Casa de Apoio do TFD em Recife passa por reforma

A Casa de Apoio que dá suporte aos pacientes de Petrolina em Tratamento Fora Domiciliar (TFD), na cidade de Recife, recebeu um excelente presente de ano novo. O espaço foi reformado no intuito de oferecer aos usuários as condições necessárias para o seu tratamento e recuperação no período em que permanecem sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS).

Novas portas foram instaladas nos banheiros, ventiladores com pequenos defeitos foram consertados, paredes e caixa d´água passaram por manutenção e uma limpeza foi realizada nos arredores da casa, a fim de proporcionar aos pacientes um ambiente mais saudável não apenas na parte interna, mas também no exterior do imóvel. “Estamos trabalhando para ampliar os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde em todos os seus níveis. Enquanto encaminhamos o processo licitatório para a abertura de uma nova Casa de Apoio em Recife, buscamos melhorar a estrutura física da casa que utilizamos atualmente, pensando sempre no bem estar dos nossos usuários”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

O Tratamento Fora Domiciliar é um direito de todo cidadão residente no município e garante o acesso ao atendimento médico gratuito em Recife quando Petrolina não possui ofertas para estes serviços, como é o caso de tratamentos oncológicos ou procedimentos de alta complexidade. Uma equipe composta por médicos autorizadores, assistente social, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais atende a demanda encaminhada pela rede de Atenção Especializada, pelos serviços de referência do município, e pela rede hospitalar pública. Esses usuários são conduzidos para o tratamento no TFD, quando há possibilidade de cura total ou parcial em Recife por um período limitado ao seu tratamento.

A coordenação do TFD define o meio de transporte que será utilizado para o deslocamento do paciente, de acordo com as características de cada caso. A Prefeitura Municipal oferece ônibus em média 5 dias na semana, ambulâncias para pacientes acamados que necessitam de atenção especial e avião nos casos selecionados por junta médica. Em 2011, mais de 5 mil pacientes já foram atendidos pelo serviço.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *