APELO URGENTE – Os guardiões da Amazônia estão sendo assassinados.

A Avaaz acaba de liberar fundos emergenciais para manter cinco lideranças Indígenas em segurança – mas isso não é suficiente. Gigantes do petróleo e madeireiros querem destruir a Amazônia. Quando os governos falham em detê-los, as comunidades Indígenas têm que enfrentar fisicamente as motosserras, expor vazamentos de petróleo e lutar contra o garimpo ilegal. Isso coloca um alvo em suas costas. Elas estão sujeitas a ameaças de morte, sequestros, torturas e coisas ainda piores – porque se esses bravos defensores forem silenciados, a Amazônia perderá sua última linha de defesa. Este é um apelo urgente por doações para ajudar a mantê-los em segurança.…

APLB Sindicato em Juazeiro repudia atitude da gestão Suzana Ramos em exonerar gestores e coordenadores pedagógicos

As primeiras horas da manhã desse 15 de Outubro, Dia do Professor, não chegou com boas notícias para os trabalhadores em educação de Juazeiro. A gestão da prefeita Suzana Ramos decidiu exonerar gestores e coordenadores pedagógicos de seus cargos na noite da segunda-feira (14). Diante dessa situação, a direção da APLB Sindicato reafirma seu posicionamento em favor absoluto da realização de eleição para os cargos de gestores e coordenadores pedagógicos. O diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, afirma que essa sempre foi a proposta defendida pela entidade. “Hoje estamos vivendo um momento de exoneração dos profissionais das unidades…

Comunidade acadêmica da UNEB faz manifestação em defesa da educação pública nesta terça (15)

Neste Dia dos Professores, terça-feira (15), a aula dos docentes da UNEB, em greve, e dos estudantes da universidade será nas ruas. Com muito a lutar e pouco a comemorar, o dia será marcado por uma ampla manifestação em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. O protesto será em defesa da educação pública superior e pelas pautas de reivindicações da comunidade acadêmica. Nesse mesmo dia acontecerá nova rodada de negociações entre o Governo da Bahia, o Comando de Greve da UNEB e o Fórum das Associações Docentes, entidade de reúne representações sindicais das quatro universidades estaduais da…

Os povos Indígenas estão sendo assassinados por cuidar das nossas florestas. Proteste

A cada quatro dias, um indígena é morto por proteger suas terras – e o nosso planeta. Se os governos de todo o mundo reconhecerem os direitos legais dos povos Indígenas a suas terras, seria possível proteger os ecossistemas mais importantes da Terra e acabar com esse derramamento de sangue. Vamos mostrar nossa força e juntar 1 milhão de assinaturas antes que os líderes mundiais se encontrem em alguns dias para discutir o futuro das nossas florestas. Nos últimos anos, mais de 2 mil deles perderam a vida ao enfrentar fazendeiros, madeireiros e mineradores que invadem suas terras atrás de lucro.Isso é trágico…

bom e consciente voto neste dia

Trevo do Ibó é interditado mais uma vez por Reassentados do Sistema Itaparica

Nesta terça-feira (27) está ocorrendo um novo protesto no Trevo do Ibó, com interdição das BRs 116, 316 e 428, pelo mesmo motivo: retorno do fornecimento de energia para irrigar plantações e mais investimentos do governo nos projetos agrícolas da região. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local. Os trabalhadores dos perímetros irrigados de todo Sistema Itaparica, cobram do Governo Federal a regularização do repasse de verbas para manutenção dos projetos. O dinheiro é tanto para pagamento das contas de energia elétrica, quanto para manutenção das equipes técnicas nos projetos. Por falta de pagamento do Governo Federal, vez por…

Continua manifestação com a saga dos agricultores do Pontal Central em busca de segurança hídrica

Depois de ocuparem a comporta do canal secundário no Pontal Sul, no último domingo (18), agricultores do Pontal Central estiveram na Codevasf, em Petrolina, na manhã desta segunda-feira (19), para solicitar a disponibilização de mais água para atender a demanda dos quase 500 agricultores familiares que produzem no local. O movimento é por tempo indeterminado. Ano passado, uma mobilização durou 41 dias com o mesmo objetivo de buscar a resolução do problema da falta de gestão na distribuição da água na área. Os agricultores familiares buscam segurança hídrica, uma vez que a água liberada não atende a demanda das famílias…

Dioceses de Floresta (PE), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se solidarizam com mais de 10 mil famílias penalizadas pela falta de energia e água no perímetro irrigado de Itaparica

As dioceses de Floresta (PE), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) manifestaram solidariedade a mais de 10 mil famílias no perímetro irrigado de Itaparica, área que fica entre os estados de Pernambuco e da Bahia. Em carta conjunta assinada pelos bispos dom Gabriel Marchesi, dom Antônio Carlos Cruz Santos, e pelo administrador diocesano padre Josemar Motta da Silva, a Igreja denuncia o desabastecimento de energia elétrica e água na região, e cobra respostas aos governos estaduais e federal, e ao Congresso Nacional. “Queremos nos solidarizar com as famílias que estão vivendo uma inconcebível situação de incerteza a respeito da sua vida…

Vídeo: Agricultores do São Francisco protestam em Petrolândia

Nesta segunda-feira (12/8), um grupo de trabalhadores rurais dos Perímetros Irrigados que integram o Sistema Itaparica, ocupando o Eixo Leste da Transposição das águas do Rio São Francisco. Eles cobram dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional, uma definição quanto aos problemas enfrentados pelas famílias reassentadas nesses Perímetros. Veja vídeo:

Elefantes condenados a morte na Tanzânia por caçadores esportivos

Em alguns dias, a presidente da Tanzânia pode condenar à morte os elefantes mais magníficos da África, com a emissão de novas licenças que permitirão que caçadores endinheirados matem esses animais por esporte. Cientistas, conservacionistas e povos indígenas dão o alerta e o tempo está acabando. Vamos nos unir a eles e fazer com que o apelo para salvar esses elefantes, conhecidos como “superpresas”, seja grande demais para ser ignorado: ASSINE JÁ Queridos amigos e amigas, Em alguns dias, a presidente da Tanzânia pode condenar à morte os elefantes mais magníficos da África, com a emissão de novas licenças que permitirão que caçadores endinheirados matem…