação acontece nos dias 08 a 09 (Quinta e Sexta-feira). Em Maniçoba o mutirão vai estar no Distrito de Irrigação de Maniçoba, o DIM. Assim, tanto Maniçoba como as comunidades circuvizinhas como Riacho da Massaroca, Boqueirão, Conchas, Mandacaru 1 e 2, Lagoa da Areia, poderão participar do mutirão. E lá as mulheres poderão emitir diversos documentos de forma gratuita.
Nos próximos dias 12 e 13 (segunda e terça) as comunidades do SALITRE serão beneficiadas com o mutirão que vai acontecer na SEDE do Distrito da CODEVASF na comunidade de Lagoa. Assim, Lagoa e todas as comunidades circuvizinhas do Salitre estão convidadas, como Campo dos Cavalos, Capim de Raiz, Horto, Curral Novo, Sabiá 1 e 2, Rodeadouro e outras comunidades.
Em Juazeiro o PNDTR conta com a parceria do IRPAA.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Luiz Vicente é eleito Prefeito e promete fazer um governo de união

O advogado Luiz  Vicente San Juan, vence a disputa pela prefeitura de Sobradinho. Ele que  concorreu   pela  segunda  vez, na eleição passado perdeu para o atual prefeito Genilson Silva  Luiz  Vicente  é   advogado   e  filho  do  ex-prefeito   Luiz  Berti.  O  prefeito  eleito  pretende   fazer   uma   administração   moderna    voltada    para   uma  população   que  sonha   por  dias   melhores, através de um governo de união.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Sobradinho: alegria e paz marcam último comício de Genilson

O prefeito e candidato a reeleição Genilson Silva (Sobradinho) realizou na noite desta quinta (04) o grande comício de encerramento da campanha deste ano. O evento reuniu uma multidão gigantesca, que se espalhou pela Avenida Alvorada, desde o Posto Vitória (local da concentração) até a praça da “Rodoviária Fantasma” (local do comício).

O “Mar Vermelho”, como foi chamado o arrastão de Genilson, fez uma rápida caminha por algumas ruas, desfilando alegria, empolgação e muita paz. “Essa família aqui [PT], é a família da paz. Não vamos aceitar provocações, vamos agir pacificamente”, pediu o Pastor Severino, importante liderança religiosa, que se mostrou preocupado com as constantes provocações feitas pelos adversários nos últimos dias de campanha.

O pedido do Pastor foi reafirmado por Geraldo Dantas, candidato a vice. “Eles têm tentado nos desequilibrar com ofensas e provocações. Mas nós vamos nos manter tranquilos”, afirmou o candidato.

“…Podem Jogar pedras pra me atingir
Comigo está Ele, o Filho de Davi
Podem tramar planos pra me destruir…”

O prefeito Genilson Silva falou sobre as manobras que os adversários tem feito para tentar enganar os eleitores. “Eles estão dizendo por aí que não sou candidato. Eles mentem. Até jogaram nas ruas panfletos mentirosos, que ninguém assina. Se é verdade, porque eles não assinam o que dizem?”

Genilson denunciou a postura tendenciosa de alguns veículos de comunicação, que impedem a participação ao vivo de pessoas que apoiam a atual gestão.

No fim, sob o som de Gerson Rufino [“Enquanto falam de mim”], atendendo aos pedidos da multidão, Genilson foi tirado do palanque e carregado pelo povo em meio ao “Mar Vermelho” que aplaudia e gritava o nome do prefeito.

 

Ascom PT de Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Justiça eleitoral mantém impugnação da candidatura de Genilson Silva

Por volta das 19 e 55hs desta terça-feira (25) o TRE – Tribunal Regional Eleitoral em Salvador julgou e negou provimento ao Recurso impetrado pelo prefeito de Sobradinho Genilson Silva (PT) que  é   candidato  e  vai   concorrer à reeleição no próximo dia 07 de outubro.No dia 03 de agosto o Juiz da 66ª Zona Eleitoral de Casa Nova, Vanderley Andrade de Lacerda, emitiu sentença impugnando a candidatura de Genilson Barbosa da Silva da Coligação “O Trabalho Sério Não Pode Parar”  mais  o  prefeito vai  recorrer   porque existem  outras  instâncias.  O  prefeito  está  tranquilo   e   tem   certeza   que  a  justiça  vai  fazer   justiça. 

Blogdochicoferreira


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Quem ganhou o debate, Luiz Vicente ou Genílson silva

Repercute ainda na terra da barragem, debate entre os prefeituráveis de Sobradinho, realizado pela Rádio Juazeiro.
Houve momento em que a pressão subiu e os candidatos tiveram dicussões acirradas. O prefeito candidato a reeleição Genilson Silva, fez vários questionamentos a Luiz Vicente, sobre as questões jurídicas que o seu pai, o ex-prefeito Luiz Berti, responde, a exemplo do canal da batateira. Luiz Vicente respondeu que Genilson tem culpa também, porque na época era secretrário de obras e assinou a documentação viabilizando o projeto. Por sua vez Luiz Vicente questionou as razões que levaram ao fechamento do hospital da Chesf, ainda no inico da gestão Genilson Silva. 
Port sua vez o candidato do PT respondeu que já havia uma determinação da secretaria de saúde da Bahia, no sentido de fechar o referido hospital porque, segundo ele, não tinha condições de funcionamento, e tentou repassar a responsabilidade pelo fechamento da unidade hospitalar as gestões anteriores, mas que pretende reabrir o hospital muito em breve com o apoio do governo federal. O candidato do PDT Luiz Vicente não amaciou e colocou novamente o prefeito na defensiva indagando a respeito do salário dos servidores que está atrasado. Em resposta Genilson Silva atribuiu simplesmente a queda de receita. 
No encerramento Genilson atribuiu insucessos de sua administração a determinados apresentadores de programas de rádio, que fazem críticas infundadas.

E aí, quem voce acha que ganhou o debate ??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Paulo Macêdo recebe demandas de setores da sociedade

Representantes de segmentos da sociedade de Sobradinho apresentaram neste domingo (16) suas bandeiras de luta e solicitações de apoio do candidato a vereador Paulo Macêdo (PT). O evento, intitulado como “I Encontro Popular – Construindo o Projeto Determinação, Coragem e Seriedade”, aconteceu na sede da Pastoral da Criança e reuniu cerca de oitenta lideranças de setores como comércio, juventude e educação. O objetivo do encontro era firmar um compromisso com o candidato petista, para que ele defenda (caso seja eleito) as demandas sociais apresentadas.


A professora Sônia Uzely defendeu uma preparação específica para os professores do ensino pré-escolar. “Já temos um Jornada Pedagógica muito boa. Mas é preciso fazer uma formação só para os professores das creches, para atender as suas necessidades específicas. Esperamos que Paulo possa defender essa e outras ideias”, citou a professora.


Já o comerciante Nilton Severino expôs que é necessário ter na câmara parlamentares comprometidos com o fortalecimento do comércio e a preparação da mão de obra. “Queremos que o candidato (Paulo Macêdo) defenda a parceria entre a prefeitura e órgãos como o Sebrae, para que nossa população possa ser capacitada”. Nilton lembrou ainda a necessidade de melhorias no acesso ao crédito para os pequenos comerciantes.


Paulo Macêdo fechou o evento falando da importância da discussão realizada e ressaltou a necessidade de ter representantes no legislativo que possam contribuir de maneira mais ampla, indo além dos requerimentos que normalmente são levados ao prefeito. “O papel do vereador é representar o povo e tentar articular ações com a prefeitura, com a iniciativa privada, com deputados, secretarias do governo, ministérios… Esse compromisso já está assumido”. O candidato agradeceu aos organizadores do evento e previu a continuidade daquele momento. “Vocês estão de parabéns. Acetaram inclusive em colocar o nome como I Encontro Popular. Com fé em Deus haverão outros, seja para planejar, seja para avaliar”, concluiu.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Justiça eleitoral obriga Genilson Silva a colocar nome da coligação em Bandeiras

A  justiça   eleitoral   notificou   a  coordenação   de   Genilson  Silva,   no  sentido   de  colocar  o  CNPJ  em  algumas   bandeiras   isso  já  está   sendo   feito   e   dentro   de  poucas   horas   estará   tudo   nermalizado. Enquanto isso  o prefeito Genilson candidato a reeleição  continua    realizando  visitas  e   colagens.  Nesta   sexta-feira, (14) esteve   na  rua  08,  da  quadra-S-9,   com  uma  grande  multidão  de  pessoas  prestigiando  o  evento. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

A comunidade escolar do Centro Educacional de Sobradinho – CES recebeu um belo presente: uma quadra de esportes. O equipamento, edificado com verbas da área de educação do município, foi inaugurado na noite de ontem (06). A entrega da obra faz parte das comemorações dos 39 anos de fundação da escola.


A quadra, que é toda cercada, possui arquibancada e boa iluminação, era um desejo antigo de estudantes e professores da escola. Para realizar esse sonho da comunidade, a Prefeitura de Sobradinho utilizou recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Cerca de 40% da verba do FUNDEB deve ser utilizado na melhoria da estrutura física das escolas municipais.


Incentivo – Há muitos anos o CES deixou de ter um espaço apropriado à prática de esportes. “Nós tínhamos uma quadra que foi construída pela CHESF e que ficou abandonada durante todo esse tempo”, revela Valdelicia Bezerra, diretora da escola. Feliz, ela conta que o esporte já é utilizado como um incentivo ao bom comportamento e ao aumento do aprendizado.

Conquistas – Com um espaço adequado para a prática esportiva a diretora já vislumbra grandes resultados e conquistas fora do município. “A escola representa Sobradinho nos jogos estaduais. Com certeza iremos aumentar o número de troféus conquistados”, prevê Valdelicia, que sintetiza sua avaliação da obra em uma frase: “Nós estamos ganhando um belíssimo presente”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

NOTA DE ESCLARECIMENTO

LUIZ VICENTE BERTI, através de sua assessoria, vem informar a população da cidade de Sobradinho que a noticia veiculado em blogs na internet, intitulada “DENUNCIA: Carta enviada por Luiz Berti paralisar obras na cidade de Sobradinho” tendo como base uma suposta carta enviada ao Dep. Adolfo Viana É FALSA.
A citada carta não foi feita pelo Sr. Luiz Berti, nem assinada por este, sendo a mesma falsificada, tratando-se de documento totalmente falsificado COM INTUITO ELEITOREIRO.
Tal noticia é mentirosa e caluniosa, e que as medidas legais já estão sendo tomadas para a apuração de RESPONSABILIDADE CRIMINAL DOS AUTORES bem como daqueles que veicularam sem a devida apuração.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Um caminhão com cerca de 500 cestas de alimentos sairá nesta quinta-feira (23) pela manhã, de Salvador, com destino a Sobradinho, como parte da Campanha Seca Bahia 2012. As cestas, que serão distribuídas entre as famílias que habitam a zona rural de Sobradinho, são compostas de feijão, arroz, açúcar, farinha de mandioca, sal, óleo, leite e chocolate em pó, dentre outros itens de alimentação básica.

As doações foram feitas por representantes da sociedade civil, capitaneados pela Grande Loja Maçônica da Bahia, em postos de coleta distribuídos por quatro supermercados de Salvador. O caminhão que parte amanhã será o último da campanha. O primeiro caminhão partiu de Salvador em julho com destino a Alagoinhas. A campanha é apoiada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), além da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), do Lions Clube e outras entidades da sociedade civil.

A mobilização iniciou no dia 04 de junho, após uma reunião entre representantes da sociedade civil, o governador Jaques Wagner e secretários estaduais, entre eles, o de Relações Institucionais, Cézar Lisboa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

MAIS UM SALTO DA EDUCAÇÃO

O município de Sobradinho superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação – MEC para serem alcançadas em 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, divulgados no dia 14 do corrente mês – terça-feira -, como mostra a tabela abaixo:


Como se percebe, na tabela, nas duas últimas edições, ocorridas sequencialmente em 2009 e em 2011, as Metas Projetadas para o município de Sobradinho foram alcançadas, destacando-se o último resultado que superou a projeção de 2011 do MEC de 4.3, chegando a 4.5, alcançando assim um dos maiores índices da nossa região, suplantando municípios de maior porte, inclusive as cidades pólos que nos circundam. 

O IDEB é calculado com base no desempenho do estudante, em avaliações elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e nas taxas de aprovação. Para que o IDEB de uma escola ou rede de ensino cresça, o aluno precisa ser assíduo, aprender, e não repetir de ano. Estes são desafios contínuos que precisam de suporte e comprometimento dos profissionais em educação do município para que sejam impetrados.

Apesar dos resultados do IDEB não refletirem todas as dimensões da educação, esse ainda é um importante instrumento de diagnóstico da realidade escolar e de gestão, pois permite um melhor planejamento do professor, para que esse possa obter melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como o desenvolvimento de ações e políticas públicas de valorização e produção da qualidade educacional.

Quando há compromisso e investimentos direcionados ao bem da educação, a escola cresce, o aluno aprende e desenvolve-se enquanto cidadão completo e capaz. Os resultados positivos apenas refletem todo este esforço, dedicação e competência, a partir de um trabalho realizado com seriedade.

Parabéns a todos profissionais em educação e alunos de Sobradinho !!!!

Parabéns a escola e todos os seus funcionários pelo conjunto da obra !!!

Parabéns Sobradinho, pois tivemos a melhor nota entre as cidades da região norte da Bahia 4.5!!!! 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Milhares de pessoas agitam Sobradinho na abertura da Copa de Vela

A COPA VELA 2012, maior evento náutico do Vale do São Francisco, foi aberta oficialmente na noite dessa sexta (10) com o show de Tayrone Cigano. O cantor romântico animou a multidão que esteve na Praça de Eventos da cidade de Sobradinho cantando sucessos novos e antigos.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo do Município Edísio Pinheiro, Tayrone é uma atração que “caiu no gosto do povo”. “Você viu que o pessoal ficou na praça até quatro da manhã. É sinal que agradou”, avalia empolgado o Secretário.

Segundo a coordenação do evento mais de 10 mil pessoas compareceram à primeira noite de shows. Para Edísio Pinheiro, a quantidade de público surpreendeu. Ele atribuiu isso também ao fato de a escolha da Garota Copa Vela ser em local aberto. “Acho que a escolha da Garota Copa Vela em um local aberto ajudou. Pela primeira vez foi realizada em praça pública”, revela o Secretário.

Com o sucesso da primeira noite de shows, Edísio já espera mais uma vez por um grande público. “A gente espera que hoje, lá na Juacema (local das competições náuticas) o público compareça em grande quantidade”, projeta ele. As competições náuticas iniciam hoje (11) e prosseguem amanhã.

Segurança – A coordenação do evento teve uma preocupação especial com a segurança. De acordo com os organizadores são ao todo 210 militares trabalhando na Copa Vela 2012. Além disso o evento conta com apoio do SAMU.

Escolha – A Copa Vela 2012 será representada pela simpática Andressa Micaelle, que encantou os jurados com o corpo bem definido e cachos volumosos.

 

Texto e foto – Álvaro Luiz/ Ascom Prefeitura de Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

ONDA VERDE ARRASTA UMA MULTIDÃO NO 1º PAREDAÇO

A coligação “A Verdadeira Vitória do Povo” realizou ontem (05/08), a 1ª Paredaço Verde em Sobradinho. O candidato a Prefeito Luiz Vicente e o Vice Paulo Lima, comandaram uma multidão verde que tomou de conta das principais avenidas da cidade.

Ao som das músicas de campanha, pagode, axé e forró, jovens, idosos e crianças da Terra da Barragem, responderam ao convite de Luiz Vicente saindo da Avenida José Balbino no centro da cidade, em frente ao Mercado Municipal em direção a avenida Paulo Afonso na Vila São Francisco.

A pé, de moto, bicicleta ou de carro, a multidão seguia cantando em uma puxada nunca vista na política local. Um ato democrático que mostra o desejo de mudança, o desejo de ver uma Sobradinho mais feliz, mais justa e igualitária. A cidade parou para ver a “Verdadeira vontade do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeito se movimento na busca da releição

A coligação “Sobradinho: trabalho sério não pode parar”, que tem o prefeito Genilson Silva como candidato à reeleição está realizando diversas atividades que têm agitado a vida política da Terra da Barragem.

Depois do adesivaço (que superou até mesmo as mais otimistas previsões), foi realizada a maior carreata que Sobradinho já teve.

Continuando a agenda política o candidato Genilson Silva percorreu, durante essa semana, as ruas da Quadra S15, promovendo a colagem de cartazes nas casas. Isso não seria nenhuma novidade se não fosse pela quantidade de militantes que têm acompanhado as atividades da campanha. “Parece um arrastão”, comentavam espantadas duas senhoras que acompanhavam Genilson durante a colagem.

Ontem (04) a coligação realizou o seu primeiro arrastão. a partir de uma grande concentração de pessoas, o que deve marcar mais uma vez a história política de Sobradinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

PRISÃO DE SUPOSTO ASSALTANTE DE BANCO

Na manhã desta quarta feira, por volta das 11h30min, policiais militares da 76ª CIPM/ 3º Pelotão/Sobradinho-BA, em operação conjunta com CIPE CAATINGA e DP de Policia Civil local, efetuaram a prisão do Sr. Marivanio Mariano de Sá, data nascimento 17/02/1979, por possível envolvimento com assalto a banco nas cidades de Jeremoabo-BA e Chorrochó-BA. O acusado foi apresentado à Delegacia de Polícia local, para as medidas pertinentes.

Marivanio Mariano  estava em Sobradinho já a alguns diase segundo informações não oficiais, estava tramando ação de assalto a uma agencia bancária da cidade, e no momento tinha como fachada, o trabalho de motorista de carro de som de propaganda eleitoral da campanha da coligação de oposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Sobradinho: Carreata de Genilson mexe com a cidade inteira
O texto de agradecimento veiculado durante esta segunda feira, 30, resumiu de forma exemplar o que foi a carreata realizada no domingo pela Coligação que tem o atual prefeito Genilson Silva como candidato a prefeito em Sobradinho: Cidade bonita! Cidade Feliz! Cidade Vermelha!.
Foram exatamente estas as expressões no rosto, nas atitudes e até no vestir de milhares de pessoas e outros tantos veículos que pontuaram a carreata e ao longo do trajeto, iniciado com carros alinhados desde o contorno de entrada da cidade pela Vila São Joaquim até a Praça do Mercado, em fila dupla.
Desde as primeiras horas da manhã do domingo a intensa movimentação de veículos, conduzidas por pessoas sempre vestidas de vermelho, deu o tom do que esse seria um domingo atípico, mesmo em tempos de campanha política: “Nossa gente se envolveu de coração na política, na campanha” – comenta um entusiasmado correligionário do prefeito Genilson, para quem a campanha seria ainda mais participativa se houvesse um opositor com condições de disputar as eleições.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

O Prefeito Genilson Silva esteve neste sábado (21/07), com o Governador Jaques Wagner no aeroporto de Casa Nova e recebeu dele a confirmação de que virá inaugurar a nova iluminação das avenidas e entrada da cidade.
“Só precisa combinar com Paulo (Rangel) a data” – disse o governador ao Prefeito Genilson, depois de conversarem sobre a retomada do andamento das obras na cidade, entre elas o projeto de reforma, modernização e ampliação do hospital.
O prefeito Genilson diz que a vinda do governador deverá ser marcada para o início do próximo mês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Será esta noite o lançamento da V Edição da Copa de Vela

À noite hoje em Sobradinho será de festa, foi o que revelou Edizio Pinheiro, Secretário de Turismo, durante o Programa nos Bastidores da Noticia, na Tropical Sat/FM. “Hoje a noite vamos lançar a Copa Vela de Sobradinho, na Câmara de Vereadores as 19:30. Vamos anunciar durante o coquetel, a programação que inicia no dia 10 e segue ate o dia 12 de agosto”, contou.

Edizio adiantou que a Copa Vela desde ano traz inúmeras novidades, revelando que nesta edição velejadores do Norte e Nordeste vão abrilhantar o evento e que diferente do ano anterior desta vez a noite será tomada pelo trio elétrico, que vai levar muita energia os participantes, população e turistas. “queremos o melhor para a Copa Vela, mais detalhes hoje a noite durante o lançamento”, brincou

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Obras são reiniciadas no município

A prefeitura de Sobradinho anunciou nesta segunda feira o reínicio das obras de urbanização do Balneário do Chico Periquito e da pavimentação em paralelepípedos de ruas das quadras S11, S13 e S15.
Continuam em pleno andamento as obras do calçadão da Avenida José Balbino de Souza, a ampliação do Mercado Público, a construção de quadra Polieesportiva na Portelinha e a construção da quadra Polieesportiva do CES.
As quadras Polieesportivas da Escola Paulo Pacheco e de Lagoa Grande estão em fase adiantada de construção e a iluminação das Avenidas Alvorada, José Balbino de Souza e São Francisco já em fase de finalização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Resposta “as “professoras”

Lamentando profundamente que a ganância e a falta de escrúpulos dos adversários seja o único mote da campanha eleitoral que estão fadados a perder, o prefeito Genilson Silva em relação à nota veiculada nesta manhã de quarta feira (11/07) assinada pelas professoras Maria José de Siqueira, Jiovânia Teixeira, Josefa Moreira Cruz, Maria Claudia de Nazaré, Maria Gildaci Alves Silva, Ana Paula Souza, Diana Batista Sento Sé, Maria José Da Silva Semente, “protestam contra o atraso salarial”, solicita-lhe publicar os seguintes esclarecimentos:
– O salário a que elas, de forma solerte e inverídica dizem não ter recebido foi pago rigorosamente em dia, o que pode ser comprovado junto à Tesouraria da Prefeitura, APLB ou Sindicato dos Servidores Municipais de Sobradinho;
– O salário a que elas se referem, só neste ano de 2012, foi reajustado em 29%, acima de todos os reajustes concedidos na região e em grande parte da Bahia;
– Neste ano de 2012 a prefeitura pagou a todas as professoras da rede municipal um bônus salarial, correspondente a um salário base, o 14º Salário;
– As signatárias e todas as outras lecionam hoje em salas reformadas, limpas, mobiliadas e seguras, tendo à disposição centros de informática, diferente do antes em que predominava a sujeira, a corrupção e a insegurança;
– O prefeito Genilson Silva manteve um relacionamento respeitoso e cordial com todos os servidores municipais desde o início do mandato, atendendo suas legítimas reivindicações, não se registrando um só movimento de paralisação ou confrontação entre a prefeitura e o sindicato, diferente dos seus antecessores que chegaram à agressão pública de uma das signatárias da nota;
– As mesmas signatárias, exercendo cargos de “confiança” nos mandatos anteriores à Genilson Silva, nunca se pronunciaram sobre os constantes atrasos, explicados pelo TCM e Ministério Público, daqueles nebulosos períodos, que nunca mais voltarão;
Mais uma vez, lamentando profundamente que estas signatárias, incumbidas de colocar em prática as propostas pedagógicas do Professor Genilson Silva, estejam, ao invés disso, servindo ao indigno propósito de criar entraves à vida de nossos jovens, o prefeito reitera que mantém sua confiança no quadro de servidores, nos educadores comprometidos com a juventude de Sobradinho e pleno respeito aos professores, evidenciado e comprovado pela rigorosidade no pagamento e nos reajustes diferenciados.

Sobradinho, 11 de Julho de 2012 
Arilson Almeida
Secretário de Finanças
Assessoria de Imprensa PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Seminário discute identidade indígena

A tribo Truká de Sobradinho, recebeu no último final de semana (07 e 08) o seminário “Identidade Indígena”, realizado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com o apoio da Prefeitura de Sobradinho. Durante a atividade foram discutidos diversos temas que estão ligados ao fortalecimento da identidade da população indígena.

Um dos pontos de maior relevância no seminário foi a proposta de “educação específica e diferenciada, que já é uma garantia legal”, afiança Rafael Truká, uma das lideranças jovem da tribo. Segundo o jovem líder, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Constituição Federal, já garantem esse direito aos povos indígenas, contudo ainda não é cumprido.

Rafael esclarece que a ideia não é rejeitar a educação tradicional que a maioria da população recebe, mas adequá-la às especificidades de cada comunidade indígena. Ele diz que é preciso ter uma educação que ajude o povo indígena a reconhecer seus direitos. “Quando nos apropriamos da história e conhecemos os direitos podemos lutar”, afirma.

Intercâmbio – O seminário serviu também como um momento de troca de experiências. Um dos participantes foi o Cacique pernambucano Neguinho Truká, que hoje exerce o papel de Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó-PE.

O líder indígena pernambucano expôs a trajetória de luta de seu povo, inclusive no que diz respeito à demarcação das terras.

Como encaminhamento o seminário definiu que jovens Trukás de Sobradinho participarão intercâmbios em Cabrobó. O objetivo é formar “guerreiros”, lideranças que irão defender a tribo nos espaços políticos. Os Trukás de Sobradinho também tomaram a decisão de participar do maior número de espaços de discussão de políticas públicas para indígenas.


Foto: Tribo Truká de Sobradinho

Texto: Ascom / Prefeitura de Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

A candidatura de Luiz Vicente é a primeira a ser homologada

A homologação da candidatura a prefeito de Luiz Vicente Berti (PDT) e Paulo Lima (PSB) vice prefeito, foi oficializada através do registro, na manhã de hoje (05/07) na 66ª Zona Eleitoral na Comarca Casa Nova/Sobradinho. A coligação majoritária, “A Verdadeira Vitória do Povo”, conta com 11 partidos, PDT, PSB, PSD, PTB, DEM, PSDB, PSL, PPS, PT do B, PTN e PC do B. 
“Estamos felizes pela homologação da nossa candidatura, que representa a vontade, o sonho e principalmente a esperança por dias melhores de vida para todo o povo da nossa querida Sobradinho”, afirma o candidato a prefeito Luiz Vicente Berti.
O fortalecimento do grupo se dá pela união das lideranças dos deputados estaduais, Adolfo Viana (PSDB), Roberto Carlos (PDT), Paulo Câmara (PDT), Capitão Tadeu (PSB), o Dep. Federal Valmir Assunção (PT), Senador João Durval (PDT), Senadora Lídice da Mata (PSB), Governador Jaques Wagner (PT), da Presidenta Dilma Russef (PT) e principalmente da vontade do povo da Terra da Barragem, sendo os principais apoios de Luiz Vicente e Paulo Lima.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Convenção homologa Genilson e escolhe Geraldo Filho vice

Iniciada às 8:30 da manhã deste sábado(30/06), a convenção do PT e mais dez partidos coligados homologou o nome do atual prefeito de Sobradinho, Genilson Silva, como candidato à reeleição e escolheu Geraldo Dantas Filho, vereador, como seu vice.
No ato público de encerramento, após a leitura da ata às 18:00 horas, se pronunciaram lideranças políticas, representantes de deputados e os vereadores, todos reafirmando a certeza da reeleição do prefeito Genilson.
Geraldo Filho, que agradeceu a confiança depositada pelos convencionais em seu nome, disse que assume a responsabilidade de continuar o projeto de desenvolvimento de Sobradinho: “O inimigo é fraco”, repetiu, conclamando militantes e filiados a irem às ruas e de casa em casa mostrar a diferença dos quatro anos de Genilson em relação aos 12 anos dos governos anteriores.
Genilson, que veio de casa acompanhado de uma grande multidão, relembrou as realizações e as condições de inadimplência em que encontrou o município: “Nós temos o governo estadual e o governo federal e por isso viabilizamos obras e realizações. Mas eles” – referindo-se aos adversários – “também tiveram governo estadual e federal e não realizaram. Porque? Porque não tiveram coragem de ir buscar, porque não têm projetos, porque só se interessam por vantagens pessoais”.




 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Sobradinho: PT e partidos aliados realizam convenção neste sábado (30)

O Partido dos Trabalhadores de Sobradinho-BA realiza, com os partidos aliados (PMDB, PP, PR, PRB, PRP, PRTB, PSC, PSDC, PTC, PV) a convenção municipal 2012, para escolher os nomes que disputarão as vagas a prefeito, a vice-prefeito e a vereador nas eleições de outubro.

O atual prefeito Genilson Silva (PT) é o nome do Partido para disputar as eleições.

Convenção do PT e aliados

Horário: 08:00

Data: 30 de junho 2012

Local: Quadras Poliesportivas da Praça 07 de Setembro (Av. José Balbino de Souza)

Por Álvaro Luiz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Encontro define programa de governo 2013/2016 em Sobradinho

Com a presença de centenas de militantes e filiados dos partidos que compôs a aliança em favor da reeleição do atual prefeito Genilson Silva, foi realizado na noite desta terça feira (26/06) no auditório do Colégio CELEM o Encontro para definir o Programa de Governo 2013/2016.
O Encontro, resultado de uma série de reuniões partidárias onde se discutiu temas específicos, apresentou tópicos temáticos, discutidos com a militância, líderes sindicais e comunitários e comunidade, sendo na maioria aprovados pela assembleia.

O prefeito Genilson Silva, ao falar, relembrou suas realizações frente à prefeitura, ressaltando que a sua forma de governar é decorrente de um projeto de governo, em consonância com a presidente Dilma: “Governamos para o povo, sem demagogia, sem populismo barato, realizando”.


Ascom Coligação PT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho,

PT e mais onze partidos definem data das convenções

O Partido dos Trabalhadores – PT em Sobradinho definiu 30 de junho como a data para a realização das convenções partidárias que deverão homologar o nome do atual prefeito Genilson Silva como candidato à reeleição.
As convenções, programadas para se iniciarem às 8:00 horas e término previsto para às 18:00, reunindo PT, PV, PP, PR, PRB, PSDC, PRTB, PC do B, PRP, PMDB, PSC e PTC, serão realizadas nas quadras esportivas da Praça Sete de Setembro e deverão contar com a presença, confirmada, dos deputados Paulo Rangel e Josias Gomes, além de parlamentares de outros partidos.
Os convites e as convocações dos convencionais começaram a ser encaminhadas no final de semana passada e segundo um dos coordenadores “estas convenções serão as mais concorridas já realizadas em Sobradinho”, pois, segundo ele, “a oposição deverá realizar um pequeno ato para referendar o nome do filho do ex-prefeito, sem condições nenhuma de competir com a militância do PT e partidos aliados”.

Ascom Coligação PT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Vaqueirama faz a festa do gibão

A 14ª Missa do Vaqueiro realizada domingo (24/06), teve no minimo uma curiosidade.  A cavalgada que dá inicio a festa, poderia ser uma bela imagem da cultura e religiosidade nordestina, mas não passou de mais uma indagação política. Vaqueiros e não vaqueiros “apaixonados politicamente”, chegaram vestidos com suas roupas de couro, para em cavalgada pelas principais avenidas, sair juntos com seus grupos políticos. Um grupo reuniu-se na casa do ex-prefeito Luis Berti, enquanto outro encontrava-se no Cebec com a turma do atual prefeito. Tomaram café, e de barriga cheia ou não, saíram, em diferentes cavalgadas, rumo a praça Sete de Setembro onde foi realizada a Missa .  

Cavalos, carroças, motos, bicicletas e carros, tudo junto em um verdadeiro “ato político” camuflado. Tudo de se esperar, afinal de contas estamos em Sobradinho em pleno ano eleitoral, no qual  tudo acontece. Do possível ao “impossível”, de promessas a propostas, de políticos sérios a demagogos. De tudo um pouco. A tradição teve inicio na primeira gestão do ex-prefeito Luis Berti e vem, de uma forma ou de outra acontecendo desde então. Mas esse ano, a questão partidária falou mais alta que a própria tradição. Se quer uma festa tradicional consegue se manter viva na Terra da Barragem. E nem podemos culpar apenas os políticos, por que “o povo” é quem os seguem.E a cultura da Missa do Vaqueiro ??? 

Amém ! 

Sobradinhorepórter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Atingidos por barragens realizam seminário no Vale do São Francisco

Acontecerá neste dia 05 de junho na Câmara de Vereadores de Sobradinho-BA, o 1º Seminário dos Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco (PE e BA). O evento prevê cerca de 300 participantes vindos dos municípios pernambucanos: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina e dos municípios baianos: Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado.
Este evento tem como objetivo avançar na luta em defesa dos recursos hídricos, dos direitos dos povos atingidos pelos empreendimentos do agro e hidronegócio já implantados ou planejados para o Vale do São Francisco, tendo em vista as alterações que os mesmos provocam no modo de vida da população atingida principalmente por barragens.
O evento contará com duas mesas temáticas onde estarão participando diversos órgãos estaduais e federais como a CHESF (Companhia Hidroelétrica do Vale de São Francisco), CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), Promotoria de Justiça, INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agraria), Coelba, Comitê Luz Para Todos, Secretária de Politicas para a Mulher-BA, além de organizações como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e os Movimentos Sociais da Via Campesina.
No segundo dia, lembrando o dia mundial do Meio Ambiente, as/os participantes farão um ato Público na cidade de Sobradinho, manifestação que irá encerrar o evento que também traz como tema “Energia e sociedade: energia para que e para quem – atualidades e desafios”. O Seminário é organizado pelo Movimento de Atingidos por Barragens – MAB.

Por Fransivaldo Rodrigues
Comunicação MAB Vale do São Francisco


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

O Ministério Público e o Poder Judiciário está realizando agora uma reunião com pré-candidatos na Câmara de Vereadores na Comarca de Sobradinho-Bahia, com a presença do Promotor de Justiça Dr. Márcio Henrique Pereira de Oliveira, O juiz de Direito, Dr. Vanderley de Andrade Lacerda, Major Alexandre Motta Lima e Representantes de Partidos Políticos, visando que o pleito que se aproxima transcorra dentro de total legalidade e normalidade.

Esta senso passado para os  vereadores e precandidatos  as regras para as eleições deste ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

“CIPE- CAATINGA ESTOURA BOCA DE FUMO, APREENDE CRACK, MACONHA, PRENDE TRAFICANTE E USUÁRIOS”

No dia 27/05/2012, por volta de 19h30, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, em ronda pela cidade de Sobradinho, abordaram Eduardo Mariano de Souza, e seu irmão adolescente L. M. de C, ambos com naturalidade de Sobradinho-BA, residentes à Quadra 18, Rua 10, Casa 10, Vila São Joaquim, no mesmo município. No momento da abordagem, os irmãos estavam portando um cigarro do entorpecente conhecido como maconha para uso próprio e indicaram aos policiais o local onde teriam adquirido a droga.
Ao chegarem à residência, na mesma rua, sob número 31, os policiais encontraram a casa fechada e aguardaram a chegada do proprietário, que alegou estar sem as chaves do imóvel. Assegurada a custódia do local, os policiais montaram guarda até o amanhecer do dia seguinte, quando foi conseguido junto ao Juiz, Dr. Manoel Maurício de Lima, o mandado de busca e apreensão que legitimou o ingresso dos policiais, que após realizarem buscas encontraram, escondidos em 2 tubulações de água, um total de 70g (Setenta gramas) de crack já repartidos em pedras para o consumo, além de 4 trouxinhas embaladas e 386 embalagens plásticas que seriam usadas para acondicionamento da droga encontrada. Foi preso o traficante José Carlos dos Santos, com o qual foi apreendido um total de R$ 3.925,00 (Três mil, novecentos e vinte e cinco reais) em cédulas e moedas. 
Os presos, as drogas, apetrechos e valores apreendidos foram apresentados ao Dr. Ranieri Barbosa de Oliveira, Delegado de Polícia do município de Sobradinho-BA.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

PROFESSORES RATIFICARAM EM ASSEMBLÉIA O COMPROMISSO DE CONTINUAR EM GREVE

Aconteceu na manhã de Sexta Feira (27), no Colégio São Joaquim em Sobradinho, importante Assembléia com os Professores da Rede Estadual que estão em Greve. A Assembléia que foi comandada pela APLB contou com um bom número de participantes. Após a exibição de alguns vídeos com matérias da Greve que foram veiculadas pela Mídia durante a Semana, o Diretor da APLB Prof. Antonio Carlos, fez uma palestra sobre os movimentos Grevistas e a situação atual na Bahia. Mais uma vez condenou a atitude do governo Jaques Wagner do (PT) e repudiou a posição dos Deputados da região Roberto Carlos e Paulo Rangel, que votaram a favor dos Projetos do Governo contrariando a vontade da Categoria. No final o Prof. Ariovaldo Brito, Coordenador do Núcleo Sobradinho, agradeceu a presença dos colegas e pediu uma oração pela a recuperação de uma colega, Professora Arlete, que hora se encontra hospitalizada em coma, em seguida foi encaminhada votação e aprovação por unanimidade pela continuação da GREVE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

PTB elege executiva e fortalece frente de partidos que apóiam pré-candidatura de Luiz Vicente

Os ideiais de Getúlio Vargas foram reverenciados neste sábado em Sobradinho, com a realização da convenção municipal do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. Durante todo dia a militancia petebista esteve em festa, com uma grande participação popular, vindas do interior e da cidade, para a eleição da comissão executiva do partido, que até então era provisória. A comissão executiva que a partir de agora dá os rumos do partido em Sobradinho ficou assim constiuída: Presidente Victor Berti Torres Sanjuan; 1º vice Manoel Beníco Nunes de Sousa; 2º Luiz Berti Tomás Sanjuan; Tesoureira Nazira e secretário Alcides Moreira.

Com isso o Partido Trabalhista Brasileiro entra definitivamente na campanha do pré-candidato Luiz Vicente PDT, à prefeitura de Sobradinho, com o apoio de uma ampla frente de partidos a exemplo do PDT, PTB, PSL, DEM, PSB, PSDB, PPS, PSD, PT do B e PTN, que agora também farão suas convenções para definição da chapa proporcional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Conselho Tutelar em conjunto com a Policia Militar e Civil realizam ações de combate á ação de adolescentes infratores

O Conselho Tutelar de Sobradinho iniciou uma fiscalização em conjunto com a Polícia Militar e Civil no período noturno para combater as ações de adolescentes infratores no município. Alguns locais públicos foram identificados: Praça do Trabalhador, Praça Geraldo Silva, Quadras Poliesportivas e Mercado Público, todos no centro da cidade. Praça da Vila São Francisco e Porto do Chico Periquito, como os preferidos de crianças e adolescentes, para o uso de drogas e ações em conjunto. Roubos, assaltos, agressões, tentativas de homicídios e estupros têm sido praticados por adolescentes de 13 a 17 anos de idade. De acordo com a Polícia Civil, alguns dos crimes que ultimamente tem ocorreram em Sobradinho, foram praticados por adolescentes em companhia ou não de maiores de idade.

Na madrugada da última Sexta-feira 13, adolescentes se envolveram em uma tentativa de homicídio no loteamento José Balbino (Portelinha). Roubo de uma barraquinha de lanches na Praça Sete de Setembro e um estupro de uma senhora nas Quadras Poliesportivas. Alguns desses garotos havia cometido outros atos infracionais e estão em conflito com a Lei.

Segundo o Conselho Tutelar, a sociedade precisa participar mais, denunciando todos os casos que envolvem crianças e adolescentes. Mesmo durante a madrugada e nos finais de semana, dois Conselheiros ficam de sobre-aviso para atender qualquer chamado. De acordo com informações do próprio Conselho, basta entrar em contato com uma das Polícias que os Conselheiros serão acionados.

Entenda melhor o que é “Ato Infracional”

“Art. 103: Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal”.

De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança quando comete o ato infracional é encaminhada para o Conselho Tutelar que deverá aplicar alguma medida protetiva prevista no art. 101 do ECA. Os atos infracionais considerados de pequeno e médio porte, praticado por crianças ou adolescentes, após serem ouvidos na Delegacia, na presença dos responsável e/ou do Conselho Tutelar, devem ser liberados e entregues aos pais ou responsável, ou encaminhado para o Ministério Público, respondendo o processo em liberdade.

Nos atos infracionais praticados mediante violência e grave ameaça, o adolescente pode ser apreendido em flagrante e ser internado provisoriamente pelo prazo máximo de 45 dias até o término do procedimento judicial. No caso de condenação, poderá sofrer uma simples advertência, até o internamento, que pode levar o adolescente até três anos do convívio social.

A medida socioeducativa não pode ter caráter exclusivamente punitivo. Ela deve ser capaz de transformar a vida do adolescente, fazendo refletir e reintegrando a comunidade de uma forma que atue como verdadeiro cidadão.

Quem são os verdadeiros culpados pelo alto índice de atos infracionais em Sobradinho? Como está sendo a educação desses jovens ?

O Sobradinho Repórter deixa aqui esses questionamentos para toda sociedade refletir sobre o que diz o Art.4º do ECA:

Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 

Com informações do Sobradinho Repórter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Secretaria de Ação Social entrega enxovais para gestantes

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social – SASE entregou na manhã de ontem (13) na sede da secretaria, Kits de enxovais para gestantes cadastradas no Programa Mamãe Coruja.
O Programa oferece suporte para as famílias carentes, tendo como critério de atendimento às gestantes que fazem o pré-natal nas unidades municipais de saúde.
“Nosso grande sonho sempre foi ajudar as famílias carentes do nosso município. Esses enxovais têm ajudado bastante os recém-nascidos, observada a qualidade de garantia, oferece dignidade e o respeito à família beneficiária”, disse a Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro.
Os kits contém banheira, sacola, macacão, fraldas em tecido, camisetas, cueiros, luvas, meias, toalha, touca, sapatinho, mamadeira, chuquinha, entre outros.
Ascom Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretária de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, reuniu-se na manhã de quarta-feira (11) com o comando da Polícia Milita – PM para definir os últimos ajustes para segurança da Copa Vela 2012.
Participaram da reunião o Secretário de Turismo e Meio Ambiente Edízio Pinheiro, o Secretário de Finanças Arilson Almeida, os Assessores Junior Leite e Gilmar Oliveira, o Tenente Albuquerque, o Major Motta Lima, o Capitão Sena, o Capitão Raquel e o Vereador Sales.
Na oportunidade, o Secretário de Turismo Edízio Pinheiro, divulgou a nova data da Copa Vela 2012. “Este ano o evento será realizado entre os dias 27, 28 e 29 de julho, sem dúvida o fluxo de pessoas será maior do que o ano passado, por conta disso, já estamos definindo o plano de segurança do evento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Sobradinho participa de Conferência Estadual da Transparência e Controle Social

Aconteceu no ultimo fim de semana dias 29 e 30 de março na capital baiana a etapa Estadual da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL, promovida pela CGU. O evento foi realizado no Hotel Sol Bahia e objetiva a 1ª Conferência Nacional que acontecerá em Brasília – DF, entre os dias 18 a 20 de maio.

No encontro, a sociedade civil e os poderes públicos debateram propostas e soluções para estimular os cidadãos a acompanhar a gestão pública e potencializar a transparência dos órgãos públicos.

Vale ressaltar que dos municípios que abrange a Região do Vale do São Francisco, Sobradinho foi o único Município que realizou a Conferência Municipal, onde foram eleitos representantes para participar da etapa Estadual e que terá representação junto à etapa Federal, em Brasília – DF.

 

Com informações da Ascom/Prefeitura de Sobradinho-BA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho distribui 180 mil reais em abono para os professores

O prefeito de Sobradinho Genílson Silva, salda mais um dos compromisso assumidos com os professores municipais, autorizando ao secretário de administração e finanças Arilson em fazer o depósito na conta  dos mestres que hoje estão em sala de aula, da bonificação referentes ao ano de 2011, dos recursos provinientes do FUNDEB.

Segundo informação do secretário Arilson, tem sido preocupação do prefeito Genilson, dotar os professores do município das melhores condições de trabalho possível, valorizando a classe, por que entende o prefeito, que só assim as crianças e jovens de Sobradinho terão mestres motivados em passar o conhecimento. Estão sendo beneficiados 290 professores da rede municipal, que ratearão 180 mil reais, o que caberá a cada um, algo em torno de 621 reais. Este dinheiro já está desde ontem, quinta-feira, nas contas dos professores de Sobradinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Cidade participa de Encontro de Articulação e Diálogos entre o Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família

A Coordenadora do programa Mais Educação do município de Sobradinho, Regina Lucia Alves de Souza, participou na última sexta-feira (23) em Salvador do Encontro de Articulação e Diálogos entre o Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família.

O evento serviu para apresentar as diretrizes do programa do Ministério da Educação para que um maior número de prefeituras baianas adote o turno integral nas escolas públicas municipais. O prazo para adesão vai até 15 de abril. O Mais Educação e o Bolsa Família fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Criado em 2007, o Mais Educação aumenta a permanência dos alunos nas escolas públicas, além de oferece atividades optativas no contraturno de estudos, por meio de atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura inicia o recadastramento do Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Social (SASE), iniciou desde a semana passada, o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. Todos os interessados devem comparecer para o recadastramento, tanto aqueles que já recebem o benefício, quanto os que estão cadastrados, mas ainda não recebem.

O recadastramento será realizado até o mês de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 8h as 13h, no setor do Programa Bolsa Família, localizado no prédio da SASE. Os beneficiários devem comparecer munidos dos originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Contracheque e Comprovante de endereço. O não comparecimento pode implicar no cancelamento do benefício.

O programa bolsa família foi criado para apoiar as famílias mais carentes e garantir a elas o direito à alimentação, acesso à educação e à saúde. O programa visa à inclusão social por meio da transferência de renda e da garantia de acessos a serviços essenciais.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Sobradinho realizou evento em comemoração ao dia da água

Em comemoração ao dia Mundial, Estadual e Municipal da Água em Sobradinho, o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia-SINDAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, a Empresa Municipal de Serviço de Água e Esgoto – EMSAE e a Paróquia de Sobradinho, realizaram nesta última sexta-feira (23), uma grande caminhada, intitulada “IV Grito da Água”.

O evento contou também com diversas entidades da sociedade civil, STR, MST, colônia de pescador, colégios municipais e estaduais, vereadores, dentre outros. De acordo com o coordenador do evento, Francisco Ivan de Aquino, é importante conscientizar a juventude e a população em geral para a necessidade de preservar o meio ambiente.

O Grito da Água é uma das maiores manifestações de rua em defesa da água e do meio ambiente da América Latina. Foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a água e combater a sua privatização e mercantilização.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Genilson está refazendo toda iluminação da entrada da cidade e avenidas

O prefeito Genilson Silva conseguiu junto ao vice-governador Otto Alencar recursos para refazer a iluminação da entrada da cidade, a Avenida até o Balneário de Chico Periquito e a Avenida Balbino de Souza até a altura do Mercado Municipal. A colocação das torres de iluminação já começou e deve estar concluídas em pouco mais de um mês. Ele comemora:

“O governador Wagner adotou o projeto que apresentamos do Polo Turístico de Sobradinho, integrado pelo Balneário Chico Periquito, pelas áreas verdes e de lazer da cidade, acesso à Barragem e complementado pelo Roteiro do Vinho. A iluminação é parte deste projeto, bem como as praças e equipamentos públicos que estão sendo construídos na cidade”.

Com um custo estimado de quase dez milhões de reais o Polo Turístico de Sobradinho integra de forma definitiva a cidade ao roteiro dos visitantes de Juazeiro e Petrolina, oferecendo opções de lazer, pesca, esportes aquáticos e o conhecimento das vinícolas instaladas às margens do Lago.

“Vamos integrar todos estas opções, oferecendo em primeiro lugar acesso rápido e seguro, serviços de qualidade e depois acomodações. Acredito” – adianta Genilson – “que nos próximos quatro anos já tenhamos consolidado este Polo, incluindo o calendário de festividades e esportes náuticos como a Copa Vela que resgatamos, as manifestações populares, como Festa do Vaqueiro e a Caminhada das Águas, além de grandes Festas juninas”.

“A iluminação é uma parte visível e concreta de todo esse processo” – responde quando questionado se este projeto seria levado à frente e porque demorou tanto a sair do papel – “Outra parte são as instalações do Balneário, o porto para pescadores, uma marina, a recuperação da malha viária urbana. Há a parte que eu chamo de “invisível”, impalpável, que é a melhoria do sistema de saúde preventivo, a qualificação do pessoal de serviços, uma infinidade de pequenas e importantes intervenções que estão mudando radicalmente o perfil de nossa cidade. Não há como voltar atrás nesse processo de desenvolvimento, de resgate da autoestima, no ânimo de buscar mais renda e receita, tirar da informalidade centenas de pessoas, dar dignidade aos nossos jovens trabalhadores e oferecer oportunidades”. E ele brinca: “A iluminação é a parte luminosa disso tudo, mas o brilho mesmo está nas pessoas de Sobradinho que acreditaram nesse projeto e vai levá-lo à frente. Não há como voltar atrás”. – repete.

“Não vou entrar na discussão de quem trouxe, de quem deixou de trazer” – responde, tranquilo, quando indagado se estaria incomodado com o esforço quase desesperado da oposição a Sobradinho de assumir a paternidade da nova iluminação: “É o que estou dizendo. A iluminação é parte de um projeto amplo. Estas pessoas não se interessaram antes, quando exerceram o poder. Se algum dia chegassem de novo à prefeitura não se interessariam e agora, sem conhecimento, surrupiam nossas ações para vende-las como suas. Não me incomodo com isso. O importante é que o povo de Sobradinho sabe quem fez, quem está fazendo e quem vai continuar com este trabalho por mais alguns anos”.

(Thalita Bezerra – Ascom Sobradinho/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Genilson agradece a Wagner atendimento ao seu pedido da nova iluminação

O Prefeito de Sobradinho, acompanhado dos vereadores Jarques Canturil, Geraldo Dantas, Francisco de Sales e Manoel Messias, de secretários, assessores, de duas dezenas de líderes comunitários e mais de uma centena de populares, esteve na última quinta feira ao ato de inauguração da duplicação e iluminação da Avenida Nova Juazeiro, prestigiada pelo governador da Bahia Jaques Wagner.

“Nos deslocamos a Juazeiro para transmitir os agradecimentos da população de Sobradinho ao atendimento do pedido que encaminhamos em agosto ao vice Governador. A iluminação ao longo da avenida estava ultrapassada e em nossa administração recebeu manutenção e reparos depois de anos e anos esquecida. O governador atendeu a este nosso pedido e temos aí uma iluminação digna de cidade grande” – comemorou Genilson, satisfeito com a recepção de Wagner, que no seu discurso o citou.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar o governador a vir inaugurar a iluminação e diversas outras obras que estão em fase de construção. Nos assegurou que viria sem nenhum problema” – adiantou Genilson.

Para o prefeito, questionado se Wagner deixaria de vir a Sobradinho em razão do antagonismo entre os grupos que o apoiam na cidade, “não existe este problema”: “O Governador tem nos garantido que irá apoiar e defender os que comeram poeira com ele. Hoje, com interesse nas benesses do poder, alguns aventureiros, que já passaram por todos os partidos, se aproximam. O Governador Wagner sabe em quem pode confiar” – diz confiante e completa: “Alguém pode achar que Wagner vai se misturar com pessoas condenadas por corrupção, com contas rejeitadas e que até poucas semanas atrás eram defensores ferrenhos do carlismo e de seus herdeiros?”

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

facemulhersobradinhense@yahoo.com.bronde as mulheres de Sobradinho vão se encontrar na Internet

Caro Amigo Farnésio Silva, O FACE MULHER SOBRADINHENSE, é uma idealização nossa (Valéria Oliveira, funcionária pública da Prefeitura Municipal de Sobradinho), percebendo os anseios das mulheres da terra da barragem, que decidi montar uma página na internet, pelo site que hoje é o mais acessado site de relacionamentos, o FACEBOOCK.
Percebi que as mulheres estão a cada dia conquistando espaço na sociedade e não devem ficar de fora dessa evolução. O face mulher tem o objetivo de agregar os seus desejos, suas expectativas e por que não, a busca de um processo de crescimento das mulheres deste município, a vir representar um gênero na câmara de vereadores, buscando assim políticas públicas mais eficazes.
Atensiosamente,
Valéria Oliveira.
facemulhersobradinhense@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

 

Confirmado: Não há restrições à candidatura de Genilson

Continua repercutindo na terra da barragem notícia de que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE confirmou, por certidão emitida no dia 12 de março, dando conta de que o atual prefeito de Sobradinho Genilson Silva (PT) está quites com Justiça Eleitoral, podendo votar e ser votado nas eleições de 2012.

Para o prefeito que recebeu a notícia com satisfação a “certidão do TSE, mais que mostrar que o povo de Sobradinho tem um gestor sério, honesto e responsável, desmascara as mentiras dos últimos opositores de Sobradinho, estes que torcem pelo pior, que intimidam o povo, que se sustentam com traição, grilagem e corrupção”.

(Ascom PMS)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Atleta é destaque na 1º etapa do campeonato baiano de Jiu-Jitsu

A Federação Baiana de Jiu-Jitsu realizou no dia 04 de março, a I Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu Esportivo de 2012. O evento aconteceu no ginásio de esportes do Colégio 02 de Julho em Salvador e contou com a participação de atletas de todo o estado da Bahia.

Um dos destaques do evento foi o atleta de Sobradinho, José Ivaldo, que confirmando a boa fase conquistou mais uma medalha de ouro, sendo campeão da categoria Adulto – Marrom – Médio.

O atleta agora se prepara para o próximo desafio, que será o Campeonato Brasileiro Região Nordeste em Feira de Santana, nos dias 07 e 08 de Abril. Na oportunidade, José Ivaldo agradeceu o apoiou de todos os patrocinadores e em especial ao prefeito Genilson Silva (PT) que sempre vem apoiado em todas as suas conquistas.

(Ascom PMS/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Sobradinhense é destaque na 1º etapa do campeonato baiano de Jiu-Jitsu

A Federação Baiana de Jiu-Jitsu realizou no dia 04 de março, a I Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu Esportivo de 2012. O evento aconteceu no ginásio de esportes do Colégio 02 de Julho em Salvador e contou com a participação de atletas de todo o estado da Bahia. 
Um dos destaques do evento foi o atleta de Sobradinho, José Ivaldo, que confirmando a boa fase conquistou mais uma medalha de ouro, sendo campeão da categoria Adulto – Marrom – Médio.
O atleta agora se prepara para o próximo desafio, que será o Campeonato Brasileiro Região Nordeste em Feira de Santana, nos dias 07 e 08 de Abril. Na oportunidade, José Ivaldo agradeceu o apoiou de todos os patrocinadores e em especial ao prefeito Genilson Silva (PT) que sempre vem apoiado em todas as suas conquistas.

Ascom Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Prefeito reajusta salário dos professores de Sobradinho acima do piso nacional

Os Professores do Município de Sobradinho em Assembleia Geral Extraordinária realizada no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobradinho – SINSERB, aprovaram por unanimidade na manhã desta terça-feira (13), a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal de Sobradinho de reajuste salarial para os professores do Município.

O Prefeito Genilson Silva (PT) apresentou proposta que contempla o reajuste dado pelo Governo Federal ao piso nacional dos professores de 22% e, acrescentou ainda, um ganho real de 7%, totalizando o reajuste dos salários em 29%.

Com o reajuste dado o salarial inicial da carreira para os professores titulados I(com formação em magistério), e com docência de 20 horas será de R$ 728,28 e obedecerá ao Plano de Cargos e salários com diferença de 5% de nível em nível e acréscimo de 7%, chegando ao patamar de R$ 1.584,74 no último nível.

Para os Professores titulados II (com formação de graduação) e com jornada de 20 horas, a faixa salarial inicial será de R$ 885,11 (um acréscimo de R$160,00) acima do piso nacional. Da mesma forma que os professores titulados I o reajuste respeitou ainda o Plano de Cargos e Salários dos servidores preservando o índice de 5% de diferença de nível em nível e reajuste de 7%  acima do valor da faixa inicial, totalizando 29% de reajuste salarial.

Segundo o Prefeito Genilson Silva e os Secretários de Administração e Finanças Arilson Almeida e da Educação Edinalva Fernandes o reajuste de 29% reflete o compromisso da atual administração com a valorização dos profissionais da educação e com a qualidade de ensino no Município.  Genislon ressaltou ainda que este ano o Sindicato apresentou como pauta de reivindicação apenas a questão do reajuste salarial, uma vez que, outros pontos sempre presentes em negociações salariais anteriores como: regência de classe, gratificação por titulação, férias atrasadas e outros, não precisaram ser discutidos uma vez que o município está adimplente (em dias) com suas obrigações perante os servidores.

Para o conjunto dos servidores e Diretores do Sinserb, este foi o melhor reajuste dado aos professores durante toda a história da educação no município de Sobradinho.

Os demais servidores da área administrativa obtiveram reajuste de 7%, acima da inflação do exercício de 2011 que foi medida pela Fundação Getúlio Vargas no patamar de 6,36%, também foi acima do percentual proposto pelo Governo do Estado da Bahia que é de 6,5% e acima de outras categorias profissionais do país e do estado, como eletricitários e outros.  

Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Município realizou formação do Programa Escola Ativa

A Prefeitura municipal de Sobradinho por meio da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2009, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenação de Educação do Campo, efetivou a adesão do Programa Escola Ativa, programa este que tem como finalidade melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores, tendo como referencial o estudo do contexto o qual o aluno e professor estão inseridos.

Em consonância com as proposições estabelecidas pelo programa, nos dias 08 e 09 de março, foi realizada no auditório da Escola Municipal Paulo Pacheco, no horário das 08:00h às 16:00h, a segunda formação do Programa Escola Ativa, concernente ao II Módulo. Durante os dois dias de formação foram ministradas pela a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação oficinas de cunho didático pedagógico com os professores, instituindo como foco a alfabetização e letramento, as disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências, tendo como base a proposta do programa, no uso dos seus cadernos de ensino aprendizagem, evidenciando como princípio a Educação Contextualizada.

O coordenador do Programa Escola Ativa no município, o Pedagogo Emanoel Ferreira da Silva – Manollo Ferreira, deu início ao acontecimento fazendo uma explanação remitente a proposta didático pedagógica do programa numa percepção voltada para a educação contextualizada, explorando conhecimentos e experiências vividas pelo professor, música, textos e vídeos alusivos à ideia de contextualização na educação, etc., em seguida, a professora Marta Mulato ministrou a oficina da disciplina de português, a professora Regina Lucia de matemática, a professora Joselha Pires de alfabetização e letramento, a professora Nazaré Pinheiro de geografia e ciências e a professora Edivania Siqueira de história, utilizando-se de recursos audiovisuais, confecção de trabalhos em grupo, dos cadernos de ensino aprendizagem e da instrumentalização dos quites pedagógicos oferecidos pelo programa, como: alfabeto móvel cursivo, alfabeto móvel script, jogo de memória de sílaba, ábaco vertical, material pedagógico dourado, jogo de Xadrez, jogo alfa-numérico, jogo dos números com pinos emborrachados, tangran etc., destacando a importância do uso dos mesmos na prática pedagógica.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Confirmado: Não há restrições à candidatura de Genilson

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE confirmou, por certidão emitida no dia 12 de março, que o atual prefeito de Sobradinho Genilson Silva (PT) está quite com Justiça Eleitoral, podendo votar e ser votado nas eleições de 2012.

Para o prefeito que recebeu a notícia com satisfação a “certidão do TSE, mais que mostrar que o povo de Sobradinho tem um gestor sério, honesto e responsável, desmascara as mentiras dos últimos opositores de Sobradinho, estes que torcem pelo pior, que intimidam o povo, que se sustentam com traição, grilagem e corrupção”.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Sinebahia entregou certificados do curso de recepcionista

Por meio do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho – Sinebahia, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de trabalho, emprego, renda e esporte da Bahia – SETRE, foi realizada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (09), a entrega de 22 certificados as alunas do curso de recepcionista. Na ocasião todas recepcionistas receberam um kit contendo: 02 dicionários – português e inglês, 01 pendrive, 01 gramática, 01 calculadora, 01 agenda e 01caneta.

Na oportunidade, o Coordenador do Sinebahia, José Carlos dos Santos, agradeceu a atenção de todos que se empenharam para a realização dos cursos. “A qualificação profissional em parceria com a prefeitura já certificou cerca de 245 jovens e a nossa meta é inserir 20% no mercado de trabalho, vale lembrar que estamos contando com o apoio total do prefeito Genilson Silva”.
Em parceria com a Prefeitura, o Sinebahia já intermediou e colocou mais de 2.950 profissionais no mercado de trabalho com empregos temporários e fixos, entre esses estão moradores da zona urbana e rural.

Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Agentes de Saúde negociam reajuste salarial

A reunião entre a Secretária de Saúde – Nadja Maria, a Presidente da Associação – Luciana da Paixão, o – Vice-Presidente – João Alves Junior e a Associação de Agentes Comunitários de Endemias – ACE para a negociação do reajuste salarial do ano de 2012 resultou em um considerável avanço para a categoria, foi a avaliação unanime dos participantes do encontro.

A Secretária de Saúde, Nadja Santos, diz que “ao fortalecer a integração entre os Serviços de Saúde da Atenção Primária e a comunidade, os ACS se transformam no personagem mais importante do sistema de saúde pública do Brasil. Reconhecer a relevância de seus serviços é uma obrigação do gestor e nosso prefeito entendeu isso desde o primeiro momento”.

O prazo para reajuste do Piso Salarial dos ACS e ACE tem a data limite em agosto de 2012, mas a negociação entre a Secretaria de Saúde de Sobradinho e a Associação resultou na antecipação do reajuste para o mês de março, incorporando além do reajuste; a insalubridade, quinquênio e abono protetor solar. Para a direção da Associação dos ACS e ACE o resultado é “melhor que o esperado. Só podemos agradecer ao prefeito Genilson por ter a sensibilidade de ouvir, concordar e atender nossas reivindicações.”.

Nadja relembrou que nos últimos três anos os índices de endemias em Sobradinho caíram acima da média regional, evidenciando “o bom trabalho realizado por nossos agentes”: “Nosso esforço preventivo tem reduzido os índices de infestação das endemias. É a primeira vez que isso ocorre historicamente”.

Para a secretaria a maior prova deste avanço é a divulgação de índices referentes aos anos de 2008 que colocam Sobradinho em um patamar inferior a de diversas outras cidades do mesmo porte: “Nós acompanhamos os índices praticamente em tempo real e sabemos as vitórias que conseguimos ao longo destes três anos. No próximo IDSUS divulgado iremos superar todas as cidades da região em qualidade de saúde”.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura realizou o I encontro de pastores

Com o tema “As coisas importantes à gente diz por último”, a Prefeitura Municipal de Sobradinho, realizou na manhã de ontem (07) no auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury – CEJK, o I Encontro de Pastores do município. Participaram do evento pastores das igrejas evangélicas da cidade, além de secretários, chefe de gabinete, vereadores e servidores municipais.

Durante o evento o prefeito Genilson Silva (PT), agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento. “O objetivo do encontro é construir um plano de ação e desenvolver uma capacitação para os pastores e líderes, com isso formar uma equipe eficiente que fomente a política pública voltada para os evangélicos. Temos valorizado ações que integrem a família e a comunidade como um todo. Este encontro traz abordagens importantes de assuntos atuais que precisam ser debatidos e compartilhados pelos cidadãos”, disse o prefeito.

Visando a integração dos pastores, o pastor Maruilson Souza fez uma brilhante palestra sobre o tema e destacou que é a primeira vez que Sobradinho sedia um encontro como este. “Esse momento sem dúvida servirá para aproximar os pastores que muitas vezes residem na mesma cidade e não se conhecem, com esses encontros poderão surgir novas amizades. Desde já quero agradecer o convite do prefeito Genilson Silva e que outros eventos sejam realizados em Sobradinho com está finalidade”.

A programação contou também com um delicioso café da manhã. Em seguida os participantes desenvolveram trabalhos em grupos e construíram plano de ação voltado para os evangélicos.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Governador Wagner mostra entusiasmo pela pré-candidatura de Luiz Vicente Berti à prefeito da cidade

Neste fim de semana, o governador Jaques Wagner esteve na região para reinaugurar a BA-210, que liga Curaçá/Juazeiro. Oportunidade em que o deputado estadual Roberto Carlos, PDT, integrante da base aliada do governo da Bahia, promoveu mais um encontro do pré-candidato à prefeito do seu partido em Sobradinho, o advogado, Luiz Vicente Berti (PDT), com o governador Jaques Wagner (PT), que demonstrou o interesse em fortalecer cada vez mais a sua base aliada.

Na ocasião, Luiz Vicente, preocupado com a atual situação de dificuldade pela qual passa o município, destacou a importância da cidade de Sobradinho para o desenvolvimento do vale do São Francisco, ressaltando o fortalecimento econômico através da diversidade da matriz energética, bem como enfatizou a necessidade da implantação de uma política de Turismo sustentável para a região, dentre outros assuntos. Nesta oportunidade, o governador demonstrou entusiasmo com as pretensões do jovem pré-candidato da terra da barragem.

Ascom PDT/Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeito entrega prédios da UBS, CREAS e SASE à população

O prefeito Genilson Silva (PT) e da Secretária de Ação Social Marizalva Ribeiro, acompanhados de secretários municipais, vereadores, servidores da prefeitura e população entregou na tarde de ontem (24) aos sobradinhenses o novo Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS e a Unidade Básica de Saúde – UBS Geraldo Ferreira Dantas localizada na Portelinha. Também as novas instalações da Secretaria de Ação Social – SASE foram entregues à população.

Para a Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro esse foi um momento importantíssimo na história do município. “A sede da SASE foi construída em 1990 e pouco se fez o longo destes anos para ampliá-la ou reforma-la. Esse investimento demonstra a preocupação do prefeito Genilson Silva na melhoria do atendimento os mais necessitados, aos inscritos nos diversos programas de assistência social” – disse.

Na Portelinha, onde foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Geraldo Ferreira Dantas, a Secretária de Saúde, Nadja Maria ressaltou a importância da nova UBS para a cidade: “É a primeira unidade construída para o fim específico de atendimento à saúde no município e dentro em breve entregaremos mais duas” – discursou.

Um emocionado filho, o vereador Geraldo Filho, agradeceu a homenagem prestada ao seu pai e o prefeito destacou a importância da prevenção para o controle das doenças endêmicas que proliferavam no município: “Quantas vidas foram salvas?” – ele perguntou – “Hospital é complementar, mas o importante é prevenir”.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Nem agressão de opositores consegue tirar alegria do Povo no primeiro dia de festa

De certo que era esperada uma festa animada com as atrações e as puxadas de trio constantes do programa, mas o que se viu ontem à noite, desde as 19:00 horas até a manhã desta sexta feira (24) foi a maior festa popular de Sobradinho.

Começou com “Oz Bambaz” e Rubinho, no trio, deixando a Avenida Alvorada e a Avenida José Balbino lotada, animada, dançando e continuou com as Bandas “Hit Massa” e “Os Caboclos” balançando o chão da Praça Sete de Setembro.

Até a tentativa malograda, de uns poucos veículos e motos de percorrerem a avenida em sentido contrário ao trio, promovida pelos dois remanescentes da oposição, que o povo vaiou e denominou “Caravana do Desespero” quando forçados pela maré humana tiveram de dar meia volta, foi motivo de descontração e muita chacota vinda dos alegres foliões.

Na abertura oficial dos festejos da cidade o prefeito Genilson Silva lamentou o episódio, mas ao mesmo tempo agradeceu aos promotores e integrantes da carreata, já meio do povo, arrastados pela alegria contagiante, “por mostrarem o quanto são pequenos os indivíduos que um dia estiveram à frente dos destinos desta cidade e de quanto são capazes para atender a interesses pessoais”: “Foi a melhor prova, não foi preciso discurso, eles mesmos se denunciaram, ao pretender desmobilizar e transtornar uma festa que não é da prefeitura, não é de partido político, é do povo de Sobradinho.”

Sem registro de violência, salvo a da “carreata”, o povo cantou e dançou até as primeiras horas da manhã.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

História

Sobradinho foi construída pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco, que possui hoje, o maior parque gerador de energia elétrica do Brasil

A história de Sobradinho é atípica. Em 1971, o Ministério das Minas e Energia, visando regularizar e garantir uma vazão mínima do Rio São Francisco, para o aproveitamento otimizado das turbinas das usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Moxotó, tomou a decisão de construir a Barragem de Sobradinho. No antigo distrito,localizado a 46 quilômetros da sede do município de Juazeiro, ao qual pertencia, iniciaram-se já em 1973, as obras de construção da barragem de Sobradinho e também aproveitamento hidroelétrico, possuíndo hoje seis unidades geradoras.
Sobradinho
Logo a povoação tornou-se um grande núcleo urbano, habitado pelos trabalhadores que edificavam a barragem. O projeto da CHESF era, depois de concluída a construção, organizar a retirada dos trabalhadores e destruir o núcleo urbano formado. No entanto, diante de forte mobilização dos moradores, e através de plebiscito em 1989, acabou por se tornar uma cidade permanente. Orgulho da engenharia brasileira, a barragem forma o maior lago artificial do mundo em espelho d”água, com 4,2 mil quilômetros quadrados e capacidade de armazenamento de 34 bilhões de metros cúbicos Nas fotos (galeria), voce vai conferir a beleza indescritível que se oferece a quem visita Sobradinho.

ORIGEM DO NOME SOBRADINHO
Vila Santana

Presume-se, que esse nome tenha se originado de um pequeno sobrado localizado próximo à cachoeira, para operação do sistema de eclusagem, a qual era chamada, ora de cachoeira do Sobrado ou cachoeira de Sobradinho. O antigo povoado teve origem através dos índios da tribo Tamoquim em uma localidade conhecida na época por Serrote da Aldeia, hoje vila S. Francisco. Após a chegada dos portugueses, no final do século XVI, surgiu a Fazenda Tatauí, que, em tupi-gurarani, significa flecha de fogo.

ESPORTES AQUÁTICOS

Com sua água ideal para o banho, pesca e a prática de diversos esportes aquáticos, o lago ou barragem de Sobradinho tornou-se uma das maiores atrações turísticas da região.

Do alto do Mirante o turista pode observar toda a cidade e a beleza das águas do lago, no entanto um dos   pontos altos da visita acontece durante a eclusagem, que é um sistema que propicia a passagem 


Sobradinho foi construída para abrigar trabalhadores que chegavam de todas regioes do país, com a finalidade de construir a barragem. Inicialmente duas vilas, S.Francisco e Santana foram construídas e administradas pela CHESF. A vila S. Joaquim foi construída pela polulaçao, com a cedencia de lotes pela CHESF.das embarcações do oeste da Bahia e Minas Gerais, por um elevador de água através da barragem até as cidades de Juazeiro(BA) / Petrolina(PE)

Diante da necessidade de implementar um comércio diversificado que atendesse a demanda, surgiu a vila S. Joaquim, com lojas, farmácias, supermercados e uma feira livre improvisada.Hoje, a S.Joaquim possui saneamento, prefeitura, câmara de vereadores, bancos, igrejas, mercado municipal, escolas, delegacia de polícia, quadra de esportes,etc…

sobradinhobahia.com
O portal da Terra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Contas aprovadas e salários em dia, Município festeja 23 anos de emancipação

O prefeito Genilson Silva, acompanhado da Secretaria de Ação Social, Marizalva Ribeiro e do Secretário de Administração e Finanças, Arilson Almeida divulgou na manhã de hoje (22) a programação dos festejos de 23º aniversário de emancipação de Sobradinho.

“Nestes três anos superamos inúmeras dificuldades herdadas de nossos antecessores” – diz Genilson – “Este ano temos sólidas razões para comemorar o aniversário da cidade”; reforçando o convite a todos que “queiram conhecer um cidade bonita, tranquila ou que queiram visitar amigos e parentes”, nestes dias de festa.

A programação contempla atividades esportivas, inaugurações, momentos cívicos e muita festa em quatro dias a partir desta quinta feira, 23, até o domingo, 26.

A seguir, na integra a Programação Oficial:

Dia 23, Quinta-feira:

A festa começa com uma puxada de Trio Elétrico com a Banda “Os Bambas” saindo da Avenida Alvorada no Posto Vitória a partir das 19:00 horas e continua a partir da 00:00 horas com a Abertura Oficial na Praça Sete de Setembro, Salva de Fogos e shows musicais com as Bandas “Hit Massa” e “Os Caboclos”.

Dia 24, Sexta-feira:

Oito horas da manhã, no Paço Municipal, Hasteamento da Bandeira, execução dos Hinos e saudação do prefeito às autoridades. No Campo Geraldo Silva acontece o IV Torneio Taça da Cidade a partir das 8:30. Às 8:40 começa a IV Maratona da Terra da Barragem e às 9:30 IV Copa de Ciclismo.

O prefeito participa das premiações e entrega Kits escolares às 10:00 no Paço Municipal.

As inaugurações estão programadas para a tarde da sexta feira a partir das 16:00 horas, quando o prefeito inaugura as novas instalações da SASE-Secretaria de Ação Social; às 16:30 inaugura o CREAS-Centro de Referência Especializada em Assistência Social e às 17:00 horas a UBS – Unidade Básica de Saúde da Portelinha, Loteamento Habitacional José Balbino de Souza com a presença da Banda “Caul Sena”.

Um destaque da programação, que também está sendo realizado pela quarta vez “desde que se deu importância e reconhecimento àqueles que mais fizeram por Sobradinho”, como anota a Secretaria Marizalva Ribeiro, é o Carnaval da Melhor Idade.

Animado por uma banda de sopro, formando o Bloco “Pierrot e Colombinas da Melhor Idade”, saindo da frente da Rodoviária, na São Francisco; os idosos da cidade irão fazer uma festa para a qual convidam a comunidade e visitantes. “A festa tem hora de começar, mas não de acabar” – diz a foliã Marizalva Ribeiro.

Na noite de sexta feira a festa continua a partir das 20:00 horas com mais uma Puxada de Trio, saindo da Rodoviária na São Francisco com a “Banda Pagodart”. Quem balança o chão da praça a partir da meia noite na Sete de Setembro são as Bandas “Som de Black” e “Amigos do Samba”.

Dia 25, Sábado:

Esportes radicais logo de manhã com os pilotos fazendo o reconhecimento da pista do IV Motorcross da Terra da Barragem.

À noite quem faz a puxada de trio, saindo da Avenida Alvorada, é a Banda “Rapina”, a partir das 20:00 horas e a festa terá seu ponto alto com a presença de Alan Kleber na Praça Sete de Setembro a partir das meia noite. O show ainda terá a presença do “Forró sou mais eu”.

Dia 26, Domingo:

No domingo o IV Motorcross, além de muita adrenalina, trará para os espectadores e pilotos as Bandas “Prakato” e “Amigos do Samba”.

O prefeito encerra às 16:00 horas as atividades alusivas ao 23º aniversário de Sobradinho.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Vereadores de situação e oposição pregam desejo de boa convivência e respeito na câmara 

Os últimos acontecimento na câmara de vereadores de Sobradinho, chegou a uma temperatura nada saudável do pontop de vistade mocrático com as palavras saindo do campo das ideias e se materializando em agressões verbais e fisicas. diante do que tem ocorrido, os vereadores Cicinho e Manoel Messias chamam à razão, os vereadores que tem extrapolado na falta de respeito na casa. O vereador Manoel Messias, da bancada do prefeito, prega o entendimento e a cautela e diz esperar “que a Mesa Diretora não faça da Instituição um instrumento de política partidária em favor de um candidato a prefeito”.

Para ele a Mesa Diretora e os vereadores de oposição “precisam aprender a viver as diferenças”, “não distorcer as coisas”. “Fazer política é um coisa boa, na hora e no momento certo”, diz ele e emenda: “A Câmara é composta por vereadores que sabem legislar e nosso principal papel é defender o município. Basta apenas que a Mesa faça seu papel de gestão”.
Cicero Alves, Cicinho da Madecom, oposição, concorda em parte: “Temos obrigações e responsabilidade com o município, realizamos nosso trabalho fiscalizando, discutindo e aprovando o que é bom para Sobradinho” e discorda: “Agora querer que político não faça política? Não tem jeito de deixar de fazer política. Faço política como vereador, como cidadão e na data certa farei política como candidato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Câmara abre trabalhos legislativos ainda com temor das brigas de 2011

Sem a presença do prefeito, com o plenário quase lotado, a sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Sobradinho, na noite desta quinta feira (16/02) foi marcada por discursos de vereadores da oposição e situação defendendo entendimento, calma e ânimos controlados.
As últimas sessões de 2011 foram marcadas por enfrentamento e agressões mútuas que levaram à intervenção da polícia e a disposição dos vereadores, diante das críticas generalizadas, pelo menos nos discursos, é de discutir com serenidade as propostas oriundas do Executivo.
A mensagem
A mensagem do prefeito, lida pelo assessor Joselito Macedo, ressaltou a importância das políticas públicas de valorização da educação e saúde, o pleno funcionamento dos conselhos municipais e a participação popular na administração, as dificuldades por falta de repasses e a melhoria nas condições de trabalho dos funcionários. Para o prefeito Genilson Silva o ano de 2012 será de conclusão das obras iniciadas e de novas iniciativas visando o desenvolvimento econômico e social do município.
Além da exortação ao entendimento, oposição e situação prestaram homenagem ao ex-vereador Geraldo Dantas, completando um mês de falecimento.
Apesar de toda a boa vontade demonstrada nos discursos, o vereador Manoel Messias (PV) criticou a Mesa Diretora pela confecção e distribuição de uma agenda que tem na capa além do ano 2012 vários Ls em torno dos números, uma referência para lá de explícita ao nome do pré candidato de oposição e ao número do PDT, partido a que é filiado.
Gabriel Lustosa, de oposição, ao prestar homenagem a Geraldo Dantas, lembrou o acidente causador da morte de um cidadão: “A primeira obra que o prefeito inicia já, colocando esta cerca, mata um cidadão. Minhas condolências à família” – discursou.

Ascom/Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeito Genílson Silva coloca em dia salário de efetivos, contratados e temporários do município

O prefeito Genilson Silva (PT), aproveitou a reunião do secretariado na tarde de ontem (14), quando se discutia a programação do aniversário da cidade, para informar que todos os salários de efetivos e contratados, além dos valores devidos pelos contratos de serviço e assessoria estão “rigorosamente em dia”.
Ressaltando que “estamos apenas cumprindo a obrigação de pagar no tempo certo os compromissos que firmamos em nome da prefeitura”, o prefeito diz “que se abre um novo tempo para os colaboradores da prefeitura de Sobradinho”.
“Apesar de ser obrigação e dever só esta administração conseguiu este feito”, observa o prefeito, para quem as dificuldades “fiscais, contábeis, administrativas e financeiras”, provenientes dos gestores que o antecederam foram o “grande entrave sempre presente, que começamos a superar”.
“Vamos fazer o possível para manter esta regularidade” – afirma, lembrando que: “este ano já garantimos uma bonificação aos professores e vamos discutir as melhorias dos funcionários ligados à saúde e administrativos”.
Reconhecendo “a legitimidade da pressa que a comunidade tem em ver obras e realizações”, o prefeito, aos secretários e assessores, disse se sentir “otimista” com a retomada das obras oriundas de emendas e convênios: “O governo federal e o governo estadual voltaram a liberar os recursos retidos e acredito que há razões para comemorar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Jornada Pedagógica de Sobradinho: Descontração, conhecimento e boas notícias.

A Jornada Pedagógica 2012, marcando o início do ano letivo na rede municipal de ensino em Sobradinho, trouxe para os professores além de conhecimento, descontração, reencontro a notícia, recebida com alegria e entusiasmo, da disposição do prefeito de repassar uma bonificação no valor de R$ 622,00 reais a cada professor.

“Não é uma atitude eleitoreira, nem provisória. É uma lei, que depende agora da aprovação da Câmara. Nenhum gestor vai poder alegar falta de recursos ou falta de instrumento legal para fazer este repasse anualmente” – disse o prefeito Genilson Silva aos mais de quatrocentos professores que lotaram o auditório do Memorial da CHESF nesta terça feira (07/02).
A Jornada, começou segunda  à noite com apresentações da Orquestra D Lucca, Balé Vivência e Maviael Melo cantando junto com os professores e com uma palestra do Professor Denis Andrade Santa Cruz, professor da Universidade Federal de São Paulo, teve continuidade desde as 8:00 horas da manhã desta terça, com palestras dos professores Juraci Marques e Renilton Silva.
Ao saudar os professores da rede a Secretaria de Educação, Ednalva Fernandes, lembrou as conquistas, o esforço realizado para a reconstrução e legalização das unidades escolares e a retomada do crescimento do número de matriculas e finalizou, emocionada, ovacionada: “Vamos continuar juntos”.
Frisando que “faz questão de acompanhar” o início do ano letivo, o Prefeito Genilson Silva, saudou os professores, parabenizando-os pelo esforço e dedicação: “Educação é a prioridade número um deste governo”.
Para ele “as obras intangíveis, educação, políticas sociais e saúde” não mostram resultados imediatos, “mas contribuem de maneira decisiva para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltando a participação popular através dos Conselhos “todos funcionando em Sobradinho”, que dão voz e vez ao Povo na elaboração e execução das políticas públicas. 
“Reconhecer o trabalho do professor é também remunerá-lo de forma digna” – disse Genilson e anunciou o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei estabelecendo uma bonificação a cada professor a ser paga assim que a lei for aprovada na Câmara.
O momento mais esperado da Jornada foi a palestra do Professor, Educador e Consultor Jorge Portugal, aplaudido de pé pelos professores presentes. Com alegria, descontração e bom humor o apresentador do programa Aprovado da Rede Globo, falou sobre os desafios da educação e a cultura afro-brasileira.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Energia Eólica “o pré-sal de Sobradinho”

O resultado dos leilões de energia realiados entre 2008 e 2010 começam a tornar-se realidade no árido sertão da Bahia, no município de Sobradinho, com a chegada de duas dezenas de carretas com as unidades de geração de energia na última semana de janeiro.

São as longas pás das hélices, os imensos módulos para a montagem das torres e os geradores que irão receber, armazenar e distribuir a energia gerada.

Enquanto 20 enormes caçambas, tratores e compactadores terminam a íngreme estrada que leva ao alto da serra, dezenas de operários finalizam acampamentos, instalam tubos e finalizam a concretagem das bases que receberão as primeiras dezesseis torres para geração de energia. O prazo para a produção de energia não deve ultrapassar maio desde ano de 2012.

Quem comemora a rapidez das obras é o prefeito Genilson Silva (PT): “Houve quem não acreditasse, houve quem tentasse atrasar as obras em nosso município, tentando privilegiar outros parques de geração de energia em outras cidades, mas é de Sobradinho que irá sair o primeiro quilowatt de energia eólica produzida no sertão da Bahia”.

Para ele, igual a centenas de outros prefeitos de pequenas cidades do interior, que se depara com dificuldades financeiras enormes diante das demandas sociais, que recebeu a prefeitura dilapidada e devendo, com o quadro de funcionários inchado e a cada mês vê receitas diminuindo ou até sequestradas por irresponsabilidade dos antecessores a energia eólica é “uma luz”: “Criar empregos estáveis, gerar renda, ter recursos para aplicar na infra estrutura urbana e honrar os compromissos com prestadores de serviço e fornecedores, é o sonho de todo gestor público” – avalia Genilson – “O problema é que encontramos o caos, a desorganização e a inadimplência impossibilitando a prefeitura de receber repasses, firmar convênios e estabelecer um cronograma. Uma nova fonte de renda através do ICMs e a geração de emprego para um milhar de nossos jovens é muito bem vinda”.

Lembrando que os próprios parques de geração de energia podem se tornar um atrativo turístico “também uma forma limpa de geração de emprego e renda”, Genilson diz que “a energia eólica pode ser o pré-sal de Sobradinho” e “o caminho para um desenvolvimento sustentável, solução dos problemas que hoje vivenciamos”, desde que os próximos gestores sejam responsáveis e comprometidos com a comunidade.

O que está sendo construído em Sobradinho

São cinco parques de geração de energia eólica, totalizando 120.600 quilowatts de capacidade, distribuídas em 63 UG (Unidades de Geração), torres com 85 a 100 metros de altura. O primeiro parque deverá gerar energia em maio.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

PSL E  PT do B FAZEM CONVENÇÃO EM SOBRADINHO.

Filiados, militantes e dirigentes do Partido Social Liberal (PSL) e Partido Trabalhistas do Brasil (PT do B) de Sobradinho, participaram neste domingo, dia 29, na Câmara Municipal de duas movimentadas convenções que confirmaram as composições dos diretórios e executivas dos dois partidos na cidade.

Os dirigentes regionais do PSL e do PT do B, Antonio Olívio (Toninho) e Francisco de Assis (Assis da Apolo) respectivamente, estiveram à frente dos trabalhos ao tempo que eram auxiliados pelos presidentes municipais dos dois partidos: Silvio Alcântara e Tarcísio Oliveira e por populares que fazem a política local no município.

Embora a convenção tivesse o objetivo da confirmar seus novos dirigentes locais, houve por parte dos presentes, uma expectativa com relação ao posicionamento do PSL e do PT do B diante das eleições municipais deste ano.


A presença de Luiz Vicente

Na condição de convidado de honra, o ex-candidato a prefeito nas eleições de 2008, Luiz Vicente Berti deu um novo tom ao evento quando o mesmo saudou todos os presentes e reafirmou sua pré candidatura a Prefeito de Sobradinho. A presença de Luiz Vicente muito inspirou os discursos dos dirigentes dos partidos e de vereadores de oposição que não pouparam críticas a atual gestão do prefeito Genilson Silva do PT. O vereador Carlos Passos e Gabriel Lustosa, por exemplo, afirmaram que a gestão de Genilson é marcada pela incompetência e pelo abandono que tanto decepcionam o povo de Sobradinho que precisa urgente de um projeto inovador e voltado para os verdadeiros interesses do povo.

A convenção apresentou ainda um total de 18 pré-candidatos a vereador que devem ter seus nomes confirmados até o dia 30 junho, quando termina prazo para os  partidos definirem suas alianças política para eleições municipais deste ano.

Por Raimundo Fábio
Fotos: Aniceto Queiróz


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Revitalização da pesca e aquicultura do lago artifical

O impacto ambiental produzido durante a construção da represa de Sobradinho, no Médio São Francisco, foi debatido na manhã da quinta-feira (18) na diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A audiência aconteceu na sede da empresa, em Sobradinho, e foi acompanhada por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura de Brasília (MPA) e da unidade da Bahia Pesca, além de pescadores e piscicultores da região.

A criação de uma estação de piscicultura para o repovoamento de espécies nacidade foi uma das alternativas apresentadas pelos representantes do setor para incrementar a produção de pescado no município, além de ser uma medida sugerida na época pela Chesf como forma compensatória para a construção da barragem. a estação “vai permitir uma fonte de renda para quem vive da atividade e ajuda a desenvolver o setor, na medida que contribui para aumentar o estoque pesqueiro na região”.

Outro ponto debatido foi a questão da licença ambiental, instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, que permite os produtores exercerem a atividade de forma regular, uma vez que os tanques redes instalados no lago de Sobradinho encontram-se em área da Chesf e aguardam regularização por parte do órgão ambiental licenciador.

Nova reunião e participantes
Na próxima sexta-feira (27), uma nova reunião técnica de aprofundamento irá discutir e elaborar um relatório que indicará a necessidade de viabilização do projeto de criação da estação de piscicultura para a região, além de debater a possibilidade de construção de um convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para tratar a questão da fiscalização da pesca no entorno do lago.

Participaram da reunião representantes do Comitê Gestor da Pesca e Aquicultura do Território do São Francisco, Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Embrapa, Sebrae e entidades representativas da pesca e aquicultura.

Gilmar Aparecido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura distribuiu 3.000 presentes para as crianças

A prefeitura de Sobradinho, através da secretaria de Ação Social, reuniu no dia (28), na Praça Sete de Setembro, no centro da cidade, cerca de 3.000 crianças para distribuir presentes de Natal.

A Secretária de Ação Social, Marizalva Silva, numa parceria com as escolas municipais, vários stands, cada um deles representando uma escola e professoras encarregadas de fazer a entrega dos presentes através de fichas que foram distribuídas anteriormente nas escolas.

Antes mesmo da distribuição, um carro de som, com o papai e a mamãe NOEL percorreu as principais ruas e avenidas de Sobradinho.

No seu discurso, Marizalva disse da satisfação de estar ali naquele momento, em nome do prefeito Genilson Silva, levando para aquelas crianças, o presente de Natal:

“Presente esse que eu não tenho dúvidas de que trouxe um momento a mais de felicidade para essas crianças neste final de ano, um presente do Governo Gestão e Seriedade”.

O prefeito de Sobradinho iniciou o costume de homenagear com presentes, as mães, em maio, e as crianças, em dezembro.

Além dos alunos, portadores da fichas, centenas de presentes foram distribuídos às crianças que lotaram a praça.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Contas de Genilson aprovadas pelo segundo ano consecutivo

O plenário do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou por unanimidade na tarde desta terça feira as contas da Prefeitura de Sobradinho referentes ao exercício de 2010.

Para o prefeito Genilson Silva (PT), que acompanhou de perto a votação, a aprovação das contas demonstra “a seriedade com que tratamos os recursos públicos” e a “mudança para melhor da estrutura administrativa da prefeitura”.

Segundo Arilson Almeida, Secretário de Finanças de Sobradinho, as ressalvas apontadas pelo TCM são passíveis de reconsideração e referem-se à liquidação de contas da administração anterior.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Vândalos destroem placas de aniversário

Nenhuma dos cinco outdoors em homenagem ao aniversário do prefeito de Sobradinho escapou à ação dos vândalos nesta madrugada de domingo para segunda (12). Três tiveram os painéis rasgados, uma foi suja com tinta e outra derrubada.

O que se diz na cidade é que foi um “recado” de como será a campanha política.

Genilson, que foi homenageado na tarde desta segunda feira com uma confraternização promovida pelos funcionários e partidários disse que “esta é uma nota triste, de desrespeito à democracia, essa falta de respeito e inconformismo com a nossa vitoria”.

Inconformados com a destruição, três correligionários do prefeito, que coordenaram a arrecadação de recursos para a confecção dos outdoors, devem dar queixa do vandalismo à polícia.

(Informações PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Cidade participa da 3º Oficina de Fortalecimento dos CME´s da Bahia

Conforme compromisso do Executivo Municipal com o Programa de Apoio aos Municípios – PROAM, do Governo do Estado, a Secretaria da Educação de Sobradinho enviou dois conselheiros municipais de educação (Reginaldo Bitencourt de Oliveira e Maria Givanice Santana) e dois integrantes do Comitê Local do PAR – Plano de Ações Articuladas – (Maria Nazaré Pinheiro e Galdenildo Fernandes) à 3ª Oficina de Fortalecimento dos CME´s da Bahia, que envolveu nesta etapa cerca de 127 municípios.

O evento ocorreu na cidade de Jacobina, dia 1º de dezembro do corrente ano e concluiu o ciclo de três oficinas, com a participação de 16 municípios, do Pólo 10. Na oportunidade, algumas caravanas, a exemplo de Sobradinho, expuseram as ações realizadas e desafios para seus sistemas de ensino.

Durante a programação foi discutido o Ensino Fundamental de nove anos; fluxograma das principais atividades do CME e o processo de autorização de funcionamento escolar. Como parte desta formação, o município de Sobradinho já havia recebido o técnico Renilton Silva, do PROAM, dia 07 de novembro, quando foram socializadas as oficinas anteriores para demais conselheiros e membro do Comitê Local do PAR.

No encerramento, realizou-se um “amigo secreto”, com presentes da expressão cultural de cada cidade, ocasião em que brindamos colegas e o técnico Renilton Silva com trabalhos de artesanato realizados pelo CEBEC.

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Idosos residentes em Sobradinho receberam nesta segunda feira (27) da Secretária Marizalva Ribeiro as novas carteiras que lhes dá acesso gratuito ao transporte interestadual.

“Recadastramos e emitimos novas carteiras para os idosos residentes em Sobradinho, dando a eles oportunidade de se deslocarem gratuitamente sem burocracia e dificuldades” – disse Marizalva Ribeiro, a Secretária de Ação Social – “É um dever da prefeitura que cumprimos com prazer”.

Dois dos beneficiários; Raimundo Nonato, morador da Vila São Francisco e José Pedro Almeida, da Vila São Joaquim, receberam com alegria as novas carteiras: “As antigas já tinham perdido validade, agora posso ir ver meus filhos” – diz Nonato, complementado por Almeida: “Agora sim não vou ter dificuldade de viajar para me cuidar”.

Os portadores das carteiras antigas podem ir à Secretaria de Ação Social para substituição, “sem burocracia e sem perda de tempo” – garante José Gomes, assistente da SASE e quem se enquadrar como idoso pode solicitar a nova carteira.

(Thalita Bezerra – Ascom Sobradinho)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Funcionário defende mudança da secretaria de saúde e ataca vereadores

Depois de 34 meses e vinte dias, o Prefeito Genilson Silva (PT), resolveu voltar atrás e retornou a Secretaria de Saúde (que funcionava na Vila Santana) para a Vila São Joaquim, bairro de onde jamais deveria ter saído.

Enfim, diz o ditado popular “ANTES TARDE DO QUE NUNCA”, é valido, uma vez que o bom senso prevaleceu, dessa forma, aquelas pessoas que não tinham acesso à secretaria pelas dificuldades impostas, agora terão a sorte de contar com os serviços perto de suas residências.
Por outro lado, o que nos deixou enormemente entristecidos foi confirmar a falta de compromisso dos nove vereadores da cidade, que durante todo esse tempo, nada fizeram, nem mesmo um único pedido de providências, o que venhamos e convenhamos é a única coisa que sabem fazer mesmo. Talvez o descaso se devesse ao fato de que todos eles independentemente do local em que residam, possuem carro, ou seja, o povo que é quem paga os salários deles, que continuassem andando a pé, mesmo nos casos de doença, mais uma vez ficou claro que para eles, quanto mais motivos o povo tiver para depender deles melhor será para aqueles que acreditam numa futura reeleição, assim entre mortos e feridos o povo que se danasse, na próxima campanha estarão batendo nas portas e pedindo votos, inclusive prometendo lutar por melhores condições de saúde para a população, ou seja, mentir tem sido o forte deles em campanha eleitoral, não é mesmo?

E assim estamos dizendo, voltar atrás nunca mais, nunca mais mesmo, ouviram senhores vereadores?

Alexandro Nunes Lima
Funcionário Público

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Município realizou Seminário sobre o Ordenamento do Lago e seu Entorno.

A Prefeitura de Sobradinho, através Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP realizaram entre os dias 16 e 17, no auditório do Memorial CHESF, o I Seminário sobre o Ordenamento do Lago de sobradinho e seu entorno.

Participaram do evento entidades locais e regionais, dentre elas: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Secretaria de Agricultura, Poder Público, INEMA, Colônia de Pescadores de Sobradinho, Associação de Pescadores de Casa Nova, Remanso e Sento Sé, Bahia Pesca, IRPA, Território do Sertão do São Francisco, Embrapa, Trabalhadores Rurais e Pescadores.

Durante o evento os participantes discutiram e aprovaram propostas para ordenar o uso da água, a ocupação e o uso do solo no município.  

(Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho


Prefeito Genilson Silva é condenado a devolver mais de hum milhão e duzentos mil reais

O inferno astral do prefeito da cidade de Sobradinho Genilson Silva (PT), continua quente. Nos últimos dias tem pipocado denuncias ded falta de pagamento ao funcionalismo, fechamento do matadouro municipal por absoluta falta de condições higiênicas. A perda de seu vice-prefeito e principal articulador político Adeilson que faleceu recentemente, e agora é sentenciado pelo TCM/BA, a devolver mais de hum milhão e duzentos mil reais. Leia a setença do Tribunal de contas da Bahia:

O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 1º, inciso XX, da Lei Complementar n° 06/91, combinado com os arts. 3º e 10, § 1º, ambos da Resolução TCM nº 1.225/06, após deliberar sobre o referido processo e considerando o Voto do Conselheiro Relator Plínio Carneiro Filho, discutido e aprovado na Sessão Plenária de 23 de setembro de 2011, conhece e julga parcialmente procedente o Termo de Ocorrência TCM nº 09714/11, lavrado pela 1ª CCE em desfavor do Sr. Genilson Barbosa da Silva, Prefeito do Município de Sobradinho, para imputar-lhe, com arrimo no art. 71, inciso II, da mencionada Lei Complementar nº 06/91, multa no valor de R$1.000,00 (um mil reais), devendo ser recolhida aos cofres da Prefeitura no prazo de trinta dias do trânsito em julgado do decisório na forma do estabelecido na Resolução TCM nº 1124/05, sob pena de adotar-se as medidas estabelecidas no art. 49 combinado com o art. 74, da multicitada Lei Complementar nº 06/91, com a cobrança judicial do débito, considerando que as decisões dos Tribunais de Contas que imputam débito ou multa têm eficácia de título executivo, na forma do contido no art. 71, § 3º, da Constituição da República e no art. 91, § 1º, da Carta Estadual.

Determinar a devolução, com recursos municipais, às contas bancárias do FUNDEB/FUNDEF o expressivo montante de R$1.245.987,08 em até vinte e quatro parcelas mensais.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Copa Vela Adventure termina com balanço positivo

Depois de dois dias de festa e muita animação, a Copa Vela foi considerada, a maior festa de Sobradinho durante esses últimos anos. Milhares de pessoas lotaram o Porto de Juacema para curtir os shows promovidos pela Prefeitura de Sobradinho a apreciar o esporte náutico que ofereceu um show de cores e beleza nas águas do Rio São Francisco.  O evento marca o retorno das competições de vela nas classes Windsurf, Hobie Cat 14 e a mais nova classe na Bahia, os veleiros Open Bic, da Bic Sports.

Para Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Edízio Pinheiro, a Copa Vela termina com uma avaliação positiva. “O evento não é foi só festa. Foi oportunidade de trabalho. Enquanto uns curtiram, outros enxergaram uma oportunidade de ganhar dinheiro. Empregos diretos e indiretos foram gerados. Hotéis, pousadas, bares, restaurante, comércio de confecções, barraqueiros foram alguns dos setores beneficiados e isso movimentou a nossa economia. No próximo vamos fazer a maior Copa Vela da História de Sobradinho, onde teremos mais tempo para organizar e buscar parceiros”.

O Comandante da 76° CIPM Major PM Anselmo Bispo disse que ficou surpreso com a organização da festa em tão pouco tempo. “É um prazer para toda região o resgate deste evento e nós estamos aqui para manter a segurança da população. A cada dia do evento nós contamos com um contingente de 70 homens, além do reforço na sede do município e de blitz com policiais da Polícia Rodoviária Estadual e da CIPE-Caatinga e uma companhia do CPRN. O balanço da festa foi bastante positivo”, explicou Major Anselmo.

Na oportunidade o prefeito Genilson Silva parabenizou toda equipe que se empenharam na organização da festa. “Estamos devolvendo a comunidade e a região como um todo esse esporte náutico. Este ano o caráter é apenas estadual, mas já nos comprometemos com os velejadores e com a população que em 2012, com apoio do Estado e da União vamos fazer um grande evento. Vale à pena ressaltar que todos os secretários estiveram integrados na organização da Copa Vela Adventure 2011, mas agradeço especialmente ao Edízio que em menos de 60 dias conseguiu organizar o evento tão importante para o nosso município”.

O lago de Sobradinho por muito tempo foi considerado o maior lago artificial do mundo, e há mais de 10 anos atrás foi palco das memoráveis copas de vela de Sobradinho, e neste ano voltou com força total. Para a realização do evento a prefeitura contou com o apoio da Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Marinha, Corpo de Bombeiros, SAMU, dentre outros.

(Thalita Bezerra – Ascom Sobradinho)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Nesta quinta-feira (06) Sobradinho realiza a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a Política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes”, no auditório da Câmara de Vereadores, das 7:30h às 17:10h.

De acordo com o presidente do CMDCA, Sandra Hermínia, cinco eixos temáticos serão discutidos. “A Conferência Municipal é o evento mais importante do Conselho, dentro da temática, vamos trabalhar a atuação e esforço na garantia de criança e adolescente, reforçando a atuação de proteção e defesa dos direitos dos mesmos”.

Os eixos temáticos são: Programação e Universalização de Direitos em um contexto de desigualdade; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de Direitos Humanos de Criança e Adolescente; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania e Gestão Pública.

CMDCA: O conselho é formado por instituições governamentais e não-governamentais que respondem pelas políticas voltadas as crianças e adolescentes do município. Nas suas atribuições está à responsabilidade de garantir pareceres sobre projetos sociais e coordenar as ações dos conselhos tutelares no país.

 

Programação:

07h: 30min – Credenciamento;

08h30min – Abertura/Cerimonial/ Composição de mesa/ Hino Nacional

Pronunciamento das autoridades, civis, militares e parlamentares; Apresentação Cultura – APAE; Tribo Truká; Exibição musical;

09h30min – Leitura, Discussão e Aprovação do regimento Interno da Conferência;

10h00min – Coffee Break;

10h20min – Conferência: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direito Humanos de Criança e Adolescente na Bahia”.

Conferencista: Isabel Cristina Sampaio Angelim – Assistente Social

Eixo I: Programação e Universalização de Direitos em um contexto de desigualdade/ Eixo II: Proteção e defesa no enfrentamento das violações de Direitos Humanos de Criança e Adolescente/ Eixo III: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos/ Eixo IV: Participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania/ Eixo V: Gestão Pública.

11h40min – Debate dos eixos;

12h30min – Intervalo para o almoço (no local);

13h30min – Apresentação Cultural – PETI/Projovem Adolescente;

13h40min – Grupos Temáticos;

14h00min – Plenária: Apresentação e aprovação das propostas dos grupos temáticos;

16h30min – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual;

16h50min – Plenária Final: Apresentação dos Delegados Eleitos.

17h10min – Coquetel.

(Ascom Sobradinho)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Implantado Programa Saúde do Homem

No último dia (26), a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o apoio dos profissionais da 15ª DIRES, reuniu sua equipe técnica de enfermeiros e agentes comunitários de saúde para fazerem um momento de atualização e conscientização sobre a campanha de incentivo a saúde do homem na atenção básica. 

O evento foi realizado no CELEM, com a participação de gestores de programas e de unidades de saúde, além de agentes comunitários de saúde, responsáveis em levar à população as orientações da campanha. O programa tem como objetivo elaborar uma linha de cuidados voltados para os principais agravos que acometem a população masculina, além de desenvolver campanha sobre a importância dos homens cuidarem da saúde e implantar ações estratégias voltada para população no município. 

A partir de agora os homens de todas as idades e prioritariamente os que estão na faixa etária dos 40 anos em diante com histórico familiar de câncer próstata, terão atenção especial em todas as Unidades de Saúde da Família no município. Na oportunidade o médico gastroenterologista da 15º DIRES, Dr. Sidney, ministrou palestras sobre morbidade, mortalidade e prevenção de doenças que acometem o público masculino. 

Este Programa vem a consolidar as ações preventivas de saúde desenvolvidas no Município de Sobradinho pela atual administração, a exemplo de tantos outros programas como: Acompanhamento e Controle da diabetes, Programa de Combate ao Câncer do Colo de Útero e Mama, Programa de Acompanhamento e Controle da Hipertensão Arterial, Combate a Leishmaniose, Acompanhamento Psicossocial a Portadores de Doença Mentais, Planejamento Familiar, Triagem Neonatal, Programa Sisgeam, dentre outros. 

Na ocasião foram distribuídos mais de 40 balanças para todos os agentes comunitários de saúde, instrumento fundamental para realização do trabalho no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 2 anos.

(Ascom Sobradinho)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Festa de filiação do PSDB em Sobradinho

Deputado estadual Adolfo Viana e deputado federal Juthay Magalhães Jr. marcaram presença em ato de filiação de novos integrantes ao PSDB na cidade de Sobradinho. No evento, realizado no último final de semana, mais de 30 pessoas entre lideranças e pré-candidatos a vereadores se filiaram ao partido dos tucanos. O parlamentar destacou a importância do ato para o fortalecimento da legenda. “A filiação aqui em Sobradinho tende a deixar o PSDB mais coeso para a eleição que se aproxima”, ressaltou Adolfo Viana.

(Maria Rocha – Ascom Dep. Adolfo Viana)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Copa Vela Adventure é lançada oficialmente nesta sexta-feira

 

A Copa Vela Adventure, de Sobradinho (BA), será lançada nesta sexta-feira (30), às 19h, no Memorial da Chesf, localizado na Vila Santana. A partir do slogan “Venha viver essa energia”, todo o lançamento do evento esportivo, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, convidará os presentes a Viver a Energia da Copa Vela Adventure, em Sobradinho.

“Toda infra-estrutura está sendo montada, os últimos detalhes estão sendo ajustados, tudo para que o visitante seja bem recebido”, afirma Edízio Pinheiro, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat). Durante o lançamento, também, acontecerá uma coletiva de imprensa em que serão apresentados o novo conceito “Adventure” da Copa Vela de Sobradinho, a inovação do projeto, programação de competições de Vela; programação de competições de esportes radicais; a nova SEMAT; as atrações musicais que agitarão a Copa Vela Adventure e o I Encontro de Negócios em Piscicultura.


A Copa Vela Adventure

Durante os dias 8 e 9 de outubro, a Copa Vela Adventure estará a cargo da SIM! Agência de Marketing e Axé Wind, sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da SEMAT. O foco principal do evento este ano serão as competições de windsurfe no Lago da Barragem de Sobradinho, local com ventos ideais para a prática de esportes náuticos, e as competições de esportes radicais.

Cinquenta velejadores já estão inscritos na competição, entre eles Alexandre Lessa e Deni Brito, atuais campeões da etapa 2010 da Copa Vela de Paulo Afonso em suas respectivas categorias, e Tatiana Furtado, campeã baiana e brasileira na categoria iniciante. (ASCOM SOBRADINHO)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Fetag Bahia promove Seminário Regionalsobre o Bioma Caatinga

Um dos grandes desafios do MSTTR e entidades parceiras é a discussão e formulação de um Plano de Ações Estratégicas para o Bioma Caatinga e a convivência com o Semi-Árido. A caatinga é um ecossistema diferenciado dos demais pelo fato de ser o único que se situa totalmente dentro dos limites territoriais brasileiros. 

Essa atividade promovida pela FETAG Bahia e a Contag, com apoio dos STR´s e participação de entidades parceiras, inseridas no contexto do Parque Nacional do Buqueirão da Onça, e seu entorno, será importante para discussão de temas relevantes como a convivência com o semi-árido, áreas de fundo de pasto, unidades de conservação da natureza integral e de uso sustentável, energias renováveis, Gestão Ambiental Compartilhada, Educação Ambiental e a Sustentabilidade da Agricultura Familiar.

O Bioma Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste, estendendo-se pelo domínio de climas semi-áridos, numa área de 73.683.649 ha, 6,83% do território nacional; ocupa os estados da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Minas Gerais. 

O termo Caatinga é originário do tupi-guarani e significa mata branca; sua ocupação vem desde os tempos do Brasil Colônia com o Regime de Sesmarias e Sistema de Capitanias Hereditárias, por meio de doações de terras, criando-se condições para a concentração fundiária. De acordo com o IBGE, 27 milhões de pessoas vivem atualmente no polígono das secas.

Os ecossistemas do Bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por cultivos e pastagens. O desmatamento e as queimadas são ainda práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária que, além de destruir a cobertura vegetal, prejudica a manutenção de populações da fauna silvestre, a qualidade da água, e o equilíbrio do clima e do solo. Aproximadamente 80% dos ecossistemas originais já foram antropizados.

A região do Futuro Parque Nacional do Buqueirão da Onça é um mosaico de Unidades de Conservação; é habitada por pequenos criadores, agricultores familiares, garimpeiros, vaqueiros e boiadeiros. O estudo provisório do desenho desse mosaico, realizado pelo Instituto Chico Mendes – ICMBIO, por força da luta da Fetag Bahia, da Contag, e outros movimentos sociais, excluem as áreas das comunidades de fundo de pasto (área de propriedade coletiva outorgada à associação, com seus direitos garantidos na Constituição do Estado da Bahia). 

As perspectivas de programas que fortaleçam a agricultura familiar e comunidades tradicionais que protegem e vivem do extrativismo no Bioma Caatinga deve também pautar as discussões. As perspectivas da instalação de projetos de energia renovável, e principalmente de projetos de energia eólica, é uma temática atual. Um parque de energia eólica suporta em média 150 torres; e os impactos ambientais positivos e negativos, sobretudo, para a agricultura familiar e comunidades tradicionais devem ser conhecidos e discutidos pelo conjunto da sociedade onde os empreendimentos são instalados. 

Serviço:
O que? Seminário Regional sobre o Bioma Caatinga: Desafios e Perspectivas
Onde? Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Sobradinho
Quando: 29 e 30 de setembro de 2011, quinta e sexta-feira
Promoção: Fetag Bahia – Secretaria de Meio Ambiente

(Claudio Bastos – Fetag Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Matadouro da cidade é fechado por falta de higiene

O fato aconteceu no ultimo final de semana, após fiscalização da Vigilância Sanitária e ADAB, oportunidade em que ficou comprovada a incapacidade do Matadouro municipal, continuar com  o abate de animais para comercialização na cidade de Sobradinho. O pior de tudo é que a partir de agora, a população que já consumia carnes bovinas, ovinas, caprinas e suínas sem a menor condição sanitária, assiste a tudo de forma preocupada. 

Com o fechamento do Matadouro, a população sobradinhense passa a cosumir carnes abatidas  em fundos de muros, quintais e sitios, onde os braços da vigilância sanitária e da adab, não conseguem fiscalizar, e com isso aumenta o perigo da população de ingerir produtos de origem animal sem a devida fiscalização. A expectativa agora se prende a uma tomada de atitude da prefeitura de Sobradinho, no sentido de dotar a cidade e sua população de um abatedouro que respeite as normas de higiene no abate aos animais


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho


Sobradinho realiza a IIª Conferência Municipal de Cultura

O Departamento de Cultura do município, realizará entre hoje e amanhã (9), a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema: “Planejar é preciso, consolidação dos planos de cultura”.

As conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos. “As propostas finais serão apresentadas como projetos que comprovarão o Plano Municipal de Cultura”, informa o Secretário de Planejamento, Francisco José.

Logo após a abertura, virão as atividades em grupo que serão norteadas por seis eixos temáticos: I- Expressões Artísticas; II- Patrimônio e Memória; III- Pensamento e Leitura; IV- Transversalidade da Cultura; V- Gestão da Cultura; VI- Redes Produtivas e Serviços Criativos.


Programação:


Dia 09/09 – às 19h30h, na Praça Geraldo Silva – Abertura da Conferência Municipal e na oportunidade lançamento da SEXT-ARTE, novo espaço cultura oferecido para todas as expressões artísticas;

Dia 10/09 – às 08h no Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães – CELEM, debate e apresentação de propostas.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

O município de Sobradinho realizará nesta segunda-feira (29) a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá das 8h às 17h no auditório da Câmara de Vereadores e é promovido entre Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O tema será a consolidação do SUAS e a valorização do trabalhadores do setor”. A Conferência será um momento de discussão, levantamento de propostas e deliberação de sugestões que visarão ao fortalecimento da Assistência Social no município. O SUAS foi criado há seis anos para garantir proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice por meio de uma rede descentralizada. O programa engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. No evento estarão presentes representantes de setores governamentais e não governamentais envolvidos na área de assistência social do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

No último dia (11), o prefeito Genilson Silva (PT) acompanhado da Secretária Municipal de Educação – Edinalva Fernandes, diretores, vice-diretores e equipe técnica da Secretaria de Educação, estiveram na cidade de Senhor do Bonfim para formalizar a adesão ao Pacto com Municípios pela Educação, uma parceria do estado com 214 cidades. Na oficialização da adesão estavam presentes o Governador Jacques Wagner (PT), o Secretário de Educação do Estado – Osvaldo Barreto, além de outros prefeitos e secretários dos municípios que formam o pólo 7. Todos os prefeitos receberam um kit com a proposta do programa e material igual ao que o aluno receberá. A coordenadora do Pacto no Município, Givanice Santana e as professoras alfabetizadoras Maria Nazaré Pinheiro e Joselha Pires já participaram da formação e brevemente iniciarão a formação dos professores alfabetizadores do município. E como previsto, neste dia 17/08 (quarta-feira) a Secretaria de Educação recebeu os kits dos alunos e professores alfabetizadores que participarão do projeto.
Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Planejamento – SEPLAN e a Secretaria de Ação Social – SASE estará promovendo no auditório da Câmara Municipal de Vereadores na próxima sexta-feira (19), a partir das 08h, a 1ª Conferência Municipal de Juventude com o tema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.
O prefeito Genilson Silva (PT), convocou a conferência demonstrando e reconhecendo a importância da juventude no processo de transformação que o município, o estado e o país vêm passando. Segundo a Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro, a Conferência Municipal da Juventude marca uma nova fase da Prefeitura na relação com os jovens que abre espaço cada vez mais para uma sociedade mais justa e democrática.

Programação:
08h – Credenciamento;
08h30min – Abertura das atividades;
•Composição da mesa;
•Apresentação do Hino Nacional com os Meninos do Projeto Sobradinho;
•Pronunciamento, autoridades civis, militares e parlamentares;
•Apresentação cultural com os Meninos do CEBEC;
09h30min – Inicio das palestras:
•I tema: Juventude, Saúde e Esporte – Regina dos Santos Dantas;
•II tema: Juventude e Educação – Givanice Fonte;
•III tema: Juventude e Trabalho (direitos humanos) – Virginia Duarte;
•IV tema: Juventude Cultura e Comunicação – Paulo José.
10h30min – 30 minutos para questionamentos;
11h – Coffee Brack;
11h20min – Trabalho em Grupo (debate);
13h – Almoço;
14h – Desfile Pró-Jovem;
14h20min – Apresentação dos trabalhos em grupo (plenária);
15h20min – Questionamentos sobre os temas;
16h – Eleição dos Delegados para representação na Territorial e Estadual;
17h – Encerramento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de sobradinho

 

Sobradinho realizou a 13ª festa do pescador


 

 

Pescadores participaram da 13ª Festa do Pescador do município de Sobradinho, realizada no último sábado (16). O evento foi organizado pela Colônia de Pescadores Z026, com apoio da Prefeitura Municipal. Os festejos começaram pela manhã e durou até a noite com a presença de autoridades e da população local. A comemoração teve início às 10h com uma missa em Ação de Graças na sede da Colônia, celebrada pelo ex-padre Zé Carlos, seguida de procissão com a imagem do padroeiro dos pescadores São Pedro e São Francisco de Assis com destino ao balneário do Porto Chico Periquito, onde houve competição de barcos à vela e motorizados entre os pescadores. De acordo com o presidente da colônia, Adolfo Alves Pinheiro, a festa é realizada anualmente e reúne pescadores de várias comunidades. “Esse ano estivemos pescadores daqui e das cidades circunvizinhas, aproveito a oportunidade para agradecer o apoio do Prefeito Genilson Silva (PT), na realização da nossa festa”. A entrega da premiação aconteceu na Colônia dos Pescadores. O primeiro colocado ganhou R$ 300 reais e um vale refeição no valor de R$ 100 reais, o segundo ganhou R$ 100 reais e um vale refeição no valor de R$ 100 reais e o terceiro colocado ganhou uma cesta básica. O Secretário de Turismo, Edizío Pinheiro, representando o Prefeito Genilson Silva levou sua mensagem de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido dos pescadores no município. A comemoração da Festa do Pescador terminou no fim da noite, na sede da Colônia, com os shows das bandas os Caboclos e o forrozão de Flávio Baião.
Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

direto de sobradinho

Um adeus a um amigo

 

A morte realmente é um enigma que não pode ser explicado, porque ela chega, ás vezes de repente e em outros momentos, chega devagarinho, talvez para ser entendida ou sentida, e ai se aproxima,vai chegando e ao mesmo tempo alertando e dizendo:”eu estou aqui e vou levá-lo comigo”, por isso que eu acho que algumas pessoas sofrem tanto antes de morrer, foi assim com meu amigo Adeilson, ele sofreu com uma doença que judiou bastante dele, deixando-o debilitado fisicamente e psicologicamente também, com dores terríveis, até que chegou a hora de levá-lo.
Por alguns instantes ficamos perplexos, com as coisas que acontecem, mas no nosso -intimo algo nos conforta, por sabemos que a morte faz parte da vida, ela vai chegar para todos, ninguém escapará, desse sopro,ou do beijo da morte, como alguém um dia disse.


Não sabemos como realmente é depois que morremos, não temos certeza se um dia veremos os nossos entes queridos que já partiram, é um grande enigma que ninguém nunca voltou para nos dizer como é o outro lado,mas deixemos os segredos para ser realmente desvendado quando for chegada a hora de cada um de nós.


Mas, um grande homem partiu, e deixou com o povo de Sobradinho o exemplo de homem forte, político comprometido, coerente, determinado,de voz altiva, de coração senvivel com as causas humanitárias, e exemplo de bom filho, bom marido e de bom companheiro.


Em um rio de lágrimas foi dado adeus a uma pessoa querida, Adeilson partiu e deixou saudades, muitas saudades, que o seu projeto de ver essa cidade melhor seja realmente seguida por aqueles que também disseram ter esse sonho.


Segue em paz companheiro, seja luz em outro plano!!!!

Um grande abraço,
Equipe CEBEC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de sobradinho

vereador consegue verba para incentivar criação de Tilápia

O Vereador Jarques Canturil e o Deputado Mário Negromonte Júnior, conseguiram disponibilizar 50 Bolsões para incentivo a criação de Tilápia em tanques-rede na região do Lago de Sobradinho. O material solicitado pelo Deputado foi cedido pela Bahia Pesca através de seu presidente Isaac Albagli e o gerente de aquicultura Gilvan Lima. O vereador Jarques Canturil agradeceu ao Deputado e o presidente da Bahia Pesca por atender o seu pedido em nome da comunidade Sobradinhense, e pela confiança e o incentivo no desenvolvimento do trabalho na piscicultura da terra na barragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Alunos do colégio municipal 24 de fevereiro recebem palestras educativas


Para fortalecer ações de combate ao mosquito transmissor da doença e a prevenção em saúde pública no município, agentes de endemias e coordenadores da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, realizaram palestras educativas na  última sexta-feira (20), direcionada aos alunos do ensino médio, da faixa etária entre 08 a 15 anos de idade no Colégio Municipal 24 de fevereiro.


O objetivo foi orientar os alunos como prevenir o mosquito da dengue, controle da alimentação dentro de casa e os cuidados com o meio ambiente na questão do lixo e a contaminação da água. “Estamos alertando as crianças, jovens e a população sobre os cuidados que devem ser observados em casa e no ambiente de trabalho”, disse o coordenador da vigilância sanitária do município, Clésio Luiz.


Durante as palestras houve exibição de vídeo e distribuição de panfletos, além disso, enfermeiras do município falaram sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A secretária de Saúde, Nadja Maria diz que o prefeito Genilson Silva (PT) comprometido com a melhoria dos indicadores de saúde, não tem medido esforços para que o município de Sobradinho seja modelo de sucesso no combate a esses agravos.



 

Ascom Sobradinho

Foto: Laudelino Alves

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

 Cidade  realizou a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos

 


 A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizou ontem (10), a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury e contou com a participação dos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Sobradinho (SEMAT), Secretaria de Agricultura (SEAGRI), Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos (SIESP), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), entidades, professores, sindicalistas, comerciantes, dentre outros.

 

O objetivo da oficina é preparar e qualificar os municípios para a construção do Plano Integrado. Para o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Edízio Pinheiro, a realização da oficina no município é de grande importância. “Após todas as discussões teremos resultados de como será feito o trabalho de melhoria da qualidade dos serviços prestados em limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além disso, iremos conhecer os mecanismos do sistema de coleta seletiva”, diz o secretário.  

 

As oficinas estão sendo realizadas nas cidades: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa nova, Juazeiro, Sento – Sé, Sobradinho, Canudos, Uauá e Curaçá. O Engenheiro Agrônomo Ambiental da SEPLAN, Raimundo Passos Coelho diz que o município tem preocupação em discutir e conhecer os mecanismos dos sistemas socioambientais. “Estes assuntos estão sendo cobrado cada vez mais pela sociedade. O Prefeito Genilson Silva está buscando com os órgãos federais programas de gerenciamentos de resíduos sólidos urbano para ser colocados em prática no município”.

 

De acordo com o engenheiro, existem alguns projetos que já estão em andamentos. “Já está em fase final à execução das obras de remediação do lixão, onde o lixão irá receber um novo tratamento e uma nova caracterização na adequação dos resíduos que estão presentes com estrutura, gazes e chorume, só estamos aguardando a licitação. Além disso, iremos ter a unidade de compostagem e triagem que vai servir para o aproveitamento do resíduo orgânico gerado no município e a separação dos materiais. Outro projeto é o ponto de entrega voluntária de lixo que será instalada na sede e ficará a disposição para que a sociedade entregue o seu entulho que por ventura não pode ser colocado no caminhão do lixo”, explica Raimundo.

 

O Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é resultado de convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Semarh, através da Lei Federal Nº 12.305 – 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Ascom/Sobradinho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho comemora Dia das Mães com festa e sorteio de prêmios

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social realizou na tarde deste Domingo (8), uma bonita festa para comemorar o Dia das Mães. A confraternização em homenagem a todas as mães do município aconteceu na Quadra Poliesportiva e contou com entrega de prêmios, além de apresentações teatrais, corais, poesias e música ao vivo.  Estavam presentes ao evento as  mães, o prefeito Genilson Silva (PT), secretários, vereadores e toda a comunidade sobradiense.

 

 

A Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro falou da importância de celebrar este dia, pois a figura da mãe representa tudo em nossas vidas, ocasião em que agradeceu toda sua equipe pelo empenho em realizar uma festa tão bonita e agradável.O espaço da quadra poliesportiva se mostrou pequeno para o grande número de mães que compareceram ao ato comemorativo. Uma alegria contagiante. Foi esta a impressão demonstrada no decorrer do evento.

 

Durante o evento as mães presentes receberam senhas e participaram dos sorteios que deram prêmios como geladeira, fogão, televisão, tanquinho de lavar roupas, batedeira, prancha de cabelo, ventilador, ferro de passar, entre outros, além de 100 cestas básicas.

 

Na oportunidade, o prefeito Genilson Silva enfatizou a importância do ser “mãe” na vida das pessoas. “Esse é o terceiro ano que realizamos esse evento, queremos despertar na sociedade a relevância do papel da mãe. A mãe é símbolo da vida. Fico feliz em ver as mães nesta comemoração, participando e concorrendo os prêmios, por isso parabéns a todas as mães”.

O prefeito disse ainda que a comemoração e todos os prêmios entregues foram simbólicos e que o maior presente que se pode dar aos sobradienses é o seu comprometimento. “O grande presente tem que estar no coração e na consciência de quem faz administração pública. Renovo o meu compromisso com vocês todas e estou com toda convicção que estamos buscando recursos para melhorar a nossa terra”, afirma o gestor.

Dona Cícera da Silva Pinto, que reside na quadra N20 parabenizou a prefeitura municipal pela realização do evento. “Estou muito feliz e ainda ganhei no sorteio um fogão. Parabéns a todas as mães e em especial a minha, obrigada prefeito por proporcionar momentos como esse”, disse emocionada.

 

Ascom/Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

O CRAS Sobradinho consegue reatar laços Familiares através do Blog

A prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS conseguiu reatar laços Familiares através do Blog CRAS Sobradinho. Em contato com o CRAS a senhora Joelma, amiga de Maria Aparecida Sousa Santos, obteve informações sobre os familiares que não via há mais de quinze anos, após abandoná-los muito pequenos com os avôs maternos (hoje falecidos).

 

O trabalho foi realizado através das técnicas Marilene Lima (Coordenadora), Neide Sousa (Assistente Social) e Gilvanna Régia Nunes (Psicóloga). Depois de algumas investigações no município a equipe do CRAS conseguiu localizar a filha de dona Maria, Cícera Laiane Souza Santos que emocionada afirmou que já havia procurado por sua mãe há alguns anos e não tinha nenhuma informação. “Estou muito feliz, procurava ela há anos e não tinha nenhuma notícia. Agradeço a equipe do Cras por me proporcionar um momento importante como esse”.

Dona Maria Aparecida hoje reside em Rondonópolis- MT. Ela abandonou os seus filhos quando eram pequenos e foi para outro Estado, em busca de melhor qualidade de vida e nunca mais soube de notícia alguma de seus pais e irmã (falecidos) e de seus dois filhos, Cícera Laiane que reside em Sobradinho com a sua avò paterna e José Ferreira (Netinho) que mora em Salvador.  

 

Ascom/Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Laboratório de Sobradinho funciona melhor

A Secretária de Saúde de Sobradinho, Nadja Maria dos Santos, diante dos comentários sobre o “fechamento” do laboratório de análises clinicas que atende aos usuários do SUS, esclarece que “não houve fechamento e sim a troca de um prestador de serviço por outro”. A secretária explica que os prestadores contratados não conseguiram acompanhar o crescimento da demanda, não renovaram os equipamentos e por isso mesmo, não aumentaram a oferta de exames a serem realizados em Sobradinho.“O prefeito Genilson busca sempre a excelência dos serviços de atendimento à comunidade e no caso do laboratório foi uma decisão em favor da comunidade”, diz Nadja Santos.


“Há um intervalo entre a retirada dos equipamentos do prestador que sai e a instalação dos equipamentos do EMBRIOLAB, que agora assume os serviços, mas não houve interrupção dos serviços. Continuamos a coletar materiais e, neste período de dias, a enviá-lo para análise em Juazeiro”, completa a secretária.


“O prestador anterior tinha equipamentos com capacidade de atendimento de até 25 pessoas. O novo prestador poderá atender até 50 pacientes”, é o que garante a secretária, voltando a afirmar que a “decisão foi em favor da melhoria do atendimento da população”.

 

Ascom/Sobradinho

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 Jovens de Sobradinho recebem Certificado de Dispensa de Incorporação da Junta Militar

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Junta do Serviço Militar no município, realizou na manhã de sexta-feira (29), a solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar – CDI para 50 jovens que foram dispensados do serviço militar. Estiveram presentes secretários, servidores municipais, lideranças comunitárias e a comunidade em geral. A cerimônia aconteceu em frente ao Paço Municipal e constou de juramento à bandeira nacional e recebimento dos documentos pelos cidadãos jovens. Os dispensados do Serviço Militar inicial são necessários à reserva das Forças Armadas, disponíveis para determinados fins. Na solenidade, o secretário da Junta de Serviço Militar de Sobradinho, Tenisson Bispo destacou a importância do alistamento e da regularização dos cidadãos brasileiros nas Forças Armadas.

 

O prefeito Genilson Silva (PT) saudou os jovens, alertando para a importância do documento que estavam recebendo, já que sem ele não é possível tirar documentos importantes, como passaporte, e prestar concurso público, e mais uma série de limitações. “Fazemos as políticas públicas comprometidas. Temos a Junta Militar no nosso municípo a altura do povo de Sobradinho. O cidadão não precisa mais se deslocar para conseguir o documento, porque aqui mesmo em Sobradinho isso já é possível”. Aproveitou também para destacar que este momento é muito importante na vida dos brasileiros. Vocês são o futuro da cidade, ressaltou o prefeito.

 

Ascom/PMS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura entregou 70 títulos definitivos de propriedade nesta sexta-feira 

 

 de Registro de Imóveis. A entrega aconteceu em frente ao Paço Municipal

O Prefeito de Sobradinho, Genilson silva, realizou nesta sexta-feira (29) a entrega de 70 títulos definitivos para imóveis das quadras N20, S17 e na área da feira livre. Com os títulos de propriedade, os moradores poderão regularizar os imóveis no Cartório de Registro de Imóveis. A entrega aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a participação dos secretários, servidores municipais e a comunidade. e contou com a participação dos secretários, servidores municipais e a comunidade.

 

 

De acordo com o prefeito Genilson Silva, o Município está investindo em diversas ações para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. “O título definitivo garante ao morador todos os direitos sobre sua propriedade, estamos permitindo que as pessoas vivam e exercitem de fato a cidadania. O registro é muito importante, porque apenas com ele os moradores poderão realizar qualquer transação com o imóvel”, disse o gestor.

Os títulos foram entregues para contribuintes que deram entrada para aquisição  do documento.

Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Governador da Bahia chega a Sobradinho neste sábado para o lançamento do Vapor do Vinho


Neste sábado (30), o município de Sobradinho estará recebendo a visita do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT), por volta das 11 horas. O Governador visita a cidade para o lançamento do Roteiro Turístico Vapor do Vinho, projeto este que visa o crescimento do turismo na região do Vale do São Francisco, e em especial o enoturismo. Jaques Wagner será recepcionado pelo o prefeito Genilson Silva (PT), secretários, vereadores, empresários da região e a comunidade.

A primeira visita será no Balneário do Chico Periquito, e a partir daí o Governador, Prefeito e convidados poderão desfrutar do passeio pelas águas cristalinas do maior Lago Artificial do Mundo em espelho de água até a Vinícola Ouro Verde em Casa Nova. Outro momento especial que os mesmos irão usufruir será a eclusagem na Barragem de Sobradinho – espetáculo de beleza indescritível que se oferece a quem visita a terra da Barragem.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Edizio Pinheiro, além do Balneário do Chico Periquito que sem dúvida depois de concluídas as obras será uma das principais áreas de lazer da região, o mirante da barragem também será incluso no roteiro. “No mirante os visitantes terão acesso a uma das paisagens mais bonitas da região, onde vão admirar a imponência do Lago do Sobradinho”. O secretário disse ainda que o prefeito Genilson Silva criou a Secretaria por acreditar no potencial turístico da cidade.

“A idéia é proporcionar aos visitantes de outros estados e países um momento inesquecível, levando em consideração que atualmente, a Vinícola Fazenda Ouro Verde desponta como principal segmento do grupo na produção de vinhos jovens, brancos e tintos, e um promissor celeiro de produtos derivados, alvo, inclusive de parcerias internacionais. E além do mais, é procurado por pessoas que querem explorar um enoturismo diferenciado”, destacou o prefeito Genilson Silva.

ENOTURISMO

É um Turismo do Vinho. Um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Mais do que apenas “beber” vinho, o enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço. O enoturismo deve envolver o visitante na cultura. É ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia, tocar nas garrafas e texturas.

 

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra – Fotos/ Josimar Menezes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

O vereador Joaquim Sales (PRB), líder do prefeito Genílson na câmara, informou esta manhã ao blogQSP, que conseguiu através do deputado federal Márcio Marinho (PRB), recursos da ordem de R$ 150 mil reais, do ministério do Turismo, para o fortalecimento de eventos culturais na cidade da Barragem. Segundo o vereador Sales, é necessário investimentos no São João de Sobradinho, no resgate da cultura popular, para que o povo tenha conhecimento das manifestações culturais do municipio e o incremento no turismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho é escolhida para participar de pesquisa do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, foi selecionada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE, para participar de pesquisa referente ao tema “Avaliação da Composição nutricional de alimentação oferecida nas escolas públicas brasileiras”. A pesquisa será coordenada pelo Nutricionista do município Dr. Olavo Braga, através dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

A equipe irá desenvolver pesquisas e projetos relacionados à alimentação e à nutrição dos estudantes no município de Sobradinho, assim como a realização de cursos de capacitação e de formação para todos os envolvidos no Programa de Alimentação Escolar de Sobradinho.


De acordo com o nutricionista, Olavo Braga, os resultados da pesquisa servirão de subsídio para a avaliação da execução do Programa de Alimentação visando a implantação em outros municípios do Brasil. “Fomos escolhidos porque temos hoje uma Merenda Escolar de qualidade, que respeita os hábitos alimentares de nossos escolares e por isso que firmamos essa parceria com o CECANE que em visita a nossa cidade no mês de março elogiou a forma de Gestão do Prefeito Genilson Silva (PT) em administrar bem os recursos da Merenda Escolar”, comemora.

 

As pesquisas serão realizadas nas escolas: Pré Escolar Maria de Lourdes M de Aguiar, Escola Municipal Luiz Rodrigues Alves e Escola Municipal Prof Maria Nilza de Souza. Para o Prefeito Genilson Silva, essa conquista é resultado do trabalho que vem sendo realizado. “Nossa merenda escolar  são com recursos própriosTemos profissionais competentes e queremos buscar cada vez mais a melhoria da alimentação para nossos alunos”.

 

Ascom Sobradinho:  Thalita Bezerra 

Foto: Olavo Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Prefeito visita obras de Construção do Estádio Municipal e Praça da Juventude

O Prefeito Municipal Genilson Silva (PT), visitou hoje as obras de construções do Estádio de Futebol Municipal – Apolônio Sales e Praça da Juventude. Para o prefeito, a construção do estádio vai permitir à prática do esporte no município, além da opção de lazer para a juventude e adultos que de forma organizada disputam campeonatos no município e “durante a campanha, garantimos isto”, afirmou e acrescentou que no município possui grandes atletas e que precisa de um espaço para prática do esporte, “além de pretendermos colocar a nossa seleção para participar do evento baiano sub 17”.

Na visita, o gestor acompanhou de perto o trabalho dos pedreiros e observou a qualidade da obra. Segundo o prefeito, a construção do Estádio é uma reivindicação antiga da população. “Esse é mais um sonho que será realizado, mais uma obra que está sendo construída para o engrandecimento da nossa cidade. O esporte é uma atividade saudável, com a construção do estádio as pessoas poderão voltar à prática de assistir jogos nos domingos à tarde do campeonato de futebol de Sobradinho e também iremos ter estruturas para receber visitantes”, diz.

Na oportunidade Genilson explicou que as obras estavam paradas por questões burocráticas do Estado e da União. “Por conta de algumas questões burocráticas parou todas as obras do nosso município. Mas já está tudo resolvido, de início conseguimos retomar essas duas obras, em seguida daremos continuidades as que estão faltando. Vamos chegar ao final do mandato honrado o compromisso que foi feito na campanha como plano de governo”.

Sobre a Praça da Juventude o prefeito falou que é um espaço de convivência destinado à prática de atividades físicas. “O projeto Praça da Juventude contempla pista de corrida, campos de futebol, pista de skate, teatro arena, espaço para a terceira idade, quadras de vôlei de praia e poliesportiva coberta, pista para salto e área de exercício”.

O Encarregado da Obra, Felipe Raimundo, falou que a 1º etapa será concluída dentro de 3 meses. “O trabalho vem sendo realizado por 40 homens. Durante a 1º etapa no estádio iremos entregar a amureta completa e na praça da juventude as quadras poliesportivas e a pista de corrida”, explica.

Além da construção das obras, estão sendo realizada na cidade a operação tapa buraco, onde as equipes de trabalho já executaram serviços de recuperação asfáltica nos trechos das Avenidas José Balbino, Alvorada, Vila Santana e na entrada da cidade. “A operação tapa buraco é para dar condição de trafegabilidade. Esse é o compromisso de quem trabalha sério, sem dúvida iremos construir um futuro melhor para Sobradinho”, concluiu o Prefeito.

 

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra – Fotos/ Josimar Menezes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Eleições para escolher os representantes dos Conselhos Escolares serão realizadas hoje

Com intuito de mobilizar a comunidade escolar da rede pública municipal e possibilitar um melhor diálogo entre seus membros e comunidade na concepção de gestão democrática, serão realizadas nesta sexta-feira (08), as eleições para escolher os representantes dos Conselhos Escolares. De acordo com a Secretária de Educação, Ednalva Fernandes, a lei foi criada no município no ano de 2010. ”As eleições serão realizadas no espaço da escola da rede municipal no horário das 08h às 17h. A comunidade pode se informar na própria escola. Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos de cada aluno”, explica. O Conselho é formado por representantes de todos os segmentos que constituem o âmbito escolar: Professores, Funcionários da escola, Alunos, Diretor, como também Pais de Alunos ou responsável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

direto de sobradinho

 

 

Serviço de tapa buraco é ralizado na cidade


A prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Obras, iniciou semana passada o serviço de tapa buraco com aplicação de asfalto em algumas ruas da cidade. Está semana, as equipes estarão executando serviços de recuperação asfáltica nos trechos das Avenidas José Balbino e Vila Santana. O secretário de Obras, Jaime Pereira, informou que o trabalho será realizado dentro de uma programação já repassada à empreiteira. 

De acordo com o prefeito, Genilson Silva (PT), as prioridades são os trechos mais danificados pelas chuvas e aqueles com o maior fluxo de veículos. “Estamos sempre atentos às necessidades da cidade. Junto com a operação tapa buracos estará atuando equipes de limpeza de ruas, canteiros e manutenção da iluminação pública”, destacou o prefeito.

Além das Avenidas José Balbino e Vila Santana, o serviço de ‘Tapa Buraco’ já foi realizado na entrada da cidade e na Avenida Alvorada.

 

Ascom/Sobradinho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho entregou 50 títulos de doação de terrenos

 

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

 

A Prefeitura Municipal de Sobradinho dá mais um passo para o desenvolvimento do Município. Na última sexta-feira (25), foram entregues 50 títulos definitivos para construção de imóveis na quadra I. A solenidade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

De acordo com a secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro, o Município está investindo em diversas ações para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. “Estamos investindo na infraestrutura de diversos bairros. Além disso, estamos resolvendo um problema social muito grave, que é a falta de moradia para as pessoas necessitadas. A entrega de títulos complementa essas ações, oferecendo às famílias uma segurança para a sua moradia”, afirmou.

Natanael Santana foi uma das pessoas que recebeu o título de doação. “Estou muito feliz, nem tenho palavras para agradecer, agora vou construir a minha casa e o terreno é meu”, comemora.

Os títulos foram entregues para as pessoas que fizeram cadastro na Secretaria de Ação Social do município. Segundo a Secretária, o título de doação garante aos moradores todos os direitos sobre sua propriedade. “Hoje temos o CRAS que faz o contato diariamente com as pessoas que necessitam de moradia, através da Assistente Social, Neide de Souza. E o trabalho não vai parar por aqui, nós vamos dar condições de moradia, levar água, energia e outras pessoas serão beneficiadas”, disse.

 “Há anos esperamos que alguém pudesse olhar por nós. Agora, só temos a agradecer ao Prefeito Genilson Silva (PT) e a secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro pela realização desse sonho”, disse o senhor Damião Valdeir da Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Sobradinho realiza o“III Grito da Água”

A preocupação com o futuro do planeta, especialmente diante da tragédia das usinas nucleares do Japão, da escassez da água doce e da degradação dos mananciais hídricos, será o objetivo principal da III caminhada realizada hoje (25), a partir das 15 h em Sobradinho. A caminhada tem como tema o “III Grito da Água”. A concentração será em frente a Igreja Católica de São Francisco até a praça dos trabalhadores. Toda população está convidada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Sobradinho: Associação de Artes Cênicas realiza evento cultural

Ascom Sobradinho

 

Foi realizado no último sábado (12), o I Luau Solidário no Chico periquito em prol do projeto Amor e Ação em Sobradinho. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e o Departamento de Geração de Emprego do Município.

De acordo com o coordenador do evento, Antônio Ivo, o principal objetivo é reacender a chama cultural que estava adormecida na cidade. “O município tem uma riqueza cultural que aflora naturalmente dos artistas sobradinhenses, independente do tempo e do local em que se realize este tipo de evento, vamos resgata a nossa chama cultural”, explica.

Mais de 300 pessoas participaram do evento. Na noite de sábado, os grandes destaques foram a apresentação de G Magavier, um garoto de 17 anos que cantou e encantou o público com a sua apresentação artística e a dupla de palhaços Relespão e Catrevagem que há 20 anos faziam espetáculos infantis através do projeto Show Riso.

O encontro reuniu os novos e antigos artistas, dentre eles: Mauro Ramalho, Banda Forro Sou + Eu, Francisco Lenaldo, Elias Wesley, Antonio Brás, Reginaldo Bintecourt, Sandro Cordas, Kau, Raimundo Fábio, Tia Rita, Grupo de Teatro gestos e Ações, Artes e Risos, Banda Mandrak, dentre outros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

O primeiro Luau Solidário Festejando o Amor e a Arte é iniciativa da Associação de Artes Cênicas de Sobradinho que promete um evento inusitado exatamente por acontecer às margens do rio São Francisco, mais precisamente no Porto do Chico Periquito. A entidade local está movimentando os artistas e a cultura da cidade que há anos estavam desprovidos de eventos dessa natureza.  A renda será destinada a Creche Amor e Ação de Sobradinho e está previsto para começar as 20:00h  deste dia 12 de março.  O Evento é visto pelos organizadores como uma continuação de uma série de outros eventos que vem  sendo muito apreciados pela comunidade, a exemplo do Sarau de Poesia  promovido em Janeiro e do Expresso Cultural realizado durante o aniversário da cidade.
 
A programação deste Luau conta com recitais de poesias, apresentações de teatro e muita música, tudo “regado” com o talento dos novos e antigos artistas que ao longo dos últimos 20 anos, constroem a identidade cultural de Sobradinho. Atrações como Banda Mandrak, Sandro Cordas, Grupo Gestos e Ações e Os Caboclos confirmam presenças neste evento que além de solidário, promete mais uma vez promover a cultura de Sobradinho.
                                         
 
 
Por: Raimundo Fábio – Jornalista
Sobradinhoreporte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Sobradinho: Prefeito lança SAMU e aproveita para criticar oposição

 

 

Genilson Silva lançou na tarde de sexta feira o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, integrado à Central de Regulação de Juazeiro e ao apresentar o serviço aproveitou para criticar duramente o prefeito anterior: “O Senhor Luiz Berti Thomaz San Juan desviou os recursos enviados para a reforma do hospital, o dinheiro do Projeto do Canal da Batateira. Dizem que preciso acordar,  mas eles que ficaram acordados o tempo todo foi apenas para se locupletar com o dinheiro público” . Com a  presença de centenas de pessoas prestigiando o evento, o prefeito Genilson Silva, relatou as obras e conquistas de sua administração em dois anos “muito mais do que foi feito em oito anos, além de ninguém ter ouvido falar de desvio de recursos públicos na nossa administração”.

 

 

O prefeito, irritado com as críticas da oposição na sessão da Câmara que aconteceu na quinta feira à noite, disse que “respeita o Poder Legislativo e aceita de bom grado as críticas, mas não a calúnia e as mentiras”, e relatou as obras realizadas.

Em Sobradinho o SAMU tem uma unidade básica de saúde, interligada com a Central de Regulação de Juazeiro para atendimento de Emergência e Urgência, funcionando com uma equipe especializada 24 horas. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 Sobradinho comemora Carnaval dos Idosos nesta terça-feira

 

Com o tema:  “Sou folião da melhor idade no Hawai”,

a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social, promoverá na próxima terça-feira (8), o terceiro Carnaval da Terceira Idade. Os idosos irão curtir a festa brincando nas ruas da cidade em um bloco carnavalesco, relembrando as marchinhas de antigos carnavais. O evento vai proporcionar lazer e entretenimento para as pessoas com mais de 60 anos de idade. Para animar a festa, os idosos contarão com a presença da Orquestra Metais de Ouro e do grupo Viver Melhor de Juazeiro. Os idosos estarão fantasiados com roupas padronizadas doadas pela prefeitura. Durante o percurso serão distribuídos lanches e refrigerantes para os foliões. Na ocasião vai ser comemorando também o dia Internacional da Mulher. O trabalho de valorização do idoso é uma das políticas públicas colocadas em prática pela atual gestão municipal. Vários programas, nas áreas de saúde, assistencial e social, foram criados e fortalecidos a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para esse público.

 

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Um acontecimento inovador jamais visto em Sobradinho, onde tudo foi preparado e pensado com o exclusivo desígnio de oferecer o melhor para os grandes personagens da noite: os professores. Em cada olhar e comentário dos presentes, refletia a emoção misturada à satisfação com memorável noite cultural organizada pela gestão comprometida e participativa do Prefeito Genilson Silva e da Secretária de Educação Edinalva Fernandes, que sempre acreditaram nos professores como agentes preponderantes na construção de uma escola nova, de motivação e transformação social.

Na manhã do dia 15/02 (terça-feira), foi realizada no auditório do Memorial CHESF uma vivaz e emocionante palestra com o Prof° Denis Andrade Santa Cruz, professor da Universidade Federal de São Paulo, enfocando a motivação e as novas perspectivas na prática docente, sendo ovacionado ao final de sua célebre apresentação.

Também fizeram pronunciamentos o Profº Reginaldo Bitencourt de Oliveira, abordando sobre a importância, papel e atribuições do Conselho Municipal de Educação, criado nesta gestão, e a Secretária da Saúde de Sobradinho, Srª Nádja Maria dos Santos, que falou sobre o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), também criado nesta gestão, e seu impacto na prevenção dos agravos de DST´s no município, e a Srª Ivania Paula Freitas, representante do Instituto Rumos, apresentando os temas estabelecidos pelo Selo UNICEF para as oficinas a serem trabalhados durante o ano letivo 2011.

Nos dias 16 e 17/02 (quarta e quinta-feira), nos turnos matutinos e vespertinos, sucederam as oficinas ministradas pela equipe do Instituto Rumos, pautadas no guia metodológico do Selo UNICEF. Na abertura e ao término do aclamado evento, o Prefeito Genilson Silva e a Secretária de Educação Edinalva Fernandes, ratificaram mais uma vez o compromisso deste governo com a educação, acentuando o trabalho e a competência dos educadores na formação cidadã dos nossos educandos.

O sucesso da III Jornada Pedagógica de Sobradinho ressoa positivamente por toda cidade em uma afirmativa do compromisso do governo municipal conexo à Secretaria Municipal de Educação, em prol da efetiva melhoria da qualidade do ensino e dos indicadores educacionais do município.

 Ascom Sobradinho/ Manollo Ferreira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho


Sobradinho: Mensagem do prefeito enfatiza obras e entendimento politico


O prefeito Genilson Silva (PT), na mensagem enviada à Câmara de Vereadores para a reabertura dos trabalhos legislativos destacou a necessidade de entendimento entre os poderes constituídos no município para “seguir em frente, reconstruir, dar novo significado”, e “não repetir os erros”.

A mensagem do prefeito,  lida pelo Chefe de Gabinete do prefeito no plenário repleto de representações comunitárias, políticas e militares,  dirigentes sindicais, secretários e comunidade, destacou o vigor do respeito democrático às críticas, a transparência administrativa e “a participação popular através dos conselhos nos diversos colegiados e áreas de administração”.

Lembrando que muito mais poderia ter sido realizado não fosse a crise e a diminuição dos repasses, agradecendo a decisão da “população e aos edis que juntos decidiram pela manutenção das conquistas” do governo Lula e Wagner , o prefeito ponderou que as realizações podem “parecer pouco, mas em comparação com a realidade anterior à nossa gestão, Sobradinho de um gigantesco passo em direção à seriedade e operosidade.”

Ao final comprometeu-se “Apesar das dificuldades, vamos manter o transporte escolar, merenda de qualidade, a farmácia abastecida com os remédios básicos, o atendimento médico, com funcionamento dos PSFs e apoio ao deslocamento de pacientes para fora de Sobradinho e o município regular perante os órgãos de fiscalização do Governo Federal e Estadual para podermos continuar a obter recursos”.


 
Ascom Sobradinho/ Manoel Leão

Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Juiz Eleitoral de Sobradinho convoca eleitores faltosos

O Juiz Eleitoral de Sobradinho, Eduardo Ferreira Padilha, emitiu ofício circular convocando os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições para regularizar a situação eleitoral sob pena de cancelamento das inscrições.

O Edital 06/2011, fixado no Fórum de Sobradinho, torna pública a relação e os eleitores terão do dia 14 de fevereiro a 14 de abril de 2011, no horário de 8 às 14h para comprovação do exercício do voto e pagamento das multas correspondentes.  

Para a regularização são necessários os seguintes documentos: identidade,  titulo eleitoral, CPF e comprovante de residência atual.

Em Sobradinho, nas eleições de 2008 deixaram de votar 1.085 eleitores e em 2010, 2.482 eleitores não compareceram. Estes faltosos tem agora a oportunidade de regularizar sua situação eleitoral.


Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho
DRT: 3641/BA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Ovino é implantado em Sobradinho

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), em parceria com a EBDA, SUAF, SDA e ADAB, implementou o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Ovino, baseado no Programa para Fortalecimento da Agricultura Familiar no Semi-Árido, desenvolvido pelo Governo da Bahia e a Secretaria de Agricultura do Estado.

O projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2009, sendo avaliado e monitorado pela Seagri e EBDA, tendo como objetivo melhorar geneticamente o rebanho e fortalecer a ovinocultura do município. Com este propósito, a SUAF distribuiu 300 matrizes (fêmeas) mestiças da raça Santa Inês e 10 reprodutores (machos) PO (puro de origem) da mesma raça para 60 famílias. Segundo a médica veterinária, Maíra Freitas, cada beneficiário recebeu 05 matrizes e possui um suplente que ao final de 18 meses irá receber 05 crias fêmeas destas matrizes, o que totaliza o repasse de 300 crias para os suplentes do projeto, a fim de dar continuidade e garantir o sucesso da atividade.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Willys Nunes, todos os animais fornecidos passaram pela avaliação de médicos veterinários e zootécnistas. “Os animais apresentavam boas características fenotípicas, compatíveis com o padrão racial e satisfatório estado de sanidade. Estão sendo criados em regime comunitário de fundo de pastos e os reprodutores utilizados de forma rotativa, com a finalidade de reduzir a consangüinidade e aumentar a variabilidade genética dos rebanhos”, explica.

Willys falou ainda que os produtores estão assistidos por equipe técnica específica composta por médica veterinária, agrônoma, técnicos agropecuários e zootécnicos. Dentre outras atividades realizadas destacam-se orientações sobre manejo higiênico-sanitário, alimentar, sanidade do rebanho, emprego de novas tecnologias e educação sanitária e ambiental.

O programa ainda prevê uma nova etapa com o uso de inseminação artificial em propriedades que apresentarem melhores índices zootécnicos.  Serão beneficiados 10 criadores num total de 200 matrizes. Para o Prefeito Genilson Silva (PT), as ações têm o intuito de demonstrar aos agricultores que o uso das tecnologias apropriadas e adequadas, desde que bem assessoradas são alternativas simples e viáveis. “Com certeza vai garantir a independência profissional aos criadores e proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico do município”.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

foto:Ilustrativa/google

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Acampamento dos sem terras recebem serviços de terraplanagem em Sobradinho

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Obras iniciou o serviço de terraplanagem da principal via de acesso do acampamento dos sem terras.   Algumas ruas de terra no acampamento ficaram desniveladas e com lama, afetando a circulação da  população, seja de bicicleta, moto, carro,  ônibus ou até mesmo a pé. 
Para resolver o problema, a Secretaria de Obras, realizou durante toda essa semana, o trabalho de terraplanagem. “Equipes da secretaria estão executando serviços de melhorias do acesso e limpeza”, diz o secretário de obras, Jaime Pereira.  

A intervenção é executada com o auxílio de uma máquina niveladora para deixar as vias no mesmo nível. Além da terraplanagem, está sendo realizada a limpeza de alguns locais. Com as chuvas que afetaram a Cidade nas últimas semanas, alguns canais ficaram com excesso de lama e a Prefeitura continua trabalhando na limpeza dos pontos afetados. 



Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

 


Em parceria firmada entre a prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal da Educação e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, foi implantado em 2010 o Projeto Universidade Para Todosno município de Sobradinho.

O cursinho pré – vestibular tem como objetivo atender os estudantes egressos ou ainda concluintes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas do estado da Bahia. Em Sobradinho no ano de 2010 foram disponibilizadas 100 vagas, dividindo-se em duas turmas de 50 alunos. Dentre as 100 vagas, foram aprovados 8 alunos nos cursos de turismo, história, letras, biologia, pedagogia, agronomia e ciências da natureza.

Uma história de sucesso. Assim pode ser descrito o trabalho realizado pelo Projeto Universidade Para Todos em Sobradinho. De acordo com a secretária de educação, Edinalva Fernandes, é motivo de muito orgulho ver o Projeto Universidade Para Todos contribuindo para que cada vez mais jovens ingressem nas universidades. “Parabéns aos alunos e a toda a equipe do cursinho, o trabalho vai continuar e mais alunos serão aprovados”, comemora.

O grande sucesso do cursinho se deve ao excelente trabalho realizado pelos competentes professores e profissionais envolvidos, e a admirável dedicação dos alunos, que já próximo ao final do projeto, prezam pela assiduidade e pelos conhecimentos ministrados.

Para o prefeito Genilson Silva (PT), a aprovação é resultado do trabalho que vem sendo realizado no municipio. “Queremos continuar trabalhando para que cada vez mais cidadãos tenham o direito de ocupar uma vaga na universidade e se realizarem profissionalmente”, afirmou o gestor.

 

Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho intensifica limpeza de ruas

Para melhorar o aspecto das principais vias da cidade e dos pontos onde há maior circulação de pedestres a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços públicos iniciaram a limpeza de diversas ruas do município.

A ação tem como objetivo recolher todo tipo de material inutilizado dos imóveis e terrenos, tais como entulhos, lixo, objetos, pneus, dentre outros. De acordo com o prefeito Genilson Silva (PT), a meta é limpar e recuperar todas as ruas da cidade. “Esperamos que a população compreenda a importância desse trabalho e colabore para preservar a limpeza. Se cada morador se responsabilizar pela conservação do espaço em frente à sua propriedade, certamente teremos uma cidade com um visual bem mais agradável”, afirma o gestor.

 

Equipes de trabalho têm percorrido vários rua da cidade, efetuando serviços de limpezas. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Jaime Pereira, a limpeza está sendo feita nos locais onde a necessidade é mais urgente, mas está sendo elaborado um cronograma de ação para que todas as solicitações sejam atendidas. “Além dos servidores da secretaria, a prefeitura terceiriza parte dos serviços de limpeza. Atualmente, o trabalho também é executado por profissionais da empresa Malg.

Thalita Bezerra
Ascom Sobradinho
DRT: 3641/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *