Começou hoje (21) o “V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Educação, e pelos 38 municípios de abrangência do polo de Petrolina que fazem parte do programa de educação inclusiva. O evento, que acontece no auditório do Centro de Treinamento Diocesano, segue até sexta-feira (25) e tem como objetivo debater as políticas educacionais no âmbito escolar voltada para inclusão de pessoas com deficiência.
“Todos nós temos algum tipo de limitação, contudo estamos trabalhando para que essas limitações sejam minimizadas através da Secretaria de Acessibilidade. Recentemente, apresentei ao secretário Marcos Conceição o programa do Governo Federal, “Viver sem Limites” que visa cuidar dos problemas, das dificuldades e, sobretudo, das soluções voltadas para as pessoas com algum tipo de limitação para tentarmos implantar no nosso município. Essas ações, assim como esse seminário, vêm para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, que fez a abertura oficial do seminário.
O seminário pretende reunir 150 pessoas durante os cinco dias do encontro. Entre os convidados participantes estão 60 representantes dos 38 municípios que fazem parte da Ciranda de Inclusão, 70 professores que trabalham no atendimento educacional especializado e mais 20 gestores da Rede Municipal de Ensino. “Estamos chamando de Ciranda da Inclusão este momento em que todos os municípios se reúnem e trocam experiências para caminhar para o futuro de oportunidades a todos os estudantes do país”, explicou a Secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho.
Durante os cinco dias de evento serão abordados temas, como: Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) e suas especificidades, ministrado por Sidenise Estrelado, Professora e Psicopedagoga do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia; Direito das pessoas com deficiência tema apresentado pelo Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição; Tecnologias Assistivas, por Hélio de Araújo, entre outros. Além disso, haverá apresentações de grupos musicais, debates e peça teatral.
Além de Petrolina, as cidades que fazem parte da Ciranda de Inclusão são: Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Dormentes, Exú, Flores, Floresta, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Quixabá, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Alegre, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Solidão, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejantes.
(Ascom PMP)