
Foto: Arquivo Pessoal/Dom Leonardo U,Steiner.
De acordo com a agência Reuters, Steiner está na lista de possíveis concorrentes, mas como o processo é reservado entre os membros do alto escalão da Igreja Católica, não é possível saber as probabilidades dele vencer.
Como cardeal, o brasileiro tem se destacado por defender causas alinhadas ao legado de Francisco, como a proteção ambiental e a tolerância religiosa. Steinar assumiu esse cargo em 2022 quando se tornou o primeiro da Igreja Católica na região amazônica, apesar de ser natural de Forquilhinha (SC), a cerca de 200 km de Florianópolis. O papa Francisco foi o responsável por nomeá-lo cardeal no qual foi empossado em 27 de agosto do mesmo ano.

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo
Mais detalhes das eleições do novo Papa
A partir de quarta-feira (07/05), o mundo estará prestando atenção nas movimentações que vão ocorrer no Vaticano, quando diversos cardeais presentes nas Congregações Gerais serão os responsáveis por escolherem o novo Santo Padre. A expectativa é de que essa votação seja rápida, assim como ocorreu nas últimas duas eleições, que tiveram no máximo dois dias de pleito.
O local de votação é a Capela Sistina, no Vaticano, com os votos sendo secretos. Só será o escolhido quem tiver a maioria de dois terços dos votos. Apesar das projeções esperarem que essa escolha seja rápida, não há prazo para o fim do Conclave até que um candidato obtenha a maioria necessária. Com a apuração completa e definida, será queimado as cédulas para que saia a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina, para anunciar o Papa eleito.