I Mostra de Práticas Exitosas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro é realizada com sucesso

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores como personagens principais de uma história que começa na Política de Valorização e Formação do educador, e tem seu ponto alto na I Mostra de Práticas Exitosas, que aconteceu no último sábado (06), no Centro de Cultura João Gilberto. Assim é possível relatar a trajetória dos muitos profissionais da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, que tiveram a oportunidade de apresentar para os colegas, iniciativas de sucesso já conhecidas nas escolas e pela comunidade nas quais trabalham.

Segundo o gerente Clériston Andrade, o evento teve como objetivo promover um momento de socialização, troca de experiências e motivação. “A Secretaria de Educação busca oferecer as condições para que o profissional esteja sempre atualizado e apto a encarar novos desafios. Nós estimulamos e eles respondem muito bem com projetos interessantes, que oferecem resultados objetivos. Essa Mostra foi pensada pela equipe da gerência de Valorização e Formação justamente para que as pessoas conheçam o que está sendo feito na rede, no quesito práticas pedagógicas”, ponderou.

Ao longo de toda manhã, dezenas de profissionais subiram ao palco do teatro para relatarem suas vivências. Muitos ainda tímidos, mas com boas idéias a serem repassadas. A pedagoga e palestrante Marcira Fernandes, falou sobre a importância do momento. “Estamos aqui para apresentarmos o resultado do nosso esforço, dedicação, das noites mal dormidas por conta de um projeto, que deu certo e agora precisa ser compartilhado. Juazeiro vivi uma situação ímpar, pois tem uma política de formação continuada forte, que oferece oportunidades que muitos não encontram nem em grandes centros. E, com certeza, esse suporte foi essencial para o desenvolvimento dessas grandes iniciativas hoje apresentadas”, justificou.

“O universo das histórias em quadrinho”; “Seis quadrados que formam um cubo”; “Proseando sobre a Língua Portuguesa” e “Ouvindo, recontando e construindo” foram alguns dos exemplos apresentados de projetos que buscam facilitar o ensino da matemática e língua portuguesa no ensino básico. Através de estratégias simples, mas bem elaboradas, os professores descobriram uma nova maneira de despertar o interesse pela leitura, por exemplo.

Para incentivar a produção textual, Mariana de Castro Fonseca, da Escola Municipal Leopoldina Leal, primeiramente lê a historinha para os alunos, depois realiza a interpretação conjunta e finalmente pede para que eles recontem a sua maneira. “Assim nasceu o “Ouvindo, recontando e construindo” que em pouco tempo despertou o interesse dos alunos e conseqüentemente um melhor desempenho na leitura e escrita”, afirmou Mariana.


Já Gerlane Fernandes da Silva, da escola Joca de Souza Oliveira, descobriu nos quadrinhos a fórmula do sucesso para os alunos da 4ª série. “Fizemos oficina de desenho com Parlim, de produção textual, apresentamos as onomatopéias e hoje eles escrevem histórias utilizando a pontuação e as letras minúsculas e maiúsculas corretamente”, relatou. Feliz com os resultados alcançados, o secretário Plínio Amorim falou sobre dedicação, “o nosso objetivo maior é esse. Fazer com que o professor, o educador se sinta motivado, descubra novas maneiras de ensinar, porque no final quem vai ganhar com isso é o nosso aluno, que merece uma boa educação”.

 

Ascom/PMJ

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