Prefeitura realiza limpeza da Ilha Culpe o Vento

Dando continuidade às ações ambientais promovidas pela Prefeitura de Juazeiro em celebração aos 510 anos do Rio São Francisco; a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Associação de Barraqueiros, Barqueiros e Amigos da Ilha Culpe o Vento e moradores da comunidade de Porto de Pedra, realizaram na manhã desta sexta-feira (7), serviços de limpeza na Ilha Culpe o Vento em Juazeiro.

A ação que também faz parte das atividades inerentes do Programa Meu Rio Minha Vida, tem como objetivo mitigar os impactos causados pela quantidade de lixo gerado na ilha. “Estivemos aqui há duas semanas com o IBAMA, fizemos um diagnóstico e percebemos que a ilha está altamente degradada e precisa ser cuidada. É necessário desenvolver um programa de monitoramento para que os usuários da ilha tenham consciência do quanto é importante usar esse espaço de maneira correta e adequada, adquirindo assim, sua sustentabilidade”, declarou a técnica ambiental da SEADRUMA, Josefa Galdino.

Para Adeilson Silva Barbosa, presidente da Associação de Barraqueiros e Barqueiros da Ilha, a atividade de hoje visa propagar a educação ambiental. “Os moradores da Vila Porto de Pedra dependem desse ecoturismo, dessa sustentabilidade, é necessário que as pessoas adotem essa causa, protegendo a ilha”, destacou. A associação da ilha existe desde 2001 e foi formalizada no inicio de 2011. Além do projeto “Ilha Limpa”, iniciado hoje, a associação desenvolve o projeto “Produto Reciclável” utilizando o lixo gerado na ilha.

De acordo com o estudante de engenharia ambiental da Univasf, José Cardoso Júnior, que sempre frequentou as ilhas da região; o descaso com o ambinete por parte dos frequentadores o motivou a abraçar a causa e lutar pela preservação da ilha. “As pessoas que vêm usufruir desse espaço maravilhoso, não tem consciência de levar o lixo que eles mesmos produzem embora. Hoje faço parte da associação da Ilha Culpe o Vento e a nossa intenção é restaurar esse local que um dia foi tão bonito e importante para o turismo da região”, disse.

A medida contou com a participação de técnicos ambientais, agentes de limpeza e voluntários. “Esse é um trabalho de sustentabilidade e que visa à garantia de uma melhor qualidade de vida; o sucesso da ação se deve a um trabalho integrado com a SESP, instituições, associações e voluntários. É preciso que cada cidadão busque fazer a sua parte, sempre de forma compartilhada, se relacionando de forma harmônica com a natureza”, observou Ademir Fernandes do setor de projetos ambientais da SEADRUMA.

Ficou acordado entre os participantes a realização do replantio de mudas nativas no período que se inicia as chuvas, pois segundo eles, nessa época as condições climáticas garante uma melhor adaptação das espécies. “Também estaremos junto com os moradores discutindo o uso e o manejo da ilha. Estamos começando agora, mas tem que ser um processo contínuo, pois para garantir que a ilha tenha um uso sustentável é preciso que se tenha um manejo permanente”, concluiu Josefa.   

 (Lene Radina – Ascom Juazeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *