Ontem (12) e hoje (13), acontece em 31 escolas da Rede Municipal de Ensino o encerramento do 4º ano do projeto SENOCA, desenvolvido pela coordenação dos programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil” com o objetivo de estimular a aprendizagem através da criação de um sistema monetário fictício que recompensa os esforços dos alunos e os avanços alcançados durante o ano letivo.
Mais de 800 estudantes participarão da culminância, que será marcada pela troca dos “valores” obtidos por prêmios. Para entender melhor essa iniciativa a coordenadora Denise Farias explica que o projeto de intervenção pedagógica surgiu para incentivar a frequência escolar, o comportamento e a leitura dos livros paradidáticos nas turmas com alunos distorcidos no quesito idade/série.
“Nós criamos a SENOCA, que é a nossa moeda. Cada atividade de sala ou para casa equivale a um valor. Então, quanto mais atividades feitas, maior o número de SENOCAS acumuladas. Ao final do ano os alunos podem trocar a moeda por presentes que são arrecadados pela equipe escolar junto aos parceiros da unidade de ensino. Essa foi uma maneira que encontramos de despertar nas crianças o prazer pela escola e pelo aprendizado. Tem funcionado e os resultados são muito positivos nesses quatro anos, diminuindo inclusive a desistência e a evasão”, destaca Denise.
O projeto SENOCA foi criado dentro do “Se Liga e Acelera Brasil”, que são programas de correção de fluxo executados no município através de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes com o Instituto Ayrton Senna e o Grupo Neoenergia. A experiência do SENOCA já foi destaque até na imprensa nacional, como divulgado pelo G1 / Bahia em 2011. No dia 12 o encerramento acontece nas escolas do interior e no dia 13 nas unidades de ensino da sede.
Por Anna Monteiro / SEDUC