HOMENS DA MATERNIDADE DE JUAZEIRO SÃO ORIENTADOS PARA PREVENÇÃO DA SÍFILIS

blogqsp.maternidadeNa semana do Dia Nacional de Combate a Sífilis no Homem (25 de outubro), a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Humanização, Gestão do Trabalho e Controle Social, preparou evento especial com dinâmicas e orientações sobre a doença, com a discussão do projeto “O Homem Grávido”.

As atividades foram direcionadas para os pais acompanhantes da Maternidade Municipal e começaram na sala de espera da unidade hospitalar na manhã desta quarta-feira, 23, e pretendem durar dois meses.

O tema abordado inicialmente foi “Proteger meu bebê é prioridade: Desafios para inclusão do homem em atenção a Sífilis”, com a participação daarticuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira, da enfermeira do Núcleo de Humanização, Gestão do Trabalho e Controle Social, Silvane Braga e da pedagoga do Núcleo DST/AIDS, Sandra Freitas

 Na ocasião, a pedagoga do Núcleo DST/AIDS realizou palestra sobre a sífilis com exibição de vídeo e explicações sobre o que é a doença, como diagnosticar e tratá-la, além de informar ao público informações sobre as alterações provocadas no bebê, caso a mãe tenha pegado a doença no momento da relação.

“É importante que as mulheres façam o exame de sífilis durante a gravidez, para não passar a doença para o filho. Por isso é necessário o homem se prevenir e ela ser acompanhada nos postos de saúde com o pré-natal, pois a criança pode ter problemas graves de saúde ou até mesmo, morrer. Usar sempre preservativo e evitar contato sanguíneo, compartilhando seringas, por exemplo. A doença é silenciosa e pode ser manifestada através de manchas no corpo e queda de cabelo, além de ter tratamento simples (através do uso do Benzetacil) e gratuito na rede pública de saúde”, concluiu Sandra Freitas.

 Os pais receberam materiais educativos e preservativos: masculino e feminino, além de serem encaminhados ao Centro de Saúde III para fazer o teste rápido da sífilis, hepatites B e C e do HIV. O objetivo é promover saúde e prevenir casos de sífilis, evitando inclusive, que a doença seja passada ao filho durante a gestação.

Segundo informações da pedagoga, a sífilis é uma DST transmitida através de bactéria que acomete o sangue. A doença quando não tratada pode matar, pois quando está avançada acomete o coração, o cérebro e os ossos. Para realizar o diagnóstico, o interessado deve se dirigir ao posto de saúde para que o mesmo seja encaminhado para realização do exame de sangue.

O encarregado hidráulico, Anderson Souza Lima, 26 anos, teve seu filho na unidade nesta terça-feira, 22 e disse que ficou muito contente com a iniciativa. “É oportunidade de aprender mais e tirar dúvidas, para reforçar os cuidados. É importante cuidar de mim, do meu filho e da minha mulher”, afirmou satisfeito.

“Realizamos o projeto: “A Gestante e o Bebê: e os Nossos Direitos?” durante um período de seis meses na Maternidade. Abordamos vários temas importantes, que trouxeram resultados positivos. Pensando em contemplar os homens acompanhantes dessas mulheres, o município está trabalhando agora com  algumas atividades que tragam suporte para os mesmos, os colando de frente com o desconhecido e mais próximo do bebê e da esposa”, explicou a articuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira.

 Ainda de acordo com a articuladora dos selos, Carla Lorena, o objetivo é resgatar a importância do homem no processo da gravidez, atribuindo seus cuidados à mãe e ao bebê. “É também uma forma de intensificar a valorização dos selos Unicef e Abrinq, que foram conquistados pelo governo municipal, ano passado, justamente pelo fortalecimento da atenção voltada à qualidade de vida de crianças e adolescentes de Juazeiro”, frisou.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *