Maria e o Cangaço

Quando surgiram as primeiras notícias sobre uma minissérie focada na vida de Maria Gomes de Oliveira — a icônica Maria Bonita, a cangaceira mais famosa da história —, confesso que fiquei apreensivo. Principalmente ao descobrir que Isis Valverde, uma atriz de pele branca e sotaque carioca (daqueles que “chiam” como panela de pressão diante de um “s” e “i” seguidos), interpretaria a protagonista. Não me culpe: no Nordeste, terra de tantas artistas com a tonalidade de pele e o sotaque autêntico de Maria, escolher alguém tão distante desse universo parecia, no mínimo, um tiro no pé. Nascido e criado em…

Os profanadores do regime democrático e a impossibilidade constitucional de anistiá-los

Por Celso de Mello*  –   A data de 08 de janeiro de 2023 (“um dia que viverá eternamente em infâmia”, como enfatizou a eminente ministra Rosa Weber, então presidente do STF) representa, por efeito da invasão multitudinária e criminosa nela perpetrada contra os Poderes do Estado, o gesto indigno, desprezível e estigmatizante daqueles que, agindo como delinquentes vulneradores da ordem constitucional, não hesitaram em dessacralizar os símbolos majestosos da República e do Estado democrático de Direito. Relembrar, sempre, a data de 08/01/2023, para repudiar o ultrajante vilipêndio cometido por mentes autoritárias contra o Estado de Direito – e para jamais…

Anistiar tentativa de golpe é prêmio para crime contra a democracia

Por Fernando Duarte – Já não é novo o movimento da extrema-direita no país ao pautar o PL da anistia geral para os envolvidos na tentativa de golpe, que culminou no fatídico 8 de janeiro de 2023. O principal beneficiário do projeto seria o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tenta incorporar o discurso de que eventuais excessos do Supremo Tribunal Federal (STF), por motivações políticas, expõem senhoras e senhoras de idade à prisão por se manifestarem publicamente. Como a arena política foi deslocada para redes sociais, o assunto acabou tomando parte até mesmo das conversas familiares. No entanto, é preciso ficar…

STJ é quem vai decidir se acusado de matar a menina Beatriz vai júri popular

*Marcelo Damasceno –   Após quase quatro meses parado, o processo relacionado ao assassinato da Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, ocorrido em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A defesa de Marcelo da Silva, assassino confesso da menina, tenta impedir que ele vá a júri popular. Os autos do processo com o recurso especial foram recebidos no gabinete do ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, na última quarta-feira (9). Não há prazo para decisão do relator. Marcelo da Silva responde por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, com emprego de meio cruel…

Especial: Uma nova história para o Oeste de Pernambuco

Colunista Geraldo Eugenio  –   O uso intensivo da irrigação, uma saga iniciada há aproximadamente sessenta anos, tornou Petrolina um dos mais prósperos municípios brasileiros, passando a ser o principal polo de desenvolvimento do submédio São Francisco. O interessante é que esta cidade por décadas era um ponto de passagem para quem se dirigia à Juazeiro da Bahia. Três instituições podem ser consideradas como dínamos para esta caminhada.  A Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, precursora no apoio a atividades de pesquisa visando a agricultura irrigada, destacando-se a vitivinicultura; a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do O Vale do São Francisco é…

As lições de Napoleão Bonaparte que Bolsonaro nunca aprendeu

Ricardo Noblat –  Um abriu seu próprio caminho, o outro fechou o dele O imperador francês Napoleão Bonaparte, cuja morte completará 204 anos em maio, foi um emérito frasista. Entre as frases que disse ou que lhe atribuem, cito algumas: “Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.” “Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.” “Nunca interrompa seu inimigo enquanto ele estiver cometendo um erro.” “A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo.” “Um líder é um vendedor de esperança.” “Acharei um caminho… ou…

Lula, lamentável equívoco

Por Aldo Paes Barreto –  O Brasil poderia exercer papel de destaque nesta atribulada fase da política mundial, com o boquirroto presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçando céus, terras e o bom senso. Poderia. O nosso presidente Lula (PT) ganharia destaque mundial e teria a rara oportunidade de reescrever a própria História. Seria um estadista. Seria. Levado ao Poder pela terceira vez, Lula jogou tudo pela janela. Encantou-se, deslumbrou-se com os prazeres burgueses. Curvou-se a um congresso de 300 e tantos picaretas, abriu as fronteiras para a jogatina on-line, ficou ao lado das grandes multinacionais, dos poderosos da vez. Solidário com…

Bolsonaro pode pedir asilo a uma embaixada para não ser preso? Entenda

Por Ana Gabriela Oliveira Lima | Folhapress Se pedir asilo político, e se este for concedido por algum país estrangeiro com embaixada no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode tentar se esquivar de possível prisão decorrente de condenação em processo sobre a trama golpista de 2022. O asilo pode ser solicitado por qualquer pessoa que se considere um perseguido político, mesmo se esse não for, de fato, o caso. Para ocorrer, basta que a embaixada estrangeira aceite o pedido. Entretanto instituições brasileiras como o Ministério Público Federal podem pedir a prisão preventiva do ex-presidente se, com base em fatos…

‘Congresso suja a ficha limpa’. Mudança em projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa acaba com brecha que beneficiaria Bolsonaro

Por João Gabriel | Folhapress A atual redação do projeto de lei que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa acaba com a brecha que possibilitaria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentar reverter sua inelegibilidade e concorrer nas eleições de 2026. O ponto principal da proposta é a redução do prazo de perda dos direitos políticos. Sua autora é a deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Atualmente impedido de concorrer, Bolsonaro poderia ser beneficiado se o tempo de cassação fosse reduzido, podendo voltar a disputar eleições. A proposta chegou a entrar em debate no plenário…

O direito ao boicote e o declínio do “soft power” americano

Por Maurício Rands* “A gente não é obrigada a consumir o que eles nos impõem em nome da liberdade de mercado. O mercado também nos joga muita porcaria; é assim com os alimentos processados, com as fake news, com o tratamento ao trabalhador; a reação que a gente tem é não comprar; mercado livre também inclui a nossa vontade, os nossos valores; está tratando mal os trabalhadores? tá jogando plástico na natureza? então bora boicotar se não respeitarem os nossos valores; o mercado tem a contrapartida dos consumidores; o boicote é a nossa suprema liberdade”. Esse foi o desabafo de…