Tragédia na chuva: Dois anos de uma dor indescritível. Um dia para chorar pelas 134 pessoas que a chuva e a omissão pública levaram em Pernambuco

O dia 28 de maio será sempre um dia de dor em Pernambuco, especialmente no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. De muita dor. Aliás, de uma dor indescritível. Também será um dia de revolta, marcado pelo sentimento de impotência e injustiça social. Nesta terça, quando a madrugada já anunciava um dia chuvoso e a proximidade com o inverno que tanto assusta parte do povo pernambucano, o coração amanheceu apertado. Especialmente daqueles que perderam pais, mães, primos, tios, tias e amigos para a chuva e a omissão do poder público. Há dois anos, os moradores de Jardim…

Com lei ambiental flexibilizada e 163 mortos pelas chuvas, governo do RS tem 10 dias para se explicar ao STF

Gabriela Moncau Brasil de Fato | São Paulo (SP) | Chuvas e vento Sul forte voltam ao estado gaúcho e nível do Guaíba, que antes recuava, subiu 14 cm em cinco horas O governo do Rio Grande do Sul (RS), comandado por Eduardo Leite (PSDB), recebeu o prazo de 10 dias pelo ministro Edson Fachin para explicar a flexibilização da lei ambiental do estado. A exigência do magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) responde a uma ação movida pelo PV e acontece no momento em que os mortos pelas enchentes chegam a 163. Dos 497 municípios do RS, 468 foram afetados pela tragédia…

Com chuva forte, água sobe pelos bueiros e volta a inundar ruas em Porto Alegre

Por Carlos Villela | Folhapress  – A chuva forte que atinge Porto Alegre nesta quinta-feira (23) fez subir o nível de água e alagar novamente bairros. Em alguns locais, o trabalho de limpeza teve que ser interrompido. A volta dos alagamentos em pontos da região central colocou bairros em alerta. Em trechos dos bairros Menino Deus e Praia de Belas, a água voltou a subir pelos bueiros e bocas de lobo com rapidez. A enchente fechou o caminho na rua José de Alencar em poucas horas, formando uma correnteza no asfalto e impedindo a passagem de carros e ônibus no…

Sobe para 151 o número de mortos na tragédia do Rio Grande do Sul; Defesa Civil ainda busca 104 pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |   Mais de 2 milhões de pessoas são afetadas e previsão é de chuva na Serra nesta quinta (16) e no Norte na sexta (17) As enchentes que já afetam 92% dos municípios do Rio Grande do Sul mataram 151 pessoas. Os dois óbitos mais recentes foram confirmados pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (16). Outras 104 pessoas estão desaparecidas. E a quantidade de feridos se mantém em 806 desde o último sábado (11). As chuvas assolam o estado gaúcho desde 27 de abril e a tragédia climática não tem precedentes no RS…

Sobe para 147 o número de mortos em tragédia no RS

Por Folhapress  –   As fortes chuvas do Rio Grande do Sul deixaram ao menos 147 mortos, conforme boletim divulgado nesta segunda feira. Foram confirmadas 11 novas mortes desde sábado (11), e o número pode crescer nos próximos dias, uma vez que há 137 desaparecidos, segundo a Defesa Civil gaúcha. As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos. Diante das enchentes, que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no estado, gaúchos têm buscado refúgio com parentes ou amigos em outros estados, como Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, o número de desaparecidos vem…

A tragédia no Sul

VEJA  –  Após bater recorde de alta, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu 20 centímetros até o último balanço divulgado na quarta-feira e atingiu o menor patamar desde sábado. O lago, contudo, segue cerca de 2 metros acima do limite de inundação. Os temporais no estado afetaram 85% dos municípios e deixaram ao menos 100 mortos, 130 desaparecidos e 163 mil desalojados ou desabrigados. O governo Lula anunciou R$ 18,3 bilhões para o PAC e incluiu obras para prevenir desastres, como a construção de contenção de encostas. Segundo o Planalto, todas as propostas enviadas pelo RS foram contempladas no…

Chuvas: aeroporto de Porto Alegre é fechado por tempo indeterminado

Madu Toledo  –   Aeroporto deve ficar interditado até o dia 30 de maio, diz documento. Data pode ser alterada a qualquer momento sem aviso prévio   O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado e com todas as operações suspensas, devido ao alagamento das pistas e diversas áreas. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6/5) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O espaço está fechado desde sexta-feira (3/5), quando o aumento do nível do Rio Guaíba superou 5m e transbordou. No texto, a associação diz que suas afiliadas cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto…

Chuva deixa 1/3 do RS sem água, fecha hospitais e ameaça 12 barragens

As chuvas deixam 854.486 imóveis sem água (número chegou a 1,06 milhão mais cedo) e 424 mil sem luz no Rio Grande do Sul. A elevação do nível dos rios coloca sob pressão 12 barragens, informou o governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista coletiva. Em dez dias, Rio Grande do Sul registrou o equivalente a três meses de chuva. Ao todo foram 420 milímetros de precipitação entre os dias 24 de abril a 4 de maio, conforme o governo do Estado. Alagamentos fecharam 17 hospitais no Rio Grande do Sul. Outros 75 estão com atendimento parcial, segundo o governador. Ontem,…

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o “maior desastre da história” gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é “pior” do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais. As informações são da Agência Brasil. “Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, declarou o governador durante a coletiva de imprensa concedida no início da noite, em Porto…

Após fortes chuvas em Canudos e Jeremoabo, governador Jerônimo Rodrigues sobrevoa para acompanhar ações de emergência

O governador Jerônimo Rodrigues estava no município de Canudos, neste sábado (6), para acompanhar ações de emergência realizadas pelo estado após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Acompanhado do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, e dos prefeitos de Canudos e Jeremoabo, Jerônimo sobrevoou a cidade e anunciou reforços para atender a população afetada. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini, também esteve presente nas visitas. “Estamos presentes aqui, hoje, para reforçar o apoio e suporte do Governo do Estado aos moradores dos municípios e às prefeituras. Nosso objetivo…