Hospital de Traumas de Petrolina realiza primeira captação múltipla de órgãos

 

O Hospital de Urgências e Traumas (HUT) de Petrolina fez a primeira captação múltipla de órgãos da região no ano de 2012. No ultimo sábado (10), um paciente de 39 anos, vitima de perfuração craniana por projétil de arma de fogo, doou coração, fígado, rins e córneas. A captação foi realizada pela equipe da Central de Transplantes de Pernambuco, após o trabalho de orientação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIDHOTT – HUT/UNIVASF) e Organização de Procura de Órgãos (OPO-IMIP/DOM MALAN).

Segundo a coordenadora da CIDHOTT – HUT/UNIVASF, Maria Emilia Vidal Teles, o transplante de coração já foi realizado com êxito. “Logo após a captação realizada no HUT, o receptor do coração já aguardava o novo órgão no centro cirúrgico de um hospital no Recife para realização do transplante, que foi bem sucedido”, comemora. Os demais órgãos serão transplantados de acordo com a fila de espera e compatibilidade dos receptores. As córneas serão transplantadas em Petrolina pelo Instituto de Olhos Vale do São Francisco.

É importante ressaltar que a doação de órgãos depende também de que as pessoas expressem sua vontade de serem doadores ainda em vida. “Dialogar com os familiares ainda é primordial para que as doações aconteçam. Após a confirmação da morte do paciente, a família é soberana sobre a decisão e é apenas ela quem pode autorizar a doação. Se as pessoas não deixam claro, em vida, que desejam doar, o processo de convencimento no momento de luto é muito difícil. Em 51% dos casos a recusa da família é motivo da não doação”, esclarece a coordenadora.

Ainda de acordo com Maria Emilia, graças ao suporte técnico e empenho da equipe do HUT a doação ocorreu com êxito. “É um processo bastante complexo que envolve familiares, mobilização da equipe de captação de órgãos e a seleção do receptor. Para que tudo isso fosse executado em tempo hábil, contamos com o envolvimento e empenho de uma equipe multiprofissional, além do suporte técnico e qualificado da equipe da Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, como o grande diferencial para o êxito da ação”.

O diretor administrativo do HUT, Cleiton Paz destacou o empenho da gestão municipal para implantar a Central de Transplantes no HUT. “Com o intuito de prover a continuidade à vida, através da captação de órgãos, instalamos a Central de Transplante de Órgãos no HUT em 2010, onde graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do Prefeito Julio Lossio, pudemos manter instalações adequadas e um quadro permanente de profissionais qualificados para realização destes procedimentos. A doação de órgãos é importante e casos como esses precisam ser disseminados para população”.

(Ascom HUT)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *