A chuva que caiu na noite dessa sexta-feira (5) reacendeu a esperança dos moradores da zona rural para dias mais tranquilos. Muitos agricultores estavam sofrendo com os efeitos da estiagem e da seca prolongada.
Na área de sequeiro, algumas localidades chegaram a registrar uma precipitação média de chuva entre 42mm e 60mm, como foi o caso das comunidades de Poço da Pedra e Carretão, respectivamente.

Após passarem por serviços de limpeza e desassoreamento, a barragem Lagoa do Manezinho, que atende a comunidade de Aranzel e a barragem do Riachinho, em Riacho dos Canudos, já registraram um acúmulo significativo de água com essa última chuva. A ação de limpeza é realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros e já beneficiou 22 represas na área de sequeiro.
Com expectativa de novas pancadas de chuva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural mantém toda a equipe em alerta com máquinas e equipamentos para fazer atendimento emergencial na zona rural caso seja necessário.
——–
Marco Cerqueira – Assessor de Comunicação