Univasf articula cessão de terreno da União para construção de Complexo Esportivo

O reitor Julianeli Tolentino de Lima, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu na tarde de quarta-feira (3), a visita do comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Petrolina (DTCEA-PL), tenente Diógenes da Rocha para discutir a viabilidade de parceria que visa à construção do primeiro Complexo Esportivo da cidade. A reunião, promovida pela Reitoria, objetivou a apresentação de proposta institucional que prevê o uso compartilhado de terreno da União, próximo à Univasf, que é administrado pela Aeronáutica.

O projeto que está sendo elaborado pela Univasf contempla a instalação de equipamentos esportivos, na área prospectada, que possam atender à comunidade universitária e atletas que também poderão ser beneficiados com a iniciativa. A proposta concebe espaço de treinamento para diversas modalidades e infraestrutura adequada para que o Vale do São Francisco entre no circuito das competições nacionais e internacionais, configurando-se como campo de treinamento e sede de grandes eventos do segmento esportivo. “Nós temos o projeto, a Aeronáutica tem o espaço adequado e o nosso objetivo é atuarmos como indutores de parcerias que possam atrair o desenvolvimento não apenas da universidade, mas, sobretudo, para esta região onde estamos inseridos”, argumentou o reitor Julianeli Tolentino.

A proposta apresentada pela Univasf à Aeronáutica objetiva expandir as edificações em torno do Colegiado de Educação Física, no campus sede, cujo projeto arquitetônico inclui a construção de pista de atletismo, no padrão oficial, quadras poliesportivas e novos laboratórios para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião, o subcoordenador do Colegiado de Educação Física, professor Ferdinando Oliveira enfatizou que a cidade de Petrolina tem grandes atletas, inclusive em modalidades olímpicas. “Nós temos cerca de dois mil atletas de judô”, mas que ainda não dispõem de espaço adequado para treino, destacou.

Ele citou ainda, o desempenho do maratonista Edson Amaro, medalhista na maratona internacional, realizada em Recife, domingo passado (30/09), colocando a cidade de Petrolina em posição de destaque, ao conquistar o primeiro lugar na competição. Segundo professor Ferdinando, Petrolina tem atletas com grande potencial, com destaque no judô, atletismo, triathlon, maratona aquática, handebol e futsal.

Julianeli Tolentino disse que a qualificação do espaço esportivo local, além de valorizar os atletas da região, possibilitará avanços em diferentes segmentos. “Através do esporte, fortalecemos a economia local, com o incremento do turismo; valorizamos os jovens que buscam essa interação com o esporte e oferecemos oportunidades aos atletas que contarão com o apoio dos nossos professores, mais recursos e intervenções que lhes garantam maior competitividade. Com isso quem ganha é o cidadão, é a sociedade”, avaliou.

De acordo com o comandante do DTCEA – PL, tenente Diógenes Rocha, o projeto apresentado pela Univasf deverá ser apreciado pelo comando em Recife. Na ocasião ele elogiou a iniciativa da Univasf e destacou que a proposta será avaliada em função dos objetivos da parceria que considerou oportuna, em virtude do propósito de integração com a comunidade. “É uma proposta bastante viável, que vai ser encaminhada ao nosso regional e o nosso intuito é facilitar que seja concretizada para benefício da população de Petrolina”, afirmou.

Atualmente, o curso de Educação Física da Univasf, aberto em 2009, conta com um quadro de dez professores efetivos e cerca de 200 alunos. A infraestrutura do respectivo colegiado engloba além de salas de aula, piscina, salas de musculação e dança; laboratórios de bioquímica, biodinâmica, fisiologia do exercício, aprendizagem motora e de cultura e movimento, que além de atender aos estudantes de graduação, é disponibilizada para a comunidade externa, através de projetos de extensão.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *