ALUNOS DA UNEB DE JUAZEIRO SÃO PREMIADOS EM EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

blogqsp.unebEstudantes e egressos do curso de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, foram premiados durante a XVII Jornada de Iniciação Científica realizada em Salvador no final do mês de outubro.

O evento, realizado pelo Campus I da UNEB, promove o intercâmbio das atividades de pesquisa feitas nos Departamentos da Instituição e avalia os trabalhos de iniciação científica dos graduandos através critérios como domínio do conteúdo, metodologia de apresentação e a segurança do aluno durante a exposição.

As pesquisas desenvolvidas pelos graduandos de Juazeiro avaliaram diversos temas em dois diferentes campos de estudos, ciências agrárias e ciências biológicas. Os trabalhos feitos em equipe tiveram a colaboração de professores do DTCS, que orientaram as pesquisas, e o apoio de outros estudantes do curso Agronomia.

Evento – Aluna do sétimo período do curso de Agronomia, Adriana Bezerra, fez estudos com bactérias que se fixam nas raízes das plantas leguminosas e capturam o Nitrogênio, contribuindo para o desenvolvimento do cultivo. O intuito da pesquisa foi identificar espécies resistentes às altas temperaturas e aos ambientes salinos. “Estes micro-organismos contribuem para que os agricultores tenham mais produtividade no Semiárido”, destacou a estudante.

Outra graduanda do curso de Agronomia, Maria Isabella Feitosa, pesquisou sobre as rizobactérias e avaliou o gênero Bacillus com o intuito de selecionar as mais eficientes no combate de uma das doenças de importância econômica para a cultura do tomate, a mucha do fusário (Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici).

Maria Isabella ressaltou que a pesquisa dispensa o uso dos agroquímicos no controle da doença. O resultado do estudo demonstrou que dentre as bactérias cedidas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, duas se destacaram: RAB9 (Bacillus sp., proveniente de folha de rabanete da espécie Raphanus sativus) e C116 (Bacillus pumillus, procedente de folha de couve da espécie Brassica oleracea).

O egresso Bruno Almeida apresentou resultados dos estudos feitos com uma leguminosa que é utilizada na alimentação dos animais e a estudante Damiana Silva avaliou o cultivo protegido de híbridos do pimentão, ambos foram premiados na categoria ciências agrárias. “Tenho a sensação de dever cumprido. Os professores e voluntários se dedicaram ao projeto e eu estava lá representando uma equipe”, lembra a estudante Damiana.

O diretor do DTCS da UNEB, Ruy Rocha, acredita que a integração com as pesquisas desperta nos alunos o interesse de realizar cursos de pós-graduação após concluir o curso de Agronomia, e isso pode beneficiar a comunidade do Vale do São Francisco e de todo o Nordeste.

Além dos seis estudantes e egressos premiados, outros alunos do curso de Agronomia ficaram classificados entre os melhores trabalhos, depois de concorrerem com cerca de quarenta estudantes dos campi da UNEB. Para conferir o resultado completo da Jornada de Iniciação Científica com os nomes de todos os classificados, acesse o link: http://www.ppg.uneb.br/ic/premiosxvii/.

Créditos do texto e das fotos: Luna Layse

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *