Transposição do Rio São Francisco: água para o latifúndio e seca para o povo

por Comitê de Apoio – Passados já 7 anos do início da operação do eixo leste da Transposição, poucas são as comunidades beneficiadas de fato. Isto porque o governo não construiu os sistemas de captação e distribuição das águas para atender as comunidades, o que prejudica o abastecimento e a irrigação. 19 de setembro de 2024· 1 minuto de leitura Pernambuco é uma dos quatros estados “beneficiados” pela Transposição do Rio São Francisco. Os dois canais da Transposição cortam o território do estado no sentido Sul-Norte, do rio São Francisco até sua extremidade oposta. São canais que servem para levar…

Sintraf/Petrolina entra em acordo com a Codevasf e buscará solução definitiva sobre a falta de água

A presidente Sintraf Petrolina, Isália Damacena, esteve sexta-feira (13), com o superintendente da 3ª Regional da Codevasf, Edilázio Wanderley, em Petrolina. Oportunamente na companhia do diretor financeiro do Consu, Fábio Júnior de Lima Silva, Isália solicitou a superintendência a manutenção do abastecimento de água para os agricultores do Projeto Pontal perenizado até que haja uma solução definitiva para o problema da falta de água nas áreas produtivas. O pedido foi atendido até que haja a extensão de distribuição de água nas áreas de cultivo agrícola. E a presidente do Sintraf Petrolina assumiu o compromisso de formar uma comissão para debater…

Vazão na usina hidrelétrica de Xingó é reduziu para 1.000 m³/s

A Eletrobras Chesf, seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a vazão na usina hidrelétrica de Xingó em Canindé do São Francisco, para 1.000 m³/s. Para os meses de setembro e outubro, a Usina Hidrelétrica de Xingó vai liberar vazão média mensal de 1.000 m³/s. Em termos de vazões média diárias, ficou definido, ainda, que em dias úteis, Xingó vai liberar 1.100 m³/s, enquanto nos finais de semana, a vazão liberada será de 850 m³/s. Para os meses de setembro e outubro, a Usina Hidrelétrica de Xingó vai liberar vazão média mensal de 1.000 m³/s (Foto: Eletrobras/Chesf) A situação…

Lagoa Grande clama por uma gota d’água; veja o que diz a Compesa

Os últimos dias estão sendo difíceis para os moradores de Lagoa Grande, a falta d’água vem gerando críticas de vários bairros da sede e do distrito de Vermelhos. A situação é preocupante e bairros já estão com cinco dias sem água. Em notas enviadas ao Blog, a Companhia justificou os motivos que levaram ao desabastecimento. No caso da sede, a Compesa informou que foi um problema na Estação Elevatória (sistema de bombeamento) que ficou fora de operação devido à necessidade manutenção emergencial no sistema eletromecânico. Neste caso, após os serviços de reparos, a previsão de conclusão e retomada do abastecimento…

Compesa executa obra de esgoto no bairro Jardim Maravilha

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa está realizando uma obra para implantação de nova rede coletora de esgoto no bairro Jardim Maravilha, em Petrolina. A iniciativa irá substituir 500 metros de redes de esgoto e instalação de novos equipamentos para modernização do sistema de esgotamento sanitário do bairro, que estava apresentando grande incidência de obstruções em trechos da rede antiga. Durante a edição do Compesa Itinerante na cidade, o presidente da Compesa, Alex Campos, inspecionou a obra ao lado do diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire e do gerente de Unidade de Negócio da empresa em Petrolina, Alex Chaves. A partir…

COMPESA INVESTIRÁ R$ 100 MILHÕES EM PETROLINA

O presidente da Compesa, Alex Campos, anunciou nesta quarta-feira (4) investimentos no valor de R$ 100 milhões para o município de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Os recursos, autorizados pela governadora Raquel Lyra, foram divulgados durante a segunda edição da ação Gestão Itinerante da Compesa, que visa aprofundar o conhecimento sobre a realidade das cidades a partir de um encontro entre os técnicos da Companhia e a alta direção da empresa para definição de ações integradas. A ação inclui, também, o anúncio de investimentos para os municípios visitados. Em Petrolina, Campos anunciou a construção de uma nova Estação de…

AMEFAS Inicia Entrega de Cisternas do Programa Uma Terra e Duas Águas em Sobradinho-BA

A Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho (AMEFAS) iniciou a entrega das cisternas de produção em Sobradinho. A Associação é responsável pela construção de 46 cisternas de 52 mil litros, do tipo Calçadão e Enxurrada, nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé, totalizando 138 unidades. Em Sobradinho, 13 cisternas já foram entregues, e as demais estão em fase de construção. As cisternas fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) , uma iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visa garantir a soberania e a segurança…

TCE enquadra Compesa e cobra universalização de água em 171 municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobrou da Compesa, estatal de fornecimento de água de Pernambuco, medidas para viabilizar a universalização do fornecimento de água em 171 municípios. O processo de medida cautelar foi aberto no TCE, a pedido dos auditores do órgão. O site Jamildo.com teve acesso exclusivo a todo o processo. Segundo os técnicos do TCE, em vários locais do Estado, há confusão sobre as obrigações da Compesa e as obrigações dos municípios. A Compesa é a principal empresa fornecedora de água, sendo empresa estadual, mas o poder concedente são os municípios. Daí a confusão. O Blog do Jamildo já cobriu vários conflitos entre a Compesa e municípios,…

Águas do São Francisco garantem vida nova no sertão nordestino

Brasília (DF) – O agricultor Cícero Taveira, 69 anos, lembra-se de ter dormido sem comer, várias vezes, porque não tinha água em casa. A vida dura do sertão nordestino obrigava-o a escolher se tomava banho, bebia água ou cozinhava. Isso quando havia essa possibilidade. Atualmente, a realidade é outra. Graças às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que, desde 2018, garantem água potável às populações dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. O agricultor Cícero Taveira disse ter dormido com fome, várias vezes, porque não tinha água em casa para fazer comida.…

Após reunião entre Prefeitura de Juazeiro e empresa EroBrasil, fornecimento de água de Juremal será realizado através de adutora da Caraíba

A prefeita Suzana Ramos, acompanhada do diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire, e da equipe técnica da autarquia, estiveram com representantes da EroBrasil Caraíba para pleitear, junto à empresa, a retomada do abastecimento de Juremal pela adutora da Caraíba e o abastecimento da comunidade de Cachoeirinha através da captação de água de Poções. “Essa era uma demanda antiga, pois infelizmente, há alguns anos o fornecimento de água de Juremal foi retirado dessa adutora e o abastecimento foi para o Canal Tourão, o que prejudicou a quantidade de água que chega ao distrito. Estamos felizes de avançar nessa retomada do fornecimento através…