Petrolina terá unidade produtiva sustentável de biomassa

Diante das mudanças climáticas em curso no planeta, a busca pelo uso sustentável de recursos ambientais é, hoje, uma realidade em todos os países. Em meio a essas preocupações, no Nordeste, a Prefeitura de Petrolina saiu na frente e acaba de aprovar, junto ao Governo Federal, um projeto para implantação de uma Unidade Produtiva de Biomassa – uma usina que funcionará como fonte geradora de agroenergia, a partir do aproveitamento de restos de podas.

“Utilizando frutas descartadas pelos produtores locais, como a casca do coco, sementes dos frutos, galhos e folhas provenientes das podas frutíferas, serão produzidos briquetes de carbono. Espécie de lenha vegetal que substitui a madeira e o carvão vegetal como fonte de energia”, explicou a secretária de Planejamento e Urbanismo de Petrolina, Marlize Mainardes. Os produtos serão comercializados entre empresários da região e servirão como fonte de renda para os moradores da Agrovila Massangano, comunidade que receberá a usina. “Petrolina será a primeira cidade nordestina a produzir esse tipo de produto a partir dos restos de podas da fruticultura”, completou.

O projeto contará com um investimento total de aproximadamente R$ 1,2 milhões, financiados pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, e pela Prefeitura Municipal. A Unidade Produtiva – que será coordenada por uma equipe técnica composta por engenheiro agrônomo, técnico agrícola, técnico em meio ambiente, técnico em mecânica e um administrador – prevê, além da produção energética, a capacitação de 10 pessoas da comunidade e a geração de 40 empregos entre diretos e indiretos.

“Entre centenas de projetos inscritos no Ministério, apenas cinco foram contemplados e o nosso está entre eles. O crescimento econômico é importante, mas precisa vir acompanhado de sustentabilidade. Neste sentido, Petrolina está no caminho certo”, afirmou o prefeito Julio Lossio, ressaltando que a Unidade Produtiva de Biomassa apresentará ao mercado um produto competitivo, produzido a partir do que antes era considerado lixo e ainda vai gerar emprego e renda para uma população carente, sem gerar nenhum impacto negativo ao meio ambiente. 

Biomassa

A biomassa caracteriza-se como um material composto por substâncias de origem orgânica – micro-organismos e fontes de origem vegetal e animal – que pode ser utilizado para a geração de energia. A energia advinda desse material é obtida através da combustão do bagaço de cana-de-açúcar, de resíduos florestais, da lenha, de casca de arroz, frutas, cascas de coco, de excrementos de animais e de resíduos agrícolas.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *