Encontro reúne caciques e secretários de Estado

A repactuação dos compromissos firmados no Plano de Trabalho Operativo (PTO) para os povos indígenas será a principal pauta do encontro de 60 caciques e lideranças indígenas com as secretarias de Estado nos próximos dias 26, 27 e 28/09, no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares.

Os encontros ocorrerão em dois blocos, um pela manhã e outro pela tarde. Primeiramente, as lideranças indígenas apresentarão as pendências do PTO com relação à secretaria. Em seguida, a instituição apresentará as ações a serem executadas para sanar o compromisso com os Povos Indígenas. 

A forma e conteúdo dos encontros foram definidos após uma reunião na secretaria de Relações Institucionais, quando o cacique Câhu Pataxó apresentou a pauta de reivindicações dos povos indígenas a representantes da Serin, SJCDH e SEDES.

Estão envolvidas no Plano de Trabalho Operativo as secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza; Meio Ambiente; Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento e Integração Regional; Agricultura; Educação; Ciência, Tecnologia e Informação; Cultura e Turismo.
O Plano de Trabalho Operativo para Povos Indígenas foi desenvolvido através de ações entre secretarias, por meio de uma política pública de respeito e inclusão, além de assegurar a integridade física e sociocultural dos povos indígenas, por respeito à sua organização social e política, costumes, línguas, crenças, tradições e rituais históricos.
Facilitar a compreensão das questões que envolvem os povos indígenas de forma mais abrangente é uma das reivindicações das lideranças. Para o Cacique Payayá “Essa reunião é de total importância para os povos indígenas. Pois, pela primeira vez, o governo promove um encontro entre os índios e os Secretários de Estado. È o momento de ouvir respostas para as demandas”, declarou.

Participarão das reuniões o Movimento Unidos dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA), o conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado (COPIBA), o fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMUIBA), a Comissão de Acompanhamento das Ações do PTO, Caciques e as autoridades governamentais. (Paulo Renan – Governo da Bahia – SERIN)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *