Chico Pedrosa lança livro em Petrolina nesta sexta-feira (10)

Raízes do Chão Caboclo – Retalhos da minha vida é o título do quinto livro do poeta popular e declamador Chico Pedrosa que será lançado a partir das 20h desta sexta-feira (10), no Solar da Praça, em frente a 21 de Setembro, bem no centro de Petrolina-PE.

Durante o lançamento da obra, que tem comentário de Jessier Quirino, prefácio de Joselito Nunes e apresentação de Maciel Melo, o público será recepcionado com música ao vivo, recital e causos apresentados por Chico Pedrosa no auge dos seus 75 anos, além da participação de vários poetas amigos vindos de várias cidades da região.

Chico Pedrosa nasceu Francisco Pedrosa Galvão em 1936, no município paraibano de Guarabira. Radicado no Recife desde 2005, lançou-se na poesia aos 18 anos, com um cordel autobiográfico, narrando as desventuras do nordestino no Centro-Oeste.

Chico é referência na arte da recitação, podendo-se dizer que é um dos que “fizeram escola”. Transita pelo Nordeste apresentando-se em shows, encontros literários e festivais de violeiros. Poeta de manifestações múltiplas, contador de causos, o humor perpassa toda a poesia deste mestre. Apontado pela crítica como um dos dez maiores poetas populares do Brasil, no meio de uma constelação poética, que inclui Patativa do Assaré, Zé da Luz, Catulo da Paixão Cearense, Zé Praxedes e Zé Laurentino,

Nas palavras do poeta Ésio Rafael, a poesia de Chico Pedrosa “não é apenas descritiva, ela encarna o sentimento e a fisionomia de um povo que luta, sofre, ri, chora, e sobrevive com dignidade e bravura, apesar das condições adversas, recheadas de contradições estruturais da política econômica e social da região”.e O autor já lançou os livros: Pilão de Pedra, 1988; Pilão de pedra II, 1996; Raízes da terra, 2004; O galo e a raposa, 2004; Antologia poética – Sertão Caboclo, 2004, além dos CDs: Poesia Popular Nordestina, 1990; Meu Sertão, 1999; Sertão Caboclo, 2001; Paisagem Sertaneja, 2003; No meu Sertão é assim, 2005; Raízes do chão caboclo, 2007.Chico Pedrosa gravou também um DVD no Teatro Santa Izabel, no Recife, com participações de Jessier Quirino, Amazan e Zé Laurentino.

(Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *