JÚLIO LÓSSIO: CONSOLIDANDO A TRAJETÓRIA

*Geraldo Francisco Junior

A divulgação da pesquisa no último dia 27 de janeiro pelo Jornal Ação Popular trouxe números bastante interessantes, o que cabe uma avaliação mais pormenorizada. Em primeiro lugar a pesquisa retrata uma fotografia do momento, dando sinais claros de uma tendência de polarização entre o Prefeito Júlio Lóssio e um candidato da oposição que, neste momento é o Deputado Gonzaga patriota.

Apesar dos números para consumo interno apresentar o Prefeito numa situação mais confortável, um pouco mais acima do que foi retratado, a pesquisa divulgada, além de reproduzir quase que o cenário de 2008, ainda evidenciou de forma clara que o potencial da candidatura de reeleição do Prefeito Júlio Lóssio é significativa, chegando inclusive, a estar num patamar bastante confortável de 22% de rejeição, restando 80% do eleitorado que ainda pode ser conquistado, a depender dos resultados que os próximos meses e até mesmo o debate eleitoral apresentar.
Vale salientar que o grau de rejeição de apenas 22% para um gestor que ao longo do mandato, que muitas vezes é obrigado a tomar decisões com sabor amargo para determinados segmentos ou indivíduos, não representa algo significativo, pelo contrário, só evidenciou para o Prefeito Júlio Lóssio que a sua reeleição sinaliza a possibilidade de nadar em água menos revoltas do que muitos imaginavam.
Sendo esta a primeira pesquisa divulgada na campanha de 2012, os números, nos próximos meses tendem a ser alterados pelas consolidações de ações importantes da gestão como a ampliação e busca obstinada do Prefeito em cumprir a meta, ainda em 2012, de implantar as 100 unidades do Programa Nova Semente, entregar mais 2.500 casas e apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, concluir e/ou tirar do papel os restantes das 15 AME´s – Saúde da Família, urbanização do Cacheado, entregar os títulos de regularização de bairros como o Terras do Sul etc.
O exercício desse cenário e as ações pontuais que a própria dinâmica da máquina administrativa vão impondo, levarão, sem dúvida, a uma alteração muito mais robusta e significativa desse cenário fotográfico de hoje, mesmo diante da pesquisa divulgada. Além do mais, existe um fato significativo em marketing político que é necessário ser observado: o atual Prefeito Júlio Lóssio não vai mais perder parte do seu precioso tempo para se apresentar ao eleitorado, como foi em 2008, pelo contrário, o que será potencializado no percurso da sua campanha serão suas ações para o presente e o futuro da cidade e os resultados que foram alcançados nas mais diversas áreas..
Por fim, o resultado da pesquisa, além de outros aspectos, evidenciou o que já sabíamos que temos uma oposição fragmentada pela sua própria natureza e sua contaminação com a trajetória de “paciente terminal” a nível estadual nos dias atuais, face à incapacidade de ter um discurso uníssono que possa derrubar a estratégia dominante de quem está à frente da Prefeitura de Petrolina e que possui maiores possibilidades de dar o tom do processo eleitoral que se aproxima.


*GERALDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
Diretor-Presidente da AMMA e Ex-Professor de Economia Política da FACISA/PB

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