Uneb vai liderar rede de cooperação entre instituições latino-americanas

A Uneb vai coordenar a formação de uma rede de universidades para a criação de um projeto de desenvolvimento das instituições de ensino superior (IES) da América Latina. Essa foi umas das ações definidas durante o Colóquio Internacional Erasmus Mundus e Cátedra Unesco: perspectivas de implementação das Uebas, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, no Hotel Vila Mar, em Amaralina.
O evento, promovido pela Assessoria de Cooperação Internacional (Asseci) e pelo Núcleo de Estudos Italianos (Nesti) da Uneb, contou com a participação de IES da Guatemala, Cuba, Chile e Nicarágua, além das universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc) e de Feira de Santana (Uefs).
Essas instituições vão elaborar conjuntamente um projeto que integrará o Programa Erasmus Mundus, criado em 2004 pela União Europeia, que contribui com a capacitação de recursos humanos para pós-graduações e qualifica instituições de ensino superior de países em desenvolvimento para a cooperação internacional e interação com as nações europeias.
“Mais uma vez a Uneb sai na frente ao liderar a formação de uma rede de cooperação entre universidades. A nossa instituição será o ponto de referência do Erasmus Mundus na América Latina”, apontou o reitor Lourisvaldo Valentim.
A realização do colóquio teve o apoio da Università degli Studi di Firenze (Unifi) – integrante da rede europeia formada por instituições de ensino superior da Itália, Romênia e Espanha -, que apresentou o programa às instituições latino-americanas no evento.
De acordo com Gianni Boscolo, coordenador do Nesti, a meta é de que em dezembro, data prevista para divulgação do próximo edital do programa, a rede já tenha um projeto em fase de finalização, que será apresentado à comunidade europeia até abril de 2012.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *