Procurador reafirma: Dirceu foi “chefe de quadrilha” do mensalão


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reafirmou nesta sexta-feira que o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu foi o “chefe da quadrilha” do mensalão, suposto esquema de distribuição de propinas denunciado em 2005. Dirceu, que foi aclamado por petistas no último congresso nacional do partido na semana passada, entregou suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a denúncia do Ministério Público não se sustentou durante o processo penal.

“A defesa continua a bater na tecla de que nada aconteceu, que é uma criação intelectual do MP, mas as provas apontam no sentido diametralmente oposto. Provou-se um esquema criminoso para assegurar apoio político no governo federal”, disse Gurgel. Sobre José Dirceu, o procurador foi taxativo: “Sem dúvida alguma, como a denúncia diz, ele é o chefe da quadrilha.”

Terminou na quinta-feira o prazo para os réus do mensalão entregarem a defesa final ao mensalão. Citando depoimentos de políticos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, os advogados de Dirceu argumentaram ao STF que o esquema do mensalão não era conhecido dos parlamentares e que as apurações prévias ordenadas pelo então presidente da República não encontraram irregularidades.

Informações do Terra



 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *