Um homem de 43 anos foi preso pela polícia ainda na última quinta-feira (22), acusado de violência doméstica e maus-tratos contra sua família. Os crimes foram cometidos no bairro Palmares, na cidade de Juazeiro, no norte do estado. Ele teria atacado a própria mãe do suspeito, uma idosa de 66 anos, e sua filha de 16 anos, que possui deficiência. A investigação foi iniciada no dia 15 de janeiro, quando a idosa procurou a delegacia para relatar que sofria agressões físicas constantes. Na ocasião, a vítima apresentava lesões visíveis no rosto causadas por socos. Segundo o depoimento da idosa, ainda…
Categoria: Violência
Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: Média de 4 mortes por dia
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, o que indica um aumento mínimo de 0,41%. A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025. Entre os estados, São Paulo lidera o ranking,…
Com dados alarmantes no Brasil, Petrolina mantém sua atuação e acompanhamento no combate à violência contra a mulher
Os números mais recentes da violência contra a mulher no Brasil e em Pernambuco expõem uma realidade urgente. Segundo levantamento do Estado de Pernambuco, 34.679 mulheres foram vítimas de violência doméstica até outubro de 2025. No cenário nacional, de acordo com o Ministério das Mulheres, o Brasil ultrapassou 1.180 feminicídios somente em 2025. Nesse contexto, Petrolina segue fortalecendo a proteção às mulheres em situação de violência. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, conta com a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), como um dos pilares da rede de enfrentamento à violência contra a mulher…
Com 82 vítimas, número de feminicídios em Pernambuco em 2025 supera todo o ano de 2024
O número de feminicídios registrados até o fim de novembro em Pernambuco já é maior do que em todo o ano passado. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 82 mulheres foram mortas de forma violenta por sua condição de gênero desde janeiro. Em 2024, houve 76 mortes. Desse total, 68 ocorreram nos primeiros 11 meses do ano passado, o que representa um crescimento de 20,5%. Ao menos dois casos repercutiram no Grande Recife nos últimos 15 dias. O primeiro foi a morte de Isabele Gomes de Macedo, de 40 anos, em um incêndio provocado pelo marido em 29…
Juazeiro realiza primeiro encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
A Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), realizou quarta-feira (3) o primeiro encontro de fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento, realizado no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), teve como objetivo apresentar o fluxograma de atendimento às mulheres vítimas de violência, além de promover a integração e alinhamento das diversas instituições envolvidas no processo de acolhimento e proteção. A coordenadora do CIAM, Erislene Costa, destacou a importância do encontro, que reuniu representantes da Rede Especializada de Atendimento, como a Ronda Maria da Penha da Polícia Militar,…
Audiência pública esta noite, debate aumento da violência em Petrolina
Por g1 Petrolina – Encontro ocorre na Escola Municipal São Joaquim, no bairro José e Maria, às 19h. Autoridades de segurança e assistência social participam da discussão. Uma audiência pública será realizada na noite desta segunda-feira (17), a partir das 19h, na Escola Municipal São Joaquim, no bairro José e Maria. O objetivo é discutir o cenário da violência em Petrolina. Foram convidadas autoridades de diversos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Promotoria de Justiça Criminal, além da Secretaria de Assistência Social do município, dentre outros. A iniciativa faz parte de um conjunto de…
Petrolina alerta mulheres sobre rede de apoio e combate a violência
A Prefeitura de Petrolina realizou, nesta quarta-feira (20), uma ação na Praça do Bambuzinho voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social e Combate à Fome, teve como objetivo oferecer informação, acolhimento e serviços de saúde à população em um espaço de grande circulação. Durante a ação, foram oferecidos serviços como testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientação e escuta qualificada com profissionais da psicologia. A mobilização foi desenvolvida para sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência de gênero, incentivando a denúncia e o acolhimento…
Agosto Lilás: Blitz educativa marca celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha em Juazeiro.
A Lei Federal n° 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi um marco na luta da violência contra a mulher. Seu principal objetivo é criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar. Assim como estabelecer medidas protetivas de urgência para proteger a mulher em situação de violência. Este ano a Lei comemora 19 anos e, para celebrar a data ocorrida nesta quinta-feira (7), a Ronda Maria da Penha, o CIAM, a Patrulha Maria da Penha, a Secretaria da Mulher e Juventude, a DEAM e outros integrantes da Rede de Proteção à Mulher realizaram uma blitz educativa…
Mãe e filha são atacadas por cão da raça pitbull em Iguaracy, no Sertão do Pajeú
Nesta segunda-feira, 28, um cão da raça pitbull atacou uma mãe e uma criança em via pública na cidade de Iguaracy, no Sertão do Pajeú. O ataque aconteceu quando duas mulheres e suas filhas aguardavam o transporte que leva as crianças à escola. Imagens de uma câmera de segurança divulgadas pela TV Web Sertão mostram as mulheres conversando em frente a uma residência, acompanhadas das filhas, quando o pitbull se aproxima das meninas, causando pânico nas crianças e nas mães. Apavoradas, as mulheres tentam afastar o cachorro e pegam as crianças no colo, momento em que o animal começa a…
Veja ranking de cidades e estados mais violentos do Brasil
O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) desde 2012, com 20,8 casos por 100 mil habitantes, uma queda de 5,4%. Contudo, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 revelam que a violência letal segue concentrada nas regiões Norte e Nordeste, com os estados do Amapá e da Bahia liderando o ranking dos mais violentos do país. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, coordenado por Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, divulgou um panorama detalhado da violência letal no Brasil em 2024. O relatório aponta uma redução geral nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), que totalizaram 44.127 casos com uma taxa de 20,8 por 100 mil habitantes. Esta é a menor taxa de MVI desde…