Ricardo Noblat –
Antes do anúncio do tarifaço de Donald Trump, a direita tinha meia dúzia de aspirantes a candidato a presidente dispostos a enfrentar Lula nas eleições do próximo ano. À partida, o mais forte era Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
Mas os governadores de Minas Gerais (Romeu Zema, NOVO), Paraná (Ratinho Júnior, PSD) e Goiás (Ronaldo Caiado, União) vinham juntos, seguidos por candidatos puro sangue de Bolsonaro (Michelle, a ex-primeira-dama, e o deputado licenciado Eduardo).
Em comum, todos esperavam a benção de Bolsonaro tão logo ele fosse condenado e preso pelo Supremo Tribunal Federal. Então, não daria mais para Bolsonaro insistir com a farsa de que o candidato da direita seria ele mesmo e mais ninguém.
O tarifaço de Trump deixou a direita sem candidatos com chances de derrotar Lula. Uma vez que Bolsonaro associou-se às duras medidas que, se não revogadas, prejudicarão o Brasil, quem se arriscará a trocar o quase certo por algo inteiramente duvidoso?
O quase certo, por exemplo, é a reeleição de Tarcísio em São Paulo. O quase certo é a eleição para o Senado de Ratinho, Caiado e Michelle, essa pelo Distrito Federal. Zema só tem votos para se eleger deputado federal. Eduardo está na mira da justiça.
Isso quer dizer que a direita não disputará a eleição presidencial de 2026? Longe disso. Quer dizer: ela se dividirá e disputará muito mais enfraquecida. Isso quer dizer que Lula será reeleito? Vai depender de como enfrente o tarifaço e governe até lá.
Caso recupere parte da popularidade perdida e governe bem, Lula deve ir para seu quarto e último mandato. Salvo… (Há sempre um “salvo” para justificar o erro de qualquer previsão.) Salvo se o acaso quiser brincar com Lula. O acaso gosta de brincar.
Volto a repetir: não esqueçam que a política é como as nuvens. Você as observa e elas estão de um jeito. Daqui a instantes, estão de outro. O futebol também tem dessas coisas, embora menos.
Depois de bater o Real Madrid por 4 x 0, o PSG foi para a final do Mundial de Clubes como favorito. O Chelsea o derrotou por 3 x 0.
Em tempo: passa da hora do Jair preso. Sem anistia.
Caro Farnésio,
Acho seu blog muito bacana e, na maioria das vezes, imparcial.
Porém, esses rompantes de inserir opiniões de psicopatas políticos apaga o brilho da sua seriedade jornalística, a menos que essa também seja a sua opinião, o que não creio. Na verdade nem combina muito você de turbante gritando viva o Hammas.
Certamente você deve ter atentado para o fato de que hoje não se trata mais de estão ao lado da direita ou da esquerda, mas sim da luta do bem contra o mal.
A minha simples oínião não tem o condão de macular sua imagem como jonalista respeitado que sempre foi aqui no VSF.