MST pede remissão de terreno público em Casa Nova

Em entrevista ao BlogQSP, membros do Movimento dos Sem Tetos (MST) São Francisco do município de Casa Nova contam que apelaram para a Justiça.Eles querem remissão da doação de terreno público, feito em 2008, para que ele seja reaproveitado para a construção de um Programa Habitacional.
Os reclamantes frisaram que o terreno público, numa área de expansão da cidade foi ofertado pelo então prefeito Geraldo Castro para apenas um dono e há 25 anos estava sem demarcação, quando a associação resolveu ocupar como forma de protestar e chamar a atenção para o déficit habitacional do município, disse o presidente do Movimento dos Sem Tetos de Casa Nova, João Evangelista Reis.
Em decorrência da apropriação, que segundo João, foi de caráter temporário, o “suposto” dono dos 21.8 hectares de terra, espalhou placas de venda nas casas e nos terrenos.
O Movimento, explica o coordenador regional do MST, Davi Lima, já apelou para o atual prefeito Orlando Xavier e agora solicita do Supremo Tribunal Federal (STJ) que reveja a decisão, já que o Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia concedeu reintegração de posse ao favorecido.
Em função dessa decisão, o MST entrou na Justiça, não para se apossar do terreno, mas segundo Davi, para que o terreno seja devolvido à prefeitura e os 1.549 loteamentos sejam transformados em um programa habitacional que contemple os mais de 1.500 sem tetos do município.

Por Mônia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *