4º MÊS DAS CONSCIÊNCIAS NEGRAS DA UNIVASF TERÁ FOCO NA MULHER

blogqspconsciencianegraQuestões relacionadas à mulher negra estarão no centro das discussões do 4º Mês das Consciências Negras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que acontece desde ontem (12) e se estenderá até o dia 5 de dezembro, no campus Juazeiro (BA).

A solenidade de abertura foi realizada a na sala do movimento estudantil, localizada no térreo do bloco de salas de aula, e teve a participação dos professores do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Cláudio de Almeida, Nilton Almeida e Paula Galrão. Na ocasião, houve o lançamento do Núcleo de Estudos Brasileiros Abdias do Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar) e a apresentação do Etc, laboratório de estudos e pesquisas do Colegiado de Ciências Sociais, promotores do evento

A programação prossegue hoje (13), com a realização do “Minoria Quem?”, projeto de extensão formado por docentes e estudantes da Univasf, que irá discutir em sua terceira edição do ano o tema “Visibilidade da população negra e conquista de direitos”.

O debate acontece às 9h, no Mezanino do Complexo Multieventos, no campus Juazeiro e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga. A participação em todos os eventos do 4º Mês das Consciências Negras da Univasf é gratuita e aberta a toda a comunidade. A programação completa está disponível no link abaixo.

Segundo o organizador do Mês das Consciências Negras, professor Cláudio de Almeida, que também é coordenador do Neafrar, a temática do evento visa abrir espaço para o debate de diversas questões ligadas à mulher negra, entre as quais, sua inserção na política e na religião. As mesas de debate contarão com a presença de mulheres de destaque em várias áreas, como a vereadora de Petrolina Cristina Costa (PT), a deputada estadual Isabel Cristina (PT-PE), a bióloga Lindacy Assis, do Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, e a sacerdotisa do candomblé e ativista política Ioná Pereira, da Rede Omikaiodé, de Juazeiro.

Neafrar – O Núcleo de Estudos Brasileiros Abdias do Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar) está ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Univasf e foi criado no último mês de setembro pela Câmara de Extensão, com o objetivo propor projetos de intervenção social e articular políticas públicas de combate ao racismo e ao sexismo. O coordenador do Neafrar, professor Cláudio de Almeida, destaca que o trabalho é realizado por meio de parcerias com órgãos governamentais, entre eles secretarias municipais e estaduais.

O Neafrar funciona numa sala localizada no Espaço Plural, antiga FacJu, onde já promoveu oficinas de capoeira para a comunidade e mantém alguns projetos de formação de professores em escolas públicas de Petrolina e Juazeiro. A equipe do Neafrar é composta por três docentes. Além do coordenador, integram o núcleo os professores Nilton Almeida e Paula Galrão e uma estagiária de Ciências Sociais. Cláudio de Almeida ressalta que o quadro está aberto à participação de novos interessados em atuar nessa área, que queiram contribuir com o trabalho do Neafrar.

Renata Freitas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *