Projeto “Pescado do Vale” cria alternativa de renda em Petrolina

Dando continuidade às ações de educação sanitária, a Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA), em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), iniciará nos próximos dias as atividades do projeto “Pescado do Vale”. A iniciativa foi apresentada nessa terça-feira (28), pelo professor do IF Sertão, Andrea Lafisca, e pelo coordenador da VISA, Jarbas Costa Oliveira, aos estudantes do IF Sertão, fiscais sanitários do município, ao presidente da Associação de Feirantes da Areia Branca, José Roberto do Nascimento, e para as equipes da Assessoria do Gabinete e da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo do projeto é orientar os feirantes sobre a manipulação do pescado, a fim de melhorar a qualidade dos produtos que são comercializados nas feiras livres de Petrolina. “Os frutos dessa ação refletirão tanto na otimização dos lucros dos feirantes, como na promoção da saúde pública”, explicou o coordenador da VISA, Jarbas Costa Oliveira. A primeira etapa do projeto será iniciada neste final de semana com a visita dos estudantes IF Sertão e dos fiscais sanitários às feiras livres dos bairros Areia Branca, Ouro Preto, Cohab Massangano e João de Deus. “Neste primeiro momento, aplicaremos questionários de sondagem com os feirantes e consumidores para traçar um perfil do comércio e da estrutura física na qual ele é realizado. Por se tratar de uma ação educativa, não haverá nenhum tipo de apreensão nos locais visitados”, completou.

Além de avaliar a feira, durante a pesquisa, os estudantes irão acompanhar toda a cadeia de produção do peixe, desde o seu primeiro contato com o pescador até a sua comercialização final. “Entendemos que a responsabilidade pela higiene do produto não é exclusiva do feirante, pois a banca da feira é o ponto final da cadeia produtiva”, ressaltou o professor Andrea Lafisca. Na última fase do projeto, os peixeiros serão capacitados em um curso sobre o modo correto e higiênico de manipulação dos produtos e contarão com a consultoria dos estudantes para executar as obras de melhoria higiênica das suas bancas.

Como outros projetos que vêm sendo executados pela VISA, o “Pescado do Vale” apresenta o outro lado desse órgão municipal, que é o de educar. “A VISA atua no sentido abrangente da vigilância, orientando os comerciantes e dando as condições para a adequação dos seus estabelecimentos. Muitas pessoas ainda erram por falta de conhecimento e precisamos combater isso, oferecendo informação”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, lembrando ainda a importância das parcerias e do contato com a comunidade para melhorar a qualidade da saúde pública no município.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *