Petrolina recebeu nesta sexta-feira, 11, a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que foi ao município participar de cerimônia de lançamento do “Programa Mais Ciência na Escola no Sertão Pernambucano”. A iniciativa visa levar laboratórios makers para 75 escolas da região, sob a responsabilidade do IFSertãoPE. O Campus Salgueiro fez o lançamento do programa no Sertão Central em fevereiro deste ano.
Por meio do projeto, escolas públicas recebem laboratórios makers equipados com impressoras 3D, kits de robótica, cortadoras a laser, notebooks, entre outros dispositivos. O objetivo é preparar os estudantes para os desafios contemporâneos, estimulando atividades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
Na ocasião, a ministrada falou sobre a importância do programa. “Com cada vez mais uma economia de base tecnológica, nós precisamos desde cedo introduzir nossa juventude para a robótica, para o design, para a impressora 3D, para as tecnologias digitais. E ainda mais em uma região que tem uma vocação tão forte para a agricultura, nós podemos muito modernizar, otimizar, levar valor agregado para a produção”, disse, segundo o G1.
O IFSertãoPE foi selecionado através de Chamada Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para executar o programa pelo período de 2 anos. A instituição tem planos de atividades voltados para o letramento digital e a educação científica e tecnológica da comunidade acadêmica. As escolas assumirão a gestão dos laboratórios após esse período.