CEREST orienta trabalhadores sobre a importância de cuidar da saúde no ambiente de trabalho

Na última sexta-feira (09), funcionários da empresa São Francisco Têxtil participaram de uma atividade educativa coordenada pelo Centro Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e por estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE). A ação, que integrou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), é realizada anualmente na empresa e contou com a presença de aproximadamente 150 trabalhadores.

Durante a atividade, os estudantes falaram sobre as lesões por esforço repetitivo (LER) adquiridas no ambiente de trabalho e as maneiras de evitá-la. “Hoje, estamos concentrados na Atenção Primária, voltados para a questão da prevenção de doenças e promoção da saúde. Buscamos, cada vez mais, tratar as doenças antes que elas causem danos severos e a ginástica laboral é um dos principais instrumentos para evitar o surgimento de lesões causadas pela rotina de trabalho”, declarou a professora do curso de Fisioterapia, Denise Brito Nunes. A programação incluiu questões como os efeitos dos exercícios repetitivos e da postura inadequada, a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), além de uma demonstração prática de ginástica laboral.

“Estamos consolidando as ações do CEREST, de modo a garantir a prevenção de doenças, a proteção e a promoção da saúde do trabalhador, buscando parcerias com outras instituições, a exemplo da UPE. Assim, podemos conscientizar o trabalhador para que ele tenha qualidade de vida”, relatou a coordenadora do CEREST, Edna Carvalho, que aproveitou a oportunidade para apresentar o Centro e informar o público sobre os serviços oferecidos. “Um órgão que cuida da saúde do trabalhador não poderia ficar fora da SIPAT. Conhecendo o trabalho do CEREST, podemos procurá-lo quando houver a necessidade”, avaliou o técnico em segurança do trabalho, Carlos Anselmo Araújo Fonseca, um dos organizadores do evento.

CEREST – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Petrolina é uma unidade especializada na área de saúde do trabalhador que tem como objetivo promover ações de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e melhorando a qualidade de vida dos profissionais tanto do meio urbano como da área rural. O Centro atua em conjunto com a rede pública de saúde e conta com uma equipe de psicólogo, assistente social/sanitarista, médico do trabalho, técnico em segurança do trabalho, técnico em saneamento e auxiliar de enfermagem, atendendo das 07h às 13 horas.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *