UNEB sedia ciclo internacional sobre resiliência e cultura

A UNEB vai sediar entre os dias 11 e 13 de abril, no Campus I, em Salvador, o IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado.

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral (GRAFHO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da instituição, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que também sedia atividades do evento nos dias 9 e 10.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição pelo site www.ppgeduc.com/circ, até o dia o dia 31 deste mês. O valor do investimento varia de R$ 70 a R$ 220.

A programação do ciclo na UNEB vai contar com conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, que vão envolver professores e pesquisadores brasileiros e de outros países, a exemplo dos franceses Boris Cyrulnik, Gerard Ostermann e Anne Frichet, do canadense Michael Ungar, do italiano Alain Goussot, e da portuguesa Elsa Lechner.

Vão participar da mesa de abertura, que acontece às 18h30 do dia 11, o reitor Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora Adriana Marmori, o pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), José Cláudio Rocha, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, Antônio Amorim, o coordenador do PPGEduC, Elizeu Clementino, e a professora da UFF, Sandra Baron, que está na coordenação-geral do ciclo.

O destaque do primeiro dia fica por conta da conferência intitulada Uma compreensão multidisciplinar dos processos de resiliência, que será ministrada às 19h pelo pesquisador Boris Cyrulnik, da Universidade de Toulon (França). O também francês Gerard Ostermann, da Universidade de Bourdeaux, debate o tema.

O ciclo internacional tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O termo resiliência é a capacidade de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica, ou a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa.

(Ascom UNEB)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *