As agressões do ex-ministro Aldo Rebelo

Por Ivanildo Sampaio* Li, recentemente, uma entrevista do Rebelo, feita pelo jornalista Magno Martins, e demorei a acreditar naquilo que estava lendo. Até porque antes disso eu cultivava um certo respeito por Aldo Rebelo, pela sua história, sua atividade como líder estudantil, sua “ficha limpa” nos cargos públicos que ocupou, enfim: pelo seu comportamento, ao longo de sua vida pública, mesmo testemunhando alguns pequenos atos e ações com os quais não concordava. O ex-ministro, na entrevista, acusa sem provas a ministra Marina Silva de ser “financiada pelo cartel de ONGs”; faz críticas pelo fato de Marina ter deixado o Acre,…

O valor do trabalho e a ilusão das bolsas

Por Rinaldo Remígio * Trabalho desde os 14 anos de idade. Comecei vendendo picolé, ajudando feirantes nas ruas e aprendendo, na prática, que o esforço é o único caminho digno para chegar a algum lugar. Fui office boy, menor aprendiz, escriturário, almoxarife e encerrei minha trajetória como professor universitário, tendo a honra de ocupar o cargo mais alto de uma instituição por oito anos. Nada foi fácil, mas tudo foi conquistado com trabalho, perseverança e fé. Nunca precisei de bolsas ou favores do governo. Não por orgulho, mas por verdade. Sempre acreditei que o ser humano cresce quando enfrenta os…

O prato da vergonha nacional

Por Flávio Chaves* –  Há imagens que não precisam de legenda, apenas de coragem para encará-las. A promptografia que circula nas redes sociais, contrapondo o prato farto de um presidiário ao lanche miserável de uma criança em uma escola pública, não é apenas chocante. É simbólica. É cruel. É o retrato nu de um país que perdeu o juízo moral sobre suas prioridades. Não se trata de negar direitos a quem cumpre pena, trata-se de questionar a lógica perversa de um Estado que alimenta mais quem transgrediu do que quem ainda sonha. Enquanto o cárcere garante três refeições diárias completas,…

Meio século depois, história de Vladimir Herzog ganha novas vozes em documentário e podcast. Saiba quem foi ele

Por Schirlei Alves –  Cinquenta anos após o assassinato de Vladimir Herzog, a memória do jornalista é celebrada e recontada em linguagem audiovisual por familiares, amigos e testemunhas de um dos crimes mais bárbaros da ditadura militar no Brasil. O documentário “Herzog – O Crime que Abalou a Ditadura”, uma produção original do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) com apoio do Instituto Vladimir Herzog, tem direção e roteiro de Antonio Farinaci. A exibição será transmitida ao vivo às 19h desta quinta-feira (23), pelo canal do ICL. Já o podcast “O caso Herzog: a foto e a farsa” é uma produção original do…

Eleições 2026: iniciada a contagem regressiva

Por Wilson Pedroso* Faltando exatamente um ano para as eleições de 2026, o Brasil já se prepara para mais um momento importante da história do regime democrático. Os 150 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas decidir os nomes dos candidatos que ocuparão diversos cargos eletivos, incluindo presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores, além de deputados federais e estaduais. As eleições de 2026 seguirão as regras gerais já estabelecidas, com o sistema de votação obrigatória para maiores de 18 anos e facultativa para jovens entre 16 e 17 anos e idosos com mais de 70 anos. A partir de agora, os…

20 de Outubro – Dia da Consciência e combate ao bullying

Meu filho está sofrendo bullying! E agora? No Dia da Consciência e Combate ao Bullying, especialista explica os sinais de alerta que pais e responsáveis devem observar e como agir nesta situação  O bullying é uma realidade alarmante nas escolas brasileiras. Uma pesquisa recente do DataSenado revelou que aproximadamente 6,7 milhões de estudantes, representando 11% dos quase 60 milhões de alunos matriculados no país, sofreram algum tipo de violência escolar nos últimos 12 meses. Quando considerados apenas os casos de bullying, o índice sobe para 33%, afetando cerca de 20 milhões de estudantes. Este pode se manifestar de diversas formas,…

Esperança em queda: pesquisa nacional revela diminuição de motivação entre professores brasileiros

Levantamento da OPEE Educação mostra que o índice de educadores confiantes no futuro da educação caiu de 2024 para 2025, enquanto cresce a demanda por saúde mental para que a esperança continue sendo motor de transformação Em pleno mês em que se comemora o Dia do Professor, uma nova edição do Estudo OPEE Educação convida à reflexão sobre os desafios e as conquistas de quem está à frente da educação. O levantamento ouviu 1.763 educadores de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Os números revelam que a esperança dos docentes em relação ao futuro da educação…

COMPESA NÃO CORRESPONDE AS NECESSIDADES DA CIDADE, E PETROLINA VOLTA AOS TEMPOS DA LATA D’AGUA NA CABEÇA

Farnesio Silva – Cadê o prefeito, vereadores e quem mais “peste” tiver pra ajudar nós O serviço prestado pela Compesa no abastecimento de Petrolina, é de longe o pior possível. Bairros sem água durante dias e quando chega, parece que a distribuição tem o “mal da próstata” e só chega pingando, é que diz Seu Antonio do Carvão, residente na Vila Marcela. A situação tem levado as donas de casa a loucura, porque não tem água para as mais elementares necessidades caseiras. “Como é que pode morar na beira do rio, pagar caro e não ter água pra lavar roupas…

‘Antônio Coelho rasga elogios a João Campos e ataca governadora Raquel Lira de olho em 2026’

Por Clara Oliveira – Blog da Folha –  O deputado estadual petrolinense, Antônio Coelho (União Brasil), declarou ter uma relação política estreita com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e que esse fato tem peso para as eleições ao governo de Pernambuco em 2026. Em entrevista para a Rádio Folha FM 96,7, o deputado afirmou que a federação União Progressistas, formada pelos partidos União Brasil e Progressistas, ainda se encontra dividida sobre seus palanques, mas que o diálogo da federação vem sob uma perspectiva de mudança para o estado. “Existem aqueles que defendem uma proximidade maior com o governo…

Opinião: Wagner e Otto sinalizam abrandamento de penas ao invés de anistia para condenados do 8 de janeiro

Por Fernando Duarte – Se a PEC da Blindagem já é uma página virada no Congresso Nacional, outro tema que engrossou o caldo das mobilizações há duas semanas voltou a ocupar espaço privilegiado nos debates. A anistia a condenados pelo 8 de janeiro de 2023 ganhou corpo com citações de políticos como Jaques Wagner (PT-BA) e Otto Alencar (PSD-BA), já na posição de não críticos absolutos do projeto. Sinal de que há a possibilidade de construção de consenso em um dos temas mais polêmicos e emblemáticos dos últimos anos. Não restam dúvidas de que o movimento do 8 de janeiro…