Juazeiro intensifica Campanha contra Gripe no dia “D”

 

 


 No último sábado (30), a Secretaria de Saúde de Juazeiro promoveu o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe Comum, que beneficia este ano os grupos contra a gripe suína (H1N1). A mobilização aconteceu em pontos estratégicos na cidade. Além das 44 Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana e interior, a vacina foi oferecida gratuitamente no Abrigo dos Idosos e em postos volantes localizados na praça da Misericórdia, G Barbosa e Lojas Americanas. Durante o dia “D”, uma média de 5,2 mil pessoas recebeu a imunização e até sábado, foram vacinadas 7,6 mil pessoas (informações parciais) no município.

 

Animados com as apresentações do grupo do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), vários idosos receberam a vacina e comentaram satisfeitos sobre a atenção dos profissionais. “Nunca deixei de me proteger contra a gripe e não sinto nada, graças a Deus. A vacina é boa para a saúde, com certeza. Os profissionais são divertidos e alegram todos, ficando mais fácil receber a defesa”, afirmou a aposentada Carmelita Cristóvão da Silva, 75 anos, que vive no Abrigo dos Idosos há 1 ano.

 

Este ano, a Campanha está ofertando a imunização para os idosos (população de 60 anos e mais), trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas.

 

Algumas Unidades de Saúde amanheceram lotadas no dia “D”. Muitas crianças foram levadas pelas mães para serem vacinadas. A dona de casa Albernalha Maria Teófilo, 31 anos, levou seu filho à unidade do bairro Itaberaba e saiu satisfeita. “A vacina é muito importante. Além de prevenir a gripe, oferece uma vida mais tranqüila e de qualidade. Meu filho está com a carteira de vacinação atualizada”, comentou.  

 

A comerciante Raísa Bianca Lima, 23 anos, grávida de 5 meses, estava passando pelo Centro da cidade e aproveitou para se vacinar na praça da Misericórdia. Ela garante que a vacina é essencial para a saúde. “Estou grávida pela primeira vez e quero que meu filho seja saudável. Eu sempre me vacino porque quando estou doente não tem remédio que me façam tomar e eu sei que qualquer vacina é eficaz”, falou sorrindo.

 

A Campanha prossegue até dia 13 de maio. Quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima levando a carteira de vacinação. Na sede, as USF funcionam das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h. Além dos postos fixos, a equipe de saúde está intensificando as visitas aos hospitais, escolas, terminal de ônibus, dentre outros locais.


A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Já receberam a vacina, 3,8 mil idosos, 766 gestantes, 720 profissionais de saúde e 2,3 mil crianças de 6 meses a menores de 2 anos (dados parciais). Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças na faixa etária indicada pela campanha.


O diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, esclarece que a vacina não oferece nenhuma contraindicação, sendo importante que todos os grupos se dirijam aos postos de saúde. “Não estamos no nível ideal de vacinação, pois poucas pessoas estão procurando os locais para serem imunizados. Continuaremos fortalecendo o trabalho através das visitas a espaços públicos e privados. A Secretaria convoca todos urgentemente para receberem a imunização, pois a vacina não apresenta riscos a nenhum paciente”, concluiu.

 

 

Ascom/PMJ

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *