Em Petrolina, comunidade judaica inaugura primeira Sinagoga do interior pernambucano

Em meio a cantos em hebraico, uma mesa farta de frutas e muita alegria, na última sexta-feira (16/03), líderes da comunidade judaica de Petrolina se reuniram para consolidação de um momento histórico: a inauguração da primeira Sinagoga do interior de Pernambuco.

Para o escritor e psicanalista Fabio Sousa, o momento representa parte da consolidação da garantia de um estado que respeita a diversidade. “Nós temos uma divida histórica com o povo judeu. Os cristãos aprenderam com eles parte da sua doutrina. Além disso, na 2ª Guerra Mundial houve o Holocausto, que foi uma matança em nome inclusive de uma raça pura, uma raça ariana, então, eu, como descendente de judeus, e portanto judeu, apesar de não abraçar a religião judaica, me sinto muito honrado, muito feliz pela criação da sinagoga”, ressaltou Fabio.

Para o Bacharel em Direito Eduardo Morais, a Sinagoga traz identidade ao povo judeu da região. “Ela vai dar aos judeus um ponto de referência, onde eles possam se reunir, possam congregar. Eu acredito que este momento vai conduzir a união e fortalecimento da comunidade judaica em Petrolina”, afirma Eduardo.

Na ocasião, além das orações e da confraternização, os judeus realizaram a eleição de uma diretoria e de um tribunal judaico, responsáveis pelo direcionamento das ações religiosas na cidade. O rabino Yossef Arbaim, que direcionou os trabalhos, aproveitou o momento para ressaltar a importância da páscoa para o povo judeu. “Relembra a libertação e a independência do povo judeu. É um dia muito importante para nós, e no dia nós vamos nos reunir para celebrar este momento.”

A inauguração contou ainda com a presença do Israelense, eleito membro do Tribunal de Justiça Judaica de Petrolina, Armand Mail. A Sinagoga de Petrolina está localizada no bairro José e Maria e realizará todas as sextas-feiras o Shabath, um ritual de celebração da liberdade.

Ascom Fabio Sousa

3 thoughts on “Em Petrolina, comunidade judaica inaugura primeira Sinagoga do interior pernambucano

  1. Bom dia!
    Meu pai pertencia à Petrolina e de sobrenome Gonçalves. Tem como conseguir algum documento ou comprovante justificando a ancestralidade judaica?!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *