Secretário Plínio Amorim fala com exclusividade

Durante entrevista na manhã desta quinta (18), ao radialista Farnésio Silva do Programa Bastidores da Notícia da Tropicalsat, o secretário de Educação e Esporte, Plínio Amorim falou sobre o “Pacotão da Educação”, projetos de incentivo aos profissionais da área e o reajuste salarial.
De acordo com ele, o aumento salarial, abono de incentivo tecnológico e prêmios Inovar Mestre e Inovar Gestão foram decisões do prefeito. “Isaac numa atitude austera, sincera e transparente está promovendo a valorização dos professores do município. Reconhecemos que falta muita coisa para fazer, o salário dos profissionais ainda está muito abaixo em comparação às responsabilidades e a dedicação do professor”, apontou.
O novo piso profissional para o magistério público da educação básica de Juazeiro será de R$ 1.196,05 mensais, para a formação em Nível I, em regime de 40 horas /aula. Os valores fixados têm efeito retroativo a 1º de janeiro de 2011. Os reajustes chegam a 13% neste ano de 2011 e somam 40,15% nos dois anos e sete meses de gestão – número 12 % superior ao concedido nos oito anos anteriores.
Estes profissionais com vínculo efetivo no âmbito escolar terão direito também, reafirmou o secretário, ao abono tecnológico para aquisição de notebooks. Profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino, efetivos ou estáveis, em exercício de suas funções, receberão o valor de R$ 1.187,00 que será pago em cota única até o dia 30 de setembro. “Este abono é fruto de uma organização e planejamento da gestão, pois não foi necessário recurso extra, será todo financiado com os recursos do Fundeb”, disse.
Durante a entrevista ele anunciou que Juazeiro terá mais 18 creches e que ainda este ano haverá concurso público para a educação. “Uma empresa do Paraná já foi licitada e em setembro, provavelmente será divulgado o edital para o concurso que deverá acontecer em novembro”, comentou acrescentando que a previsão é contratar os aprovados no dia 02 de janeiro de 2012.
Serão quase 400 vagas: 80 para secretários escolares (nível médio); 40 para articuladores tecnológicos (nível superior); e o restante para professores de todas as áreas. “Depois de 13 anos, Juazeiro terá concurso público para educação”, frisou.
O secretário também argumentou que a educação está avançando, porém o esporte ainda não tem recursos disponíveis, já que os recursos para a educação são bem definidos e para o esporte não tem disponibilidade, e que “por isso é preciso planejar recursos de incentivo aos desportistas”, concluiu.

Por Mônia Ramos



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *