Adiantado projeto do parque fluvial de Petrolina

Petrolina em breve terá Parque Fluvial

A Prefeitura de Petrolina está buscando o apoio do Governo Federal para presentear o rio São Francisco com um grande Parque Fluvial. O projeto, uma das primeiras iniciativas de revitalização do Rio a ser protocolado no Ministério do Meio Ambiente, está dividido em três partes e utilizará um recurso de cerca de R$ 15 milhões, investidos em ações de preservação ambiental, cultura e turismo.

De acordo com a gestora do Usina de Projetos, Marlize Mainardes, a proposta é criar um espaço de lazer, cultura e preocupação com a preservação do meio ambiente, no qual as famílias possam passar as suas horas de folga, usufruindo da beleza e da comodidade que esse Parque vai oferecer. Tudo isso, tendo como princípio as normas ambientais, com utilização de um material politicamente correto nas obras e causando o mínimo de impactos à natureza.

“Nós fomos a primeira cidade a protocolar junto ao ministério o projeto do parque fluvial. Estamos trabalhando para que sejamos o primeiro município a ser contemplado”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Para facilitar a captação de recursos e garantir a diversidade do projeto, a Orla de Petrolina foi dividida em três áreas e contou com a contribuição de quatro arquitetos. A primeira etapa, que já foi contratada com a Caixa Econômica Federal e será financiada pelo Ministério do Turismo, a partir das emendas dos deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Sérgio Guerra (PSDB) , prevê a construção de um novo modelo de acesso ao terminal de barcas, pista para caminhada, ciclovias, quadras poliesportivas de areia, mirantes, praça com labirinto lúdico para as crianças e restaurantes.

O projeto do segundo trecho da Orla, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, a partir do Programa de Revitalização de Bacias, está captando recursos junto aos Ministérios da Integração Nacional, com o apoio do ministro Fernando Bezerra Coelho, e da Casa Civil para a construção do anfiteatro, escola de meio ambiente, viveiro para produção de mudas da mata ciliar, praça de esculturas, trilhas de caminhada e estrutura para a prática de vários esportes.

Completando o Parque Fluvial, a terceira parte da orla – que já teve o projeto cadastrado no Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV – contempla a continuidade da ciclovia e da pista de caminhada, além de um espaço dedicado às crianças, onde será construída uma espécie de cidade em miniatura. Todos os equipamentos integrados à natureza e adequados ao contexto da revitalização do Rio São Francisco.

“Essa foi uma iniciativa inovadora do prefeito Julio Lossio que buscou interagir com ideias de vários arquitetos em um grande projeto, aproveitando, inclusive, concepções do arquiteto Otávio Sampaio, vencedor de um concurso que aconteceu em 2004 e premiou os melhores projetos elaborados para a Orla de Petrolina. O Parque é um verdadeiro presente para o nosso Rio”, enfatizou Marlize, salientando também a importância da obra para as próximas gerações de Petrolina e para os visitantes e turistas que chegam ao município.

 

Texto: Eneida Trindade

 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *