CONTINUA DANDO O QUE FALAR DENÚNCIA DE FRAUDE EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO DA CAIXA EM PETROLINA

blogqspMonicaDepois de uma suspeita de fraude em contratos de habitação pelo programa ‘Operações Coletivas’ da Caixa Econômica Federal, o Ministério Público Federal está investigando as denúncias feitas pelos moradores de Nova Descoberta, distrito de Petrolina-PE. A Procuradoria da República instaurou um procedimento investigatório criminal e vai ouvir todas as pessoas que denunciaram o caso, além da própria Caixa Econômica.

O caso veio à tona através da estudante universitária, Mônica Kaliana Barbosa de Santana, ela foi uma das vítimas do suposto golpe e só descobriu porque ao tentar se cadastrar no Programa Minha Casa Minha Vida em Petrolina, foi informada que já estava no cadastro de mutuários da Caixa. Mônica tinha em seu nome um contrato de financiamento habitacional parcelado em 72 meses dos quais 36 já haviam sido pagos.

Há cinco anos ela e outras cerca de 200 pessoas em Nova Descoberta foram cadastradas no programa Operações Coletivas, mas nada foi construído, nenhum informação foi prestada sobre o assunto e nenhuma das pessoas recebeu copias dos contratos assinados na época.

Segundo a estudante, mesmo depois de muitas tentativas de esclarecimentos, e resgate de documentos, a Caixa se negou a fornecer, restando apenas a ela a opção de acionar o ministério publico federal.

A denúncia, apesar de a Caixa ainda não ter prestado as informações solicitadas pelo MPF, já resultou em um avanço para as vitimas da suposta fraude. Em nota, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) informa que solicitou o distrato do convênio junto à Caixa Econômica Federal. Esse procedimento visa possibilitar que os beneficiários possam retirar os seus nomes do Cadastro Nacional de Mutuários – CADMUT de forma que estejam aptos a se cadastrarem em novos programas habitacionais”.

Por Rinaldo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *