OUTUBRO ROSA: UM MÊS DE MUITA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA EM PETROLINA

blogqspoutubro-rosaNeste domingo (20), a Orla da cidade recebe diversas ações que culminam o Outubro Rosa, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Mulher, Esportes, Desenvolvimento Social, com o apoio do Instituto Avon de Combate ao Câncer de Mama. As ações – que englobam desde prática esportivas a dicas de saúde- acontecem a partir das 7h, dentro do projeto Domingo Na Orla.

  A campanha “Outubro Rosa” teve a sua primeira edição em 1997 nos Estados Unidos, com ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, sensibilizando a população a aderir a campanha através de exames e enfeitando  cidades com laços cor de rosa, alertando para os quatro principais objetivos da iniciativa: prevenção, diagnóstico, tratamento e apoio.

 Em Petrolina, no inicio da campanha a cor rosa iluminou a Catedral,  o prédio da Prefeitura, o Monumento da Integração, além da ponte Presidente Dutra. O objetivo sempre é o de alertar para a importância da prevenção.

 A extensa campanha contou também com ações nas AMEs da cidade, palestras para os funcionários da área de saúde, atividades educativas para a população, testes rápidos de DSTS (doenças sexualmente transmissíveis). e ações de beleza.

O encerramento acontecerá neste domingo, no “Domingo na Orla”. O evento vai contar com diversas atividades entre elas: massagem, atividades embelezadoras, aula de zumba, cabeleireiros, distribuição de material informativo. É importante ressaltar que os exames clínicos e a mamografia poderão ser feitos nas unidades de saúde.

 A programação contará também com a caminhada e corrida do Outubro Rosa, que acontece em sua segunda edição e representa uma parceria entre a APAMI e o SESC. A largada será às 7h30. A segunda edição da caminhada conta com percursos de 5 e 10 km.

Os eventos acontecem com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância dos exames clínicos e de mama para o combate ao câncer que diagnosticado em seu estágio inicial pode ser curado.

Texto: Alieny Silva

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *