Prefeitura de Petrolina implantará fábrica de Doces na comunidade de Ponta da Serra

Para viabilizar a geração de empregos e renda de mulheres agricultoras da comunidade de Ponta da Serra, a Prefeitura Municipal de Petrolina vai investir mais de 200 mil reais na instalação de uma unidade produtiva de fabricação de doces em pasta, barras e geleias no local. Distante aproximadamente 40 km da sede do município, a Ponta da Serra é composta por 90 famílias de assentados em pequenos lotes irrigados de três hectares cada. Atualmente, a única renda daquela população vem da comercialização de frutas e legumes, nas feiras livres de Petrolina, além de auxílios como o Bolsa Família.

O principal objetivo da fábrica de doces é fazer com que as mulheres agricultoras possam se beneficiar das frutas e verduras que não são comercializadas, agregando valor aos produtos e garantindo um preço justo a comercialização. “O objetivo é que as pessoas possam gerir o seu negócio e tenham uma renda digna para sustentar suas famílias”, afirmou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes, que na última terça-feira (17) participou de uma reunião com a comunidade.

A secretária afirmou que a população local tem demonstrado bastante interesse em montar uma pequena fábrica de doces onde possam produzir e comercializar o excedente da produção ou o que não é vendido in natura. Os produtos fabricados pela unidade produtiva serão comercializados inicialmente no município de Petrolina e cidades vizinhas e os recursos angariados serão utilizados para pagamento de pessoal e manutenção da fábrica.

A Prefeitura viabilizará toda construção da fábrica, inclusive cedendo um veículo para que a produção seja levada até a sede do município. Para qualificar a mão-de-obra, serão oferecidos diversos cursos, como Empreendedorismo, Higiene e Manipulação dos Alimentos, Associativismo e Cooperativismo, Pós Colheita, Contabilidade Básica e Embalagem.

Inicialmente, o projeto de inclusão social beneficiará 40 pessoas, entre jovens e senhoras que vivem na comunidade e que hoje estão desempregadas. Para garantir a sustentabilidade do programa, a Prefeitura será responsável pela qualificação no acompanhamento à produção e acompanhamento à comercialização, sendo que, a partir do segundo ano, a unidade produtiva deverá ser auto-sustentável e gerar lucro para a comunidade envolvida.

Interação

Além da geração de renda, a fábrica de doces pode contribuir em diversos pontos no cotidiano da comunidade de Ponta da Serra, como incentivar a integração entre eles, através do associativismo e cooperativismo, além da possibilidade de despertar o espírito empreendedor naquelas pessoas.

A nova fábrica proporcionará uma melhoria na qualidade de vida da comunidade e um aumento na auto-estima das pessoas envolvidas.

(Emerson Rocha – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *