A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou, na tarde de ontem (20), uma cerimônia de premiações no campo da Matemática. Serão entregues os prêmios da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) e das competições de Matemática promovidas esta semana durante as Oficinas da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Doze estudantes da região serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Outros 171 alunos receberão menção honrosa pelo desempenho na 8ª Obmep, realizada no ano passado. Os alunos são de escolas públicas da região PE 02, que engloba 25 municípios pernambucanos, onde a realização da Obmep é coordenada pelo professor da Univasf, Severino Cirino Neto.
Já os vencedores das competições realizadas durante as Oficinas da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) do Ensino Básico, que se encerram hoje, receberão prêmios em alusão à competição da qual participaram. Na categoria “Resolução de Problemas”, os alunos vão ganhar um tablet. E na competição “Cubo Mágico”, o aluno vencedor receberá um cubo mágico profissional.
A entrega dos prêmios será realizada pelo vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, pela coordenadora regional da Obmep, Yuriko Yamamoto Baldin; pelo coordenador regional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Sérgio Mota Alves; pelo professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), Orlando Stanley Juriaans; pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Petrolina, Cícero Everaldo Ferreira Silva; e pelo Major da Polícia Militar de Pernambuco, Antônio André Rodrigues de Souza.
Histórico – Dois alunos receberão medalhas de ouro: Gerson Vinícios Rodrigues de Macedo, 12 anos, e Guilherme Bezerra de Barros Melo, 18 anos. Ambos foram agraciados com Medalha do Mérito da Secretaria da Casa Militar, em Recife (PE), no dia 18 de dezembro do ano passado. A premiação é uma homenagem às pessoas que se destacaram no desenvolvimento de Pernambuco.
Na época, Gerson cursava o 5º ano do Colégio da Polícia Militar em Petrolina (CPM – Petrolina), ganhou medalha da Obmep referente ao nível 1 da premiação, que contempla alunos matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental. No ranking nacional da 8ª edição, ele está em quinto lugar. De acordo com o site da Obmep, no total, foram premiados 500 alunos com medalhas de ouro.
Já Guilherme Melo cursava 2º ano do ensino médio na Escola Professor Urbano Gomes de Sá, em Salgueiro (PE), quando participou da 8ª Obmep e recebeu medalha de ouro pelo nível 3. Nesta modalidade, participam alunos matriculados no ensino médio.
Gerson é um dos estudantes que participa do projeto de extensão “A Univasf descobrindo talentos em Matemática”, que também é coordenado pelo professor do colegiado de Engenharia Mecânica Severino Cirino Neto. Dos oito alunos de Petrolina que foram contemplados com medalhas na Olimpíada, cinco participam do projeto extensionista da Univasf, que está em vigência desde março de 2012. As aulas são gratuitas e acontecem aos sábados das 8h30 às 11h30, na Univasf. De acordo com Severino Neto, a proposta visa ampliar e incentivar o estudo da matemática na região.
Karine Nascimento