Umbú: A fruta sagrada do Sertão

O umbu, fruta típica do semiárido nordestino, se transformou numa ótima alternativa de fonte de renda para as mais de 17 mulheres da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Icozeiro (Acopri), na área do Projeto Pontal Sequeiro, em Petrolina (PE). Esse é o primeiro projeto da área sequeira onde o Governo Federal, por meio da prefeitura de Petrolina e Codevasf, beneficia os produtores rurais dando assistência técnica e capacitação. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Irrigação, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido em todo o país pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Em Petrolina, segundo informações do coordenador técnico do PAA, Weydson Miranda, o programa tem gerado bons frutos tanto às 20 entidades filantrópicas que recebem os alimentos, quanto aos pequenos produtores cadastrados no programa que têm a venda garantida do que produzem. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho – Sedest é conveniada ao MDS e a Secretaria de Irrigação é responsável pela coordenação do programa no município.

 

Um grupo de 17 mulheres da Acopri está otimizando a fruta colhida nos mais de mil umbuzeiros, dos 12 mil no total, do Sítio Icozeiro para embalá-la in natura, produzir polpa, geleia e doce, garantindo, dessa maneira, uma fonte de renda extra para as famílias que chegam a receber em duas semanas o equivalente a dois salários do Bolsa-Famíla. É importante ressaltar que cada umbuzeiro produz, em média, 300 kg da fruta. Em apenas 21 dias de trabalho, a Acopri já contabilizou 10 toneladas de umbu, o que tornou essa safra um recorde na localidade.

 

Segundo a vice-presidente da Associação, Eliete Rodrigues, em 16 anos de existência da Acopri nunca houve um projeto como esse que em apenas três semanas já mostra resultados satisfatórios. “O PAA vem para nos ajudar ainda mais comprando o que produzimos aqui, o que se tornou um grande complemento para nossa renda”, afirmou. A vice-presidente ainda comentou que o grupo pretende ampliar o leque de produtos feitos a partir do umbu criando mousse, licor, umburola (mariola de umbu) e tortas, além de construir, futuramente, a própria fábrica da Associação.

 

O engenheiro agrônomo da empresa contratada pela Codevasf, a Projetec, responsável pela coordenação do projeto de beneficiamento do umbu no Projeto Pontal Sequeiro, Cândido Araújo, afirmou que desde setembro de 2010, a Codevasf realiza capacitações e reuniões periódicas juntamente com a Acopri e a Prefeitura de Petrolina. “Tudo com o objetivo de que os resultados fossem estes que estamos vendo agora, geração e fonte de renda”, declarou. O umbu será totalmente aproveitado, inclusive, as sementes que serão processadas e transformadas em ração para animais.

 

Para o Secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, o programa é um benefício para o ano inteiro, já que compra desses produtores familiares além de frutas, verduras e legumes, carne e queijos de ovinocaprinos. “Essa é uma forma dinâmica e importante de garantir a qualidade de vida tanto dos produtores quanto das pessoas que recebem os alimentos, proporcionado a sustentabilidade através do aproveitamento de uma fruta tão popular na região como o umbu”, ressaltou.

 

 

PAA

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com a Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais para promover o acesso a alimentos para as populações em situação de insegurança alimentar, facilitando a inclusão social e econômica através do fortalecimento da agricultura familiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *