Doenças oculares podem ser evitadas com o uso dos oculos


A exposição exagerada aos raios ultravioleta, os infravermelhos e a luminosidade podem causar sérios problemas à saúde dos olhos. Na região do São Francisco os três fatores são predominantemente os maiores causadores da catarata, explica o oftalmologista Edil Santos. De acordo com ele, a incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano, ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. “As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula – parte da retina responsável por esta função – e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo”, informa.
Doutor Edil chama a atenção sobre a radiação UV, frisando que é bastante diferente da luz que enxergamos e do calor que sentimos na nossa pele. “A radiação ultravioleta tem intensidade extremamente elevada e é a responsável pelo sofrimento de uma enorme quantidade de pessoas, principalmente aquelas que se expuseram muito ao sol no decorrer da vida – trabalhadores rurais, motoristas profissionais, trabalhadores que andam muito sob o sol, pessoas que se bronzearam muito e pescadores”, exemplifica e observa ainda que a luz na região também é um sério agravante e são necessários alguns cuidados ainda na infância. “Muita exposição pode queimar as córneas, causar fundo de olho na retina, danificando a visão”, frisa.

Uso de óculos com garantia

Uma das preocupações principais, citadas por Edil, é o cuidado na hora de escolher os óculos escuros ou óculos de sol. blogqspoftalmoedilSegundo ele, não é a cor escura da lente que protege os olhos. “A radiação ultravioleta não é luz visível, pois a cor da lente dos óculos não quer dizer nada”. E atenta que existem óculos claros, sem cor nenhuma, com proteção ultravioleta de 100%, em contrapartida, existem muitos óculos de sol, escuros, que têm qualidade ruim e não fornecem proteção adequada contra a radiação ultravioleta. “É necessário que haja o cuidado de comprar óculos, e que eles sejam de procedência confiável, porque não dá para distinguir, apenas observando, quais óculos têm proteção contra raios ultravioleta e quais não têm”, explica.
Ainda segundo ele, usar óculos escuros ruins, de má qualidade, provavelmente faz mais mal do que ficar sem óculos, porque a lente escurecida faz com que a claridade não incomode e o olho então se abra, fazendo com que mais radiação ultravioleta atinja os olhos.
A personal trainer Zailma Gomes, que faz uso constantemente de óculos, dona de uma coleção com quase 20 unidades, garante que não é apenas uma questão de vaidade, por ser também um acessório, mas de proteção à saúde ocular. “Procuro comprar óculos com certificação e só uso os comprados em óticas”, disse. Modelos e novos designs não são problemas, quando o assunto é óculos. De acordo com a proprietária das Óticas Safira, Alíria Guimarães, a loja dispõe de uma variedade de modelos, preços e gostos, justamente para agradar o cliente, oferecendo um produto de qualidade. “Hoje em dia há uma disponibilidade enorme no mercado de produtos e marcas de qualidade que cabem no bolso de qualquer cliente”, destaca.

Danos dos raios UV
Nos olhos, a radiação ultravioleta pode ser responsável ou piorar as seguintes doenças: pinguécula e pterígio (a “carne crescida”); disfunção lacrimal, inflamação permanente da superfície ocular ou olho seco; catarata; doenças do fundo do olho (cegueira causada por lesões da retina, que podem ser súbitas (maculopatia solar) ou crônicas (degeneração macular), isto é, decorrente dos muitos anos de exposição); e câncer das pálpebras e conjuntiva ocular.

Medidas preventivas
Usar óculos escuros com proteção UVA + UVB desde a infância. É a melhor proteção, mas as crianças nem sempre usam; usar boné/chapéu/sombrinha: ajuda um pouco, mas não é suficiente, e evitar a exposição ao sol entre as 9h e às 16h.

Por Mônia Ramos

Jornal Diário da Região



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *