Formação da UFBA em parceria com a SEDUC tem resultado positivo

O resultado da formação para merendeiras, nutricionais, conselheiros de alimentação escolar e coordenadores pedagógicos, promovida pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, foi considerado positivo pelos participantes. O encontro aconteceu durante três dias (21 a 23 de setembro), no Grande Hotel de Juazeiro, e reuniu representantes dos territórios de Irecê, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Sisal.

O projeto, desenvolvido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação com Universidades Federais, e tem como objetivo apoiar as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste cenário, a formação, que foi realizada no município – compondo uma das três linhas de ação do programa – cumpriu bem o papel de promover uma reflexão a respeito das práticas individuais, coletivas e intersetoriais.

Segundo a nutricionista da SEDUC, Thiane Lima Cardoso, o trabalho foi importante para que todos pudessem fixar o que o PNAE preconiza, além de discutir dificuldades, agricultura familiar e pregão, por exemplo. “A formação abrangeu os diferentes públicos com informações relevantes. Com certeza sairemos daqui mais seguros, sabendo mais sobre chamadas públicas e tudo que envolve alimentação escolar. O encontro foi enriquecedor em todos os sentidos”, afirmou.

O curso ofereceu instrumentos teórico-práticos necessários para o exercício cotidiano do trabalho, através da abordagem de temas como: PNAE e interfaces com as políticas de saúde, alimentação e nutrição; processo de trabalho – da construção dos cardápios ao controle social; novos desafios – agricultura familiar e alimentação escolar; entre outros. De acordo com a nutricionista, as abordagens complementam os conteúdos das formações continuadas desenvolvidas ao longo do ano com o segmento.

De acordo com a merendeira Maria Ilza Costa Cardoso, o aprendizado adquirido será repassado aos colegas. “Com certeza serei uma multiplicadora, pois tudo que aprendemos aqui foi relevante e servirá para melhorar o nosso trabalho”, ratificou. Na opinião da conselheira de alimentação Maria Auxiliadora Fernandes, apesar de o município estar bastante avançado no quesito formação, sempre há mais o que aprender. “A SEDUC promove uma base bem interessante, mas esse momento serviu para dar uma sacudida, para a gente perceber que é importante discutir e trocar informações”, avaliou.

(Anna Monteiro – Ascom Juazeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *