A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, esteve reunida até o final da tarde de ontem (27), com representações das Secretarias Municipais de Saúde de Ouricuri, Chorrochó, Paulo Afonso, Juazeiro e das Secretarias Estaduais de Saúde da Bahia e de Pernambuco para discutir questões relativas à Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco.
Durante o encontro, foi apresentado um balanço da primeira Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) do país, que regula 100% dos leitos de urgência do Sistema Único de Saúde (SUS) dessa região. Mais de 9 mil pacientes dos 52 municípios que integram a Rede foram regulados apenas em 2012. Os gestores discutiram ainda a implantação do QualiSus – Rede, um projeto de formação e melhoria da qualidade da Rede de Atenção à Saúde, que visa contribuir para a organização de redes regionalizadas. O projeto contará com um investimento de R$ 13 milhões para atender os municípios do Vale do Médio São Francisco até 2014. O recurso foi garantido através do Banco Mundial e do Ministério da Saúde.
“Nessa reunião conseguimos avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como os avanços da Rede, e discutir com os representantes do Governo do Estado os serviços de cardiologia prestados pelo Hospital Memorial de Petrolina”, relatou a Secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explicando que o Hospital, que é um prestador do Estado, não vem atendendo às necessidades da Rede. “O representante da Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou que na sexta-feira (30) irá receber a equipe do Memorial para definir a renovação do contrato, com os devidos ajustes nos serviços para aperfeiçoar a rede de cuidado, ou o cancelamento do convênio para a contração de um novo prestador”, informou.
(Ascom PMP)