Em média, oitenta pessoas estarão envolvidas na ação: agentes de endemias e do Necom, Equipe de Saúde da Família, estudantes da Escola Atanilha Luz Araújo, jovens da igreja católica de Massaroca, membros da Associação de Moradores e equipe da Moscamed.
Os foliões percorrerão as ruas da localidade recolhendo sucatas, garrafas e todos os materiais que possam ser possíveis focos do mosquito, além da distribuição de informativos educativos com dicas para o combate e prevenção da doença.
O objetivo é conscientizar a população com relação ao mosquito Aedes aegypti, para manter o clima de tranqüilidade vivido em Juazeiro desde 2009, quando não se tem uma epidemia. Em Massaroca, de acordo com a Diretoria de Promoção e Vigilância à Saúde, o índice de infestação subiu do ano passado para este ano. De janeiro a março de 2010, o índice na localidade estava em torno de 5,7%, aumentando em 2011, no mesmo período, para 10,7%.
“O trabalho educativo é importante, por esse motivo a realização em Massaroca. Precisamos do apoio da comunidade, já que 90% dos focos estão nos domicílios ou peridomícilio (dentro e no quintal da residência). Se a população ficar mais atenta com sua casa e a do vizinho poderemos combater com mais força o mosquito”, informou o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado.
Até esta quarta (06/04), segundo a Diretoria de Vigilância, 74 casos foram notificados, sendo 37 confirmados (36 de dengue clássica e 1 com complicações). O evento conta também com a parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Serviços Públicos.
Ascom/PMJ
