Prefeito Julio Lossio adere ao conceito de mobilidade urbana e inaugura Sistema de Estacionamento de Bicicletas de Aluguel

Na tarde do último sábado (19), Petrolina deu mais um passo em direção ao futuro: o prefeito Julio Lossio inaugurou o Sistema de Estacionamento de Bicicletas de Aluguel, conhecido como Bicicletário, que tem o objetivo de oferecer mais uma alternativa de transporte urbano para a população, além de desobstruir o trânsito na área central. Muitas pessoas participaram do passeio ciclístico que percorreu mais de 3 km pelas ruas do centro de Petrolina no intuito de celebrar o novo sistema. As primeiras trinta bicicletas disponíveis para o bicicletário, foram utilizadas durante o passeio.

“O Sistema traz a integração do trânsito com uma modalidade limpa e não poluente e com benefícios à saúde. O objetivo maior do sistema é retirar os veículos do centro da cidade, pois o cidadão pode deixar seu carro na Orla, fazer uso de uma bicicleta para percorrer o centro, e retornar para seu veículo sem as complicações comuns ao trânsito”, explicou o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, Paulo Valgueiro.

Inicialmente, três estações farão a distribuição e controle das bicicletas. A primeira, na Orla; a segunda, na Praça Dom Malan; e a terceira, na Praça Pio XII, contemplando áreas importantes do centro da cidade com um fluxo intenso de pessoas e automóveis. Segundo Paulo Valgueiro, ainda estão sendo firmadas parcerias para aumentar o número de estações de forma a integrar toda Petrolina no sistema. “Na segunda fase do projeto, a quarta estação será implantada no Campus Universitário e a intensão é futuramente integrar todos os meios: o transporte coletivo e as bicicletas”, salientou.

O sistema de bicicletas de aluguel foi adotado da Europa e, no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi pioneira e a população já demonstra adesão comprovada através das solicitações de novas estações em vários pontos da cidade, segundo Valgueiro, são 600 bicicletas circulando.

Sobre a operacionalização do serviço, o presidente da Serttel, empresa  responsável pelo desenvolvimento do sistema, Angelo Leite, informou que as estações são no formato de autoatendimento e tem um sistema inteligente que monitora a retirada e devolução das bicicletas e sua localização. “As estações são computadorizadas e elas sabem exatamente quais bicicletas estão travadas nas suas posições. As bicicletas tem um sistema de travamento especial, mecânico. As pessoas quando se inscrevem pela internet podem retirar as bicicletas utilizando o telefone celular e, a partir daí, o sistema registra que a bicicleta está em poder daquele usuário”, frisou.

O prefeito Julio Lossio explicou que esta é uma política pública de mobilidade urbana com o objetivo de melhorar o trânsito nas cidades. “Estávamos discutindo a possibilidade de trazer para Petrolina um sistema de transporte inovador no Brasil. Este sistema é ecologicamente correto, funciona no novo modelo de pensar a mobilidade urbana, além de ser um sistema que funciona de maneira compatível com o meio ambiente, já que todo o sistema eletrônico das estações funciona utilizando energia solar. É algo que queremos fortalecer também em Petrolina, a sustentabilidade”, ressaltou o prefeito.

A alternativa de transporte atraiu muitos curiosos durante a exposição e o lançamento do novo sistema. Miguel Pereira de Araújo, morador do centro de Petrolina, afirmou que o “bicicletário” é uma solução também para quem não tem transporte. “Aprovei esse sistema e tenho certeza que todos também vão gostar”, disse. O mototaxista e morador do bairro José e Maria, Rafael Damasceno da Silva, destacou que acredita na eficiência do sistema. “Às vezes, as pessoas não querem ir de mototáxi ou de ônibus para alguns lugares próximo e tem a opção de ir de bicicleta”, declarou.

O sistema está em pleno funcionamento e pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal no endereço www.petrolina.pe.gov.br/EPTTC.

(Iana Lima – Ascom Petrolina) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *