NÚCLEO DE TEATRO DO SESC ESTREIA ENSAIO CURRAL GRANDE

blogqsp.teatroA seca, seu contexto e a política são a base do espetáculo Ensaio Curral Grande, que estreia neste Sábado (19) às 20 horas no espaço do Sesc. Baseada no texto de Marcos Barbosa, a montagem do Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina retrata em cena as histórias que cercam os campos de concentração na seca de 30 do século passado, que a muito estavam escondidas no passado cearense.

Os campos de concentração, conhecidos como “currais do governo”, foram criados na tentativa de conter os retirantes que migravam do sertão em direção à região de Fortaleza. Pouco se sabe sobre sua história, pouco se fala, talvez por tocar em assuntos políticos. O Núcleo, que pesquisou durante um ano sobre a temática, recriou coletivamente o texto original a partir do olhar dos atores.

Passado tanto tempo em pesquisa, o elenco se preparam para estrear com um embasamento teórico resultante de seminários sobre temas complementares ao processo, como o contexto histórico da década de 1930 e o teatro épico de Bertolt Brecht. O ator Diego Rodrigues lembra seu primeiro contato com o texto, “fiquei impressionado com as revelações que vi. Nunca imaginei que, no nosso Brasil, campos de concentração fossem erguidos […]. Naquela noite da leitura do texto, todos do Núcleo ficaram sentidos”, declarou.

A encenação é guiada pela seca enquanto fenômeno natural, sabendo que ela é cíclica e, portanto, prevista, o Núcleo questiona também as políticas públicas que se referem ao semiárido. “Mesmo falando de 30, estamos falando do presente. Assim a peça tem um valor histórico e sócio-político”, afirma o diretor Thom Galiano.

 Serviço: Ensaio Curral Grande

Dias 19 e 20, 26 e 27 de Novembro.

Às 20 horas no Sesc Petrolina.

Entradas populares: R$ 5,00.

Por Adriano Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *