DIRETO DE SENTO-SÉ

COMUNIDADE DE RETIRO DE CIMA APELA POR ÁGUA AO PREFEITO
EDNALDO BARROS

blogqspsaae (2)Leitor do blog, Jackson Coelho , envia reclamação e pede providencia a administração municipal de Sento-Sé a respeito de comunidade que está sofrendo sem água.

Confira:

“Venho através deste importante meio de comunicação, fazer um apelo ao prefeito de Sento-Sé ou a quem de direito, pra socorrer a comunidade de Retiro de Cima no município de Sento-Sé com uma população de mais de 1.000 habitantes, que estão sofrendo sem água, por conta da grande baixa do lago de Sobradinho, que nestas épocas de seca fica muito distante da comunidade.

A água que é servida a população é retira de um  canal de aproximação que foi construído a alguns anos atrás por uma empresa do Rio Grande do Norte que plantava melão, sendo que nestes períodos a água corta e precisa de um motor pra bombear água do rio e jogar no canal e daí vai por gravidade até o ponto de captação. A população precisa com urgência urgentíssima de um motor e 60 metros de canos pra pegar água do lago e jogar no canal.

Vale salientar que Retiro de Cima foi uma das comunidades que foram relocadas pela barragem de Sobradinho na década de 70 e deste então vem sofrendo nos períodos de seca do lago.

O município de Sento-Sé recebe mensalmente (Royalties) recursos que são destinados aos municípios que foram afetados pela barragem conforme planilha abaixo, só que não estão sendo investidos estes no seu objetivo principal.

As receitas recebidas a título de compensação financeira advindas do Fundo Especial de Royalties/Petróleo podem ser aplicadas em energia, pavimentação de rodovias, abastecimento de água, recuperação e proteção ao meio ambiente e saneamento básico, sendo vedada sua utilização para pagamento de dívida e no quadro permanente de pessoal, excetuando-se o adimplemento dos débitos com a União e com entidades a ela ligadas, bem como sua aplicação para capitalização de fundos de previdência (art. 8º da Lei n. 7.990/89, com as alterações da Lei n. 10.195/01).”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *