Exposição “O Sertão de Zé do Mestre” inicia no Museu do Sertão em Petrolina

 

Continua aberta a temporada da exposição “O Sertão de Zé do Mestre”, idealizada pelo designer e produtor cultural, Ticiano Arraes, sobre a vida e talento de um homem que transformou couro em arte. A iniciativa recebe na cidade, o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina (Sedectur) e ficará no Museu do Sertão até o dia 29 de maio.Aos seis anos de idade, o mestre já fazia suas primeiras peças sob os cuidados do pai, também artesão do couro. Hoje, aos 79 anos, Zé do Mestre é um renomado artesão de couro e tem seus belíssimos trabalhos divulgados pelo mundo, como quando entregou a encomenda feita pelo Embaixador da Espanha, em 1956. Zé do Mestre também vestiu personalidades nacionais, tais como o cantor nordestino, Luiz Gonzaga, a dupla sertaneja, Milionário e José Rico e o ex-Presidente da República, Ernesto Médici.

O homenageado considera importante o trabalho do designer e produtor cultural Ticiano em documentar sua vida através de fotografias e de um mini-documentário, além da exposição de algumas de suas peças desde as mais antigas até atuais. A exposição já passou por Salgueiro, Serra Talhada e Gravatá, recebendo mais de cinco mil visitantes. Depois de Petrolina, a mostra seguirá para Recife. “Essa inovação é muito importante, porque nos anos passados não existia foto nem filmagem, ninguém preparava nada. Foram tantas oportunidades lindas de trabalho que eu fiz e, hoje, Ticiano ajuda a deixar essa história registrada no mundo. Eu vou morrer, mas minha história não”, afirmou Zé do Mestre.

Para o idealizador do projeto, Ticiano Arraes, também salgueirense, é muito gratificante poder documentar a história desse homem simples, trabalhador, típico sertanejo, e que trilhou em seu caminho a expressão da arte do vaqueiro em couro. “Eu participava de um grupo de pesquisas na faculdade e fomos conhecendo pessoas que tinham uma história para contar e possuíam um significado muito grande. Foi assim que, participando um pouco da vida de José Luiz Barbosa, o famoso Zé do Mestre, surgiu a idéia de fazer esse trabalho”, explicou. Ticiano ainda ressaltou que o personagem carrega com ele um conjunto de informações e histórias que fazem valer a pena a exposição e divulgação de que homem sertanejo é esse e como é o seu modo de vida e de trabalho, contando através dele um pouco da história do sertão.

A iniciativa não agrada somente ao homenageado, mas também aqueles que priorizam a cultura através de suas várias formas de expressão. Para o produtor cultural Chico Egídio, a exposição tem sua importância devido a diversos segmentos sensoriais que explora. “A exposição mostra o trabalho do artesão através da fotografia, além de trazer a cultura popular à tona, divulgando-a em galerias e museus dando-lhe o reconhecimento merecido”, declarou.

A Diretora de Cultura, Roberta Duarte, concorda com a opinião do produtor. “O universo da exposição de Zé do Mestre, que são as roupas e adereços de couro utilizados principalmente pelos vaqueiros do sertão, fazem parte da nossa cultura, da temática do Museu do Sertão, tem relação com a nossa famosa Missa do Vaqueiro, com o Forró da Espora, Jecana, Concurso de Sanfoneiros, enfim, de nossa tradição, e por isso é importante valorizá-la apoiando a realização desta exposição em Petrolina”, salientou.

Outras Informações:

Museu do Sertão
End.: Rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro.
Tel: (87) 3862-1943
Func.: segunda à sexta das 9h às 17h; terça das 13h às 17h; sábado, domingo e feriados das 8h às 12h; 14h às 17h

 

ASCOM PMP 

Foto: Sérgio de Sá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *