MOSCOU (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que sua possível presença na cúpula do mês que vem do Grupo das 20 principais economias no Brasil prejudicaria o importante trabalho do encontro, acrescentando que outra pessoa representará Moscou. O Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiu um mandado de prisão para Putin, e a Ucrânia pediu ao Brasil que prenda o líder russo se ele viajar ao país para a cúpula de 18 e 19 de novembro. “Tenho relações amistosas maravilhosas com o presidente Lula, mas por que eu iria lá de propósito para atrapalhar o trabalho…
Categoria: Internacional
PT assina resolução do Foro de São Paulo, que reconhece vitória do ditador Maduro na Venezuela
Sem fazer alarde no Brasil, o PT assinou uma resolução do Foro de São Paulo, que reconhece a vitória eleitoral de Nicolás Maduro e se solidariza com o regime. O documento foi elaborado em uma reunião do grupo de partidos da esquerda, realizada no México, antes da posse de Claudia Sheinbaum à Presidência do país. A secretária executiva do Foro, Mônica Valente, é integrante da executiva nacional do PT e estava presente, mas o partido não divulgou a resolução pró-Maduro por temer repercussões negativas nas eleições municipais, segundo fonte da legenda. Procurada, a assessoria de Gleisi Hofmann, presidente do PT,…
Putin pode ser preso no Brasil se vier à reunião do G20
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, admitiu que a Justiça brasileira pode decretar a prisão do presidente da Rússia, Vladmir Putin, caso ele venha ao Rio de Janeiro em novembro para a 10ª reunião da cúpula do G20, grupo formado por lideranças das maiores economias do mundo, incluindo 19 países, a União Europeia e a União Africana. A presença de Putin ainda não foi confirmada e já há algum tempo ele não tem participado dos encontros de líderes do bloco. Apesar da existência de imunidade parlamentar para chefes de Estado no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…
O governo Lula acende uma vela a Deus e outra ao diabo na Venezuela
A história do mundo ensina: um regime autoritário tudo faz para não ser destruído. Por ser autoritário, atropela as leis, recorre ao emprego de forças armadas, prende, esfola e mata se julgar necessário. Só vai para o brejo se lhe faltar unidade para resistir. É diferente de um regime democrático. Por democrático, ele se sente obrigado a respeitar as leis que lhe impõem limites, e valores como a liberdade de expressão, de ir e vir e os direitos humanos que o distinguem de um regime autoritário. A República Bolivariana da Venezuela começou a nascer com uma tentativa fracassada de golpe…
Órgão que anunciou vitória de Maduro tem histórico de manobras contra oposição
Por Daniela Arcanjo | Folhapress O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão que anunciou a contestada vitória do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, na eleição celebrada no último domingo (28), carrega um histórico de manobras para prejudicar a oposição nos últimos anos. A origem da entidade remonta a dezembro de 1999, quando Hugo Chávez conseguiu aprovar, com um referendo realizado um ano após sua chegada ao poder, a Constituição que desenharia a estrutura institucional da era chavista até hoje em vigor no país. A carta determinaria a criação de cinco Poderes na Venezuela, não três, como a maioria dos países. Assim,…
Atentado a Trump: Atirador e participante de comício morrem em tentativa de atentado, diz imprensa americana
O candidato republicano foi atingido na orelha de raspão, de acordo com o promotor do condado de Butler. CBN – Os veículos internacionais Associated Press e Washington Post afirmaram que o atirador que acertou o ex-presidente Donald Trump morreu, assim como um dos participantes do comício que acontecia na Pensilvânia. As informações teriam sido confirmadas pelo promotor público do condado de Butler, Richard A. Goldinger. O candidato republicano foi atingido na orelha de raspão, acordo com a mesma autoridade. Um comício que acontecia na Pensilvânia com o ex-presidente e candidato republicano neste ano Donald Trump foi paralisado após barulhos similares a tiros…
Julian Assange deixa prisão em Londres após mais de cinco anos e vai para a Austrália, diz WikiLeaks
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | O jornalista australiano Julian Assange foi liberado da prisão de segurança máxima onde estava detido há mais de cinco anos na capital do Reino Unido, Londres, nesta segunda-feira (24), e embarcou rumo ao seu país natal. A informação é do site WikiLeaks, do qual Assange é dono. A agência de notícias AFP afirma que Assange concordou em se declarar culpado em um tribunal dos Estados Unidos por revelar segredos militares, em troca da sua liberdade. O acordo encerraria assim um longo drama legal. A AFP diz ainda que Assange comparecerá a um tribunal das Ilhas Marianas do Norte, um território estadunidense no…
Franceses organizam protesto com ‘cocô coletivo’ no Rio Sena
Por Folhapress – Em protesto contra os gastos de 1,4 bilhão de euros (R$ 8,1 bilhões) do governo francês para despoluir o Rio Sena para receber as Olimpíadas, e o nível ainda alto de poluição, os franceses organizam um “cocozaço” no local previsto para este domingo (23), às 12h no horário de Paris (7h no horário de Brasília). Nas redes sociais, a hashtag ‘eu caguei no Sena em 23 de junho’ (#Jechiedans laseinele23juin) vem mobilizando nos últimos dias o público insatisfeito com o trabalho do presidente francês, Emmanuel Macron, e da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Em uma pesquisa divulgada…
Conheça Rikers Island, a prisão onde Trump pode cumprir pena: fama de violenta e condições insalubres
Fernando Moreira/EXTRA – Celas medem 1,8m por 2,5m e têm rara luz natural Na quinta-feira, um júri de Nova York (EUA) considerou Donald Trump culpado de 34 acusações de falsificação de registros contábeis feitas com o intuito de ocultar um suborno pago à ex-atriz pornô Stormy Daniels, com quem teria tido um envolvimento no passado, durante a campanha presidencial de 2016. Rikers Island, prisão em Nova York que pode receber Trump — Foto: Reprodução O crime, de acordo com a lei do estado de Nova York, pode levar a uma sentença que vai da liberdade condicional a quatro anos de prisão. Na…
Argentina culpa Irã por ataques terroristas cometidos há 30 anos e considera o país como “estado terrorista”
Escombros da AMIA após o atentato perpetrado pelo Hezbollah na Argentina, em 1994. (Commons/Reprodução) Mais de três décadas depois, a Argentina atribuiu a culpa de ataques terroristas realizados contra a embaixada de Israel, em 1992, e ao centro judaico da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em 1994, ao Irã. Segundo a imprensa local, um tribunal argentino culpou o país pelos atentados e declarou-o como um “estado terrorista”. De acordo com documentos judiciais citados pela imprensa, o tribunal argentino também responsabilizou o Hezbollah, movimento terrorista xiita libanês apoiado pelo Irã, e classificou o ataque contra a AMIA, o mais mortífero da…