Intensificação das exportações de uva mantém oferta controlada no Vale

Por Isabela Ferraz – 
As exportações de uvas sem semente do Vale do São Francisco (PE/BA) têm garantido bom escoamento da produção nordestina e contribuído para a manutenção da oferta controlada no mercado interno. Como a produção nordestina exerce forte influência nas negociações nacionais e as demais regiões produtoras estão com baixa disponibilidade de uvas, os valores de comercialização da fruta se sustentaram nesta semana (de 29/09 a 03/10) frente à anterior, mesmo sendo este um período de menor demanda, tendo em vista o típico menor poder de compra da população em final de mês.

Para as variedades brancas sem semente embaladas Cat 1, houve uma leve alta de aproximadamente 3% em relação à semana anterior, negociadas à média de R$ 13,40/kg, devido aos maiores volumes embarcados. No caso das negras, como o volume disponível está bastante ajustado a demanda, agentes acreditam em possível novo ajuste positivo na próxima semana, ainda que em menor intensidade – a maior sensibilidade da variedade a patamares elevados limita os avanços nos preços. Assim, a BRS vitória embalada Cat. 1 encerrou a semana à média de R$ 11,00/kg (-1%).

A continuidade dos envios para a Europa ao longo de outubro deve reduzir ainda mais a disponibilidade de uvas no Brasil, especialmente das brancas sem semente. E, com a expectativa de manutenção da boa demanda, os preços podem se sustentar em patamares atrativos.

Fonte: hfbrasil.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *