Fenearte bate recorde de público nesta edição

Estandes lotados, promoções, algumas prateleiras vazias e muita gente. Este era o cenário das horas finais do último dia da 12ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), quando cerca de 40 mil pessoas circulavam entre os mais de 800 espaços do evento. De acordo com o coordenador da feira, Roberto Lessa, a expectativa é de que a feira tenha um incremento de 5% no número de visitantes em relação a 2010. “Batemos o recorde de público todos os dias da Fenearte, por isso, esperamos encerrar com uma média de 290 mil visitantes. O volume de negócios deve ser 10% maior ao do ano passado, quando foram gerados R$ 28 milhões em vendas”, comentou. Pelas 32 ruas da Fenearte era fácil encontrar estandes com ofertas. “Colocamos em promoção para vender com mais facilidade, mesmo que por um preço menor. Como também vendemos pela internet, não podemos ter muitas peças repetidas”, destacou a artesã Lurdes Alves, do Atelier das Meninas. Muitos expositores venderam todo o estoque de produtos, como é o caso da artesã de Glória do Goitá, Jeruza de Sousa, que produz camisas com pintura feita à mão.

 

“O pessoal procurou muito pelas camisas de Lampião e Maria Bonita. Com a novela Cordel Encantado, o público comprou bastante e as camisas acabaram”, relatou. “Apesar de ser último dia, encontramos muitos produtos como se fosse nos primeiros dias”, comentou o arquiteto Paulo Moura, de 35 anos.

 

Ao contrário de Ana Lúcia Alves, 28, que pela segunda vez voltou aos corredores do evento. “É tanta coisa que não dá para olhar e comprar em um dia só, por isso, sempre venho em dois dias”, explicou. Após os dez dias de evento, as expectativas se voltam para as articulações feitas durante a feira. “Esperamos que apareçam muitos trabalhos com os pedidos de lojistas por meio de contatos feitos aqui”, disse a artesã Márcia Maria dos Santos, da Organização de Auxílio Fraterno do Recife.

 


Lessa revelou que a Fenearte 2012 já tem data e tema definidos. “O evento está marcado para iniciar em 6 de julho e terá como tema Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, já que ano que vem será celebrado o centenário de seu nascimento”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *